melhores cachoeiras do brasil

Conheça as 9 melhores cachoeiras do Brasil

As melhores cachoeiras do Brasil estão espalhadas por todo o território nacional. Todas são alvo de visita por milhares de turistas anualmente, inclusive, parte desses viajantes são estrangeiros, que sempre relatam a beleza incomparável das paisagens brasileiras.

Para quem gosta de praticar o turismo de aventura, as terras tupiniquins são provavelmente uma das melhores do planeta para desbravar e ficar boquiaberto com a fauna e a flora, que, além de riquíssimas, são consideradas um patrimônio da vida selvagem.

Abaixo, falamos sobre as 9 cachoeiras mais impressionantes do Brasil, sem deixar de mencionar parte de suas particularidades. Pronto para saber mais a respeito? Continue a leitura até o final!

1. Cataratas do Iguaçu (Paraná)

As Cataratas do Iguaçu são, sem dúvida, um dos conjuntos de cachoeiras mais bonito do planeta. Tanto é verdade que entraram para a lista das 7 maravilhas naturais do mundo, tamanha sua beleza. Uma particularidade é que, além de pegarem parte da região Sul do país, também se estendem para o território argentino, que é outra forma de conseguir fazer a visitação e a exploração do parque natural.

Ao todo, são mais de 2 mil quilômetros de extensão. Todo esse espaço comporta mais de 250 quedas d’água com altura variável — algumas ultrapassam os 70 metros de altura, o que cria um verdadeiro espetáculo para os visitantes.

2. Véu da Noiva (Mato Grosso)

A Cachoeira Véu da Noiva é tida como uma das mais bonitas do país. As quedas d’água são impressionantes, assim como toda a beleza natural que circunda o local. Localizada no Mato Grosso, essa formação natural se tornou um verdadeiro cartão-postal do estado. Para chegar até a cachoeira é preciso atravessar uma pequena trilha repleta de vida.

É recomendável que o visitante vista uma roupa com proteção UV e secagem rápida para conseguir ter conforto e tranquilidade durante a caminhada até a cachoeira.

3. Boca da Onça (Mato Grosso do Sul)

A Cachoeira Boca da Onça é uma das mais deslumbrantes do estado do Mato Grosso do Sul. Localizada em Bonito, uma cidade amplamente reconhecida pelas belezas naturais e atrações ao ar livre, a queda d’água se destaca pela sua altura (cerca de 150 metros) e formação rochosa particular, que inclusive é o que forneceu o nome ao ponto turístico.

4. Salto Yucumã (Rio Grande do Sul)

As cachoeiras do Salto Yucumã são algumas das mais belas de toda a América Latina. Sendo mais uma atração que atravessa a divisa com nossos “hermanos”, na Argentina, não podemos deixar de mencionar seu visual incomparável, com mais de 2 quilômetros de extensão. A altura das cachoeiras chega a 15 metros de altura. O acesso é relativamente fácil e acontece com uma trilha com pouco mais de 10 minutos.

5. Cachoeira do Tabuleiro (Minas Gerais)

A Cachoeira do Tabuleiro, localizada em Minas Gerais, é uma das mais altas do país, com cerca de 273 metros de altura. A queda d’água causa um verdadeiro show ao ar livre para os turistas que amam natureza. Embaixo da queda se forma um lago próprio para banho. O paredão que forma a catarata impressiona e tudo isso faz com que essa seja uma excelente aventura para quem ama trilha e atividades outdoor.

6. Cascata do Caracol (Rio Grande do Sul)

A Cascata do Caracol é conhecida como uma das mais populares do Brasil, ficando atrás das Cataratas do Iguaçu em 2009, de acordo com a mídia especializada. Localizada no Parque Estadual do Caracol, essa maravilhosa formação natural conta com mais de 100 metros de altura. Cercada por uma vegetação riquíssima, a beleza impressiona e realmente causa espanto. Para chegar até o local, é preciso descer cerca de 900 degraus. Apesar do trajeto razoavelmente conturbado, visualizar a catarata compensa cada minuto de esforço.

7. Cachoeira da Fumaça (Bahia)

A Cachoeira da Fumaça, localizada na Chapada Diamantina (Bahia), pode ser tranquilamente considerada uma das paisagens mais bonitas do país e até mesmo do mundo. Seu nome vem de um bonito fenômeno causado pela queda d’água, onde as pequenas gotículas criam uma sensação de estarmos observando uma cortina de fumaça.

Seu acesso talvez seja o mais complicado da lista. Ao todo, existem três caminhos que devem ser realizados por trilha. Dois deles contam com 6 quilômetros de extensão, enquanto o outro pode levar até três dias de caminhada — um verdadeiro trekking que exige condicionamento físico, equipamentos e um guia especializado.

Contudo, os esforços são recompensados por uma vista única e repleta de particularidades que só a região Norte do país pode oferecer.

8. Cachoeira Salto São Francisco (Paraná)

A Cachoeira Salto São Francisco é uma das mais altas do território nacional, com mais de 190 metros de altura. Localizada na cidade de Prudentópolis, reconhecida pelas enormes cachoeiras, seu acesso é razoavelmente simples, contando com duas trilhas leves e uma que leva cerca de 5 horas de duração, incluindo subidas íngremes e descidas que exigem muita atenção.

Esse hiking impressiona quem tem o desejo de desbravar e vivenciar a natureza de uma perspectiva única.

9. Cachoeira Santo Izidro (São Paulo)

Por fim, temos a Cachoeira Santo Izidro, localizada em São Paulo. Essa é uma das quedas d’água mais bonitas do país, sendo uma charmosa opção para quem mora na região Sudeste do país e deseja entrar em contato com o meio ambiente sem ter que enfrentar uma longa viagem.

Sua queda com 50 metros impressiona, especialmente com sua vegetação que é característica da região. Na base, há uma piscina natural com fundo de areia, própria para banho e lazer. A cachoeira está dentro do Parque Nacional da Serra Bocaina e seu acesso acontece por uma trilha de um quilômetro e meio.

Com relação ao equipamento necessário, recomenda-se um calçado leve e versátil para a curta caminhada. O aventureiro pode optar por uma sandália ou por uma tênis apropriado, que costuma ser mais leve e eficaz para esse tipo de terreno.

Como você pode observar, não é preciso sair do país para encontrar algumas das paisagens mais belas do mundo. Dentro do nosso território temos praticamente opções infinitas para explorar o nosso ecossistema, que é reconhecidamente um dos mais ricos do planeta — e a nossa lista com as melhores cachoeiras do Brasil prova isso muito bem.

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e faça com que cada vez mais pessoas reconheçam nossas belezas naturais! Ajude a estimular o ecoturismo nacional!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!