mudanças climáticas

Mudanças climáticas: o que vestir para evitar resfriados?

As mudanças climáticas voltaram a ser o assunto do momento. Frequentemente, nos deparamos com os enormes incêndios florestais que surgem ao redor do mundo e devastam a natureza e, além desses fatos, também estamos vivenciando um momento recorde na queda de temperatura de inúmeros locais que nunca registraram um frio tão intenso.

Todas essas alterações faz com que nosso estilo de vida tenha que ser radicalmente adaptado. Além dos esforços ambientais para reduzir o impacto no nosso ecossistema, é fundamental se proteger do frio para evitar doenças respiratórias.

Para conseguir atingir esses objetivos, é essencial seguir as boas práticas de sustentabilidade no cotidiano e se agasalhar da maneira correta para evitar resfriados e outros problemas de saúde.

Neste post, falaremos mais sobre as melhores vestimentas que ajudam a evitar seu adoecimento nessa época tão turbulenta. Gostou da ideia? Continue sua leitura!

Entenda a importância de permanecer aquecido

Sabemos que o período mais frio e seco do ano é aquele em que as doenças respiratórias mais se proliferam. O vírus da gripe, em especial, é um dos agentes nocivos que mais se beneficiam desse tempo.

A principal razão para a explicação da “temporada de gripe” é justamente esse ambiente de menor temperatura e menor umidade, dois fatores que garantem uma sobrevida maior dos vírus que causam o resfriado.

Entre eles, podemos citar o Influenza, o H1N1 e uma série de outros que, apesar de menos conhecidos, causam praticamente os mesmos sintomas que vulgarmente apelidamos de resfriado.

Permanecer aquecido e devidamente protegido não evita por completo esse contágio, mas, certamente, auxilia o organismo a manter o sistema imunológico estável para conseguir lidar tanto com as mudanças ambientais quanto com essas infecções do trato respiratório.

Veja quais roupas utilizar

As roupas para se agasalhar dependem quase que exclusivamente de dois fatores: a temperatura do ambiente e as condições climáticas do local. Eles podem parecer a mesma coisa, mas definitivamente não são.

A temperatura diz respeito à sensação térmica e as condições climáticas nos informam se o tempo está ensolarado, chuvoso, com neve ou com qualquer outra intempérie que possa afetar nossa qualidade de vida de maneira imediata.

Por isso, é preciso seguir essas duas orientações no momento de se agasalhar. De modo geral, seu agasalho deve ser capaz de gerar um isolamento térmico suficiente para manter sua temperatura corporal.

Em ambientes com neve, é fundamental contar com tecnologia que garante proteção térmica e impermeabilidade. Nos dias de chuva, o mais importante é conseguir permanecer seco, uma vez que a umidade nos dias mais frios do inverno pode ser um fator chave para diminuição momentânea da imunidade, que consequentemente favorece o terreno para o resfriado.

Por isso, escolha de acordo com sua realidade. Como orientação geral, foque em roupas com tecido sintético. Elas devem ser leves, manter seus movimentos e, acima de tudo, ser capazes de impedir que sua temperatura corporal caia muito.

Vista acessórios para aumentar a proteção

Além dos agasalhos tradicionais, como jaquetas ou coletes, é fundamental entender que os acessórios também podem ter grande importância, especialmente em locais mais frios e com presença de neve.

Luvas e gorros são essenciais para essas regiões que desafiam nosso corpo. Lembre-se de que as extremidades são sempre as áreas que sofrem primeiro com a queda brusca de temperatura. Quando ela está próxima ou abaixo de zero, começamos a perder o movimento dos dedos e quase sempre relatamos inúmeros desconfortos que podem ser evitados com essas roupas.

Por isso, não deixe de investir nesses materiais. Sempre faça uma análise clara das suas necessidades e tenha em mente que quanto mais avançada for sua idade, maior será a necessidade dessas peças de roupa. Lembrando que crianças também podem se beneficiar enormemente dessas vestimentas.

Avalie cada peça de roupa

Não se esqueça de avaliar as peças de roupa antes de comprar. A qualidade do material, por exemplo, diz muito sobre o conforto ou até mesmo sobre a durabilidade da vestimenta e, por isso, é preciso ficar atento.

Muitas pessoas no passado acreditavam que os tecidos de origem animal eram os melhores. O maior destaque sempre foi para a lã, que mantinha o corpo devidamente aquecido.

A princípio, não há nada de errado com esse material, porém, deve ser do seu conhecimento que hoje temos inúmeros tecidos sintéticos que foram projetados com a função específica de aquecer e proteger das intempéries.

Esses novos tecidos são mais leves, mais resistentes e garantem outras vantagens, como impermeabilidade e maior proteção térmica. Atualmente, esses materiais estão presentes em jaquetas, coletes, gorros, luvas e são uma verdadeira vantagem para aqueles que buscam funcionalidade.

Para aqueles que continuam praticando esporte mesmo no frio, essas roupas são ainda mais importantes. Aqui na Columbia, todos os nossos produtos apresentam tecnologia têxtil que não só protege do ambiente, mas transforma por completo seu conforto e a maneira como você se veste.

Use calçado apropriado para o frio

Lembre-se de que além de todas as vestimentas que mencionamos até aqui, é fundamental ter calçados apropriados. Note que eles também têm a importante função de proteger seus pés do frio e podem ser uma peça fundamental no seu conforto.

Os tradicionais tênis para corrida de rua (ou de moda) dificilmente são capazes de garantir proteção contra neve, chuva e demais problemas ambientais que podem surgir no cotidiano da sua prática esportiva.

Nesses casos, vale a pena fazer uma análise de uma bota ou tênis impermeável. Eles garantirão toda a proteção para que você enfrente seu dia a dia sem nenhum problema e, além disso, terão papel fundamental na manutenção da temperatura do seu corpo. Cada uma dessas vestimentas pode ajudar você a passar pelas mudanças climáticas com total conforto e segurança.

Gostou do post? Visite nossa loja virtual e conheça nossa linha de produtos. Temos inúmeras opções para todos os tipos de climas, dos mais amenos aos mais desafiadores. Faça uma visita!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!