Se você busca o que fazer no Jalapão, chegou ao post correto. Aqui, falaremos alguns dos destinos e atividades mais impressionantes da região. Localizado no Tocantins, o Jalapão é considerado como uma unidade de conservação de maior destaque do norte do país.
Anualmente, milhares de turistas aproveitam as belas paisagens e a grande variedade de atividades para se conectar com a natureza e desfrutar de uma experiência única em território nacional.
Abaixo, falaremos sobre 3 dicas imperdíveis para quem deseja aproveitar esse destino que é um verdadeiro paraíso brasileiro. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!
1.Fazer a trilha da Serra do Espírito Santo
A trilha da Serra do Espírito Santo é a atividade perfeita para os amantes do trekking. Ao todo, a caminhada tem cerca de 10 quilômetros (contando ida e volta), com vários pontos íngremes e bem desafiadores.
A particularidade desse percurso é que normalmente ele é feito bem cedo, pela manhã. Muitos amantes de aventura na natureza acordam as 4 da manhã e começam a caminhar ainda no escuro, tudo isso para poder ter o privilégio de assistir o amanhecer do sol no topo da serra. O visual é incrível e muitas pessoas relatam a experiência como transformadora.
Para que sua caminhada seja segura, não esqueça de utilizar calçado apropriado e roupas esportivas com proteção UV. Mesmo cedo pela manhã, os raios ultravioletas podem ser nocivos para pele.
2.Conhecer as dunas do Parque Estadual do Jalapão
As dunas do Parque Estadual do Jalapão são outro destaque e o cartão postal da região. Todavia, para conseguir chegar no destino é preciso percorrer um bom trecho de carro em uma das piores estradas da área. O recomendável é que o veículo tenha tração nas 4 rodas para poder conseguir ultrapassar os inúmeros desafios que surgem ao longo do percurso.
Existem agências que facilitam esse translado e não é possível visitar as dunas sem um guia. Entretanto, a experiência também é muito gratificante e inesquecível para aqueles que gostam da natureza e de todas as paisagens que o planeta pode nos proporcionar.
3.Flutuar em um dos fervedouros da região
Entre os turistas que vão até o Jalapão, os fervedouros costumam ser o destino em comum. Apesar do nome intimidador, os fervedouros são nascentes de águas cristalinas que formam piscinas naturais. O visual é belíssimo e a particularidade dessas áreas é que é muito fácil nadar e permanecer flutuando
Isso acontece graças a pressão do fluxo de água dessas nascentes. Esses passeios são seguros e ideias para todas as idades. Com as devidas precauções, até mesmo aqueles que não sabem nadar podem aproveitar a visita.
Agora que você já sabe o que fazer no Jalapão, não perca tempo e aproveite cada momento da sua viagem. Não se esqueça que além desses destinos, é possível praticar rafting, visitar cachoeiras (destaque para cachoeira velha) e fazer escalada em alguns pontos específicos. Conte com guias profissionais e não deixe de vivenciar grandes aventuras nesse paraíso nacional.
Gostou do post? Leia nossa outra postagem sobre como escolher um tênis para trilha e aproveite ainda mais suas aventuras ao ar livre com equipamentos apropriados para sua atividade!