Roupa segunda pele: conheça os 6 principais benefícios do seu uso!

Jaquetas de Chuva Columbia Sportswear

Quem gosta de praticar esportes outdoor costuma enfrentar algumas situações de baixas temperaturas, ou até mesmo encarar a neve. Com isso, é comum que surjam dúvidas de como se vestir adequadamente para não sentir frio. A solução é usar camadas, principalmente segunda pele.

Neste artigo, vamos explicar o que é, como ela funciona e os benefícios de usar uma segunda pele. Vamos iniciar a leitura?

Entenda o que são as roupas segunda pele

A segunda pele ou baselayer — como pode ser chamada — é uma roupa usada diretamente sobre o corpo. Ela leva esse nome por ser mais fina e colada, dando a impressão de realmente ser uma pele. Dentro do sistema de camadas, ela é a primeira delas.

Aparentemente não é uma roupa que parece esquentar. Seu tecido é tecnológico para ajudar a manter o calor do corpo e deixar uma sensação térmica mais agradável, mesmo em baixas temperaturas.

Outra característica importante é que ela é respirável. Isso significa que a umidade do suor é dispersada, mantendo a roupa seca e, consequentemente, o conforto térmico.

Esse tipo de roupa parece não se encaixar no dia a dia da maior parte dos brasileiros devido ao clima do país. No entanto, em algumas regiões, ela pode ser mais usada, como no Sul e nas regiões de serra.

Com o aumento da prática de esportes outdoor, como o trekking, o uso da segunda pele tornou-se mais comum. Os praticantes de esporte de aventura costumam enfrentar temperaturas mais baixas, em alguns casos até mesmo a neve. Por isso, ela se torna um item de roupa obrigatório.

Um fato interessante é que normalmente as pessoas associam a segunda pele apenas com blusas de manga longa. Mas existem calças, bermudas, luvas e outros modelos de blusa.

Ao escolher a sua roupa, analise o tecido e a qualidade do material. Confira qual a tecnologia utilizada e as características do tecido. Esses pontos influenciam diretamente os benefícios da segunda pele.

Conheça seus benefícios

Agora que você já sabe o que é a roupa segunda pele e como ela funciona, vamos conferir quais são os benefícios do seu uso.

1. Diminuir a sensação de frio

Um dos principais benefícios que essas roupas trazem é o conforto térmico. Elas são feitas para manter o calor do corpo e, com isso, minimizar a sensação de frio. Por isso, são tão necessárias em locais frios.

Para isso, a segunda pele é feita com tecidos tecnológicos que ajudam a manter o calor do corpo e, ao mesmo tempo, deixam o suor evaporar. A umidade pode deixar o corpo mais frio, por isso é importante que a roupa não fique úmida.

2. Minimiza a incidência de resfriados

Por manter a temperatura corporal estável, o uso de roupas segunda pele ajuda a minimizar a incidência de resfriados. Uma das principais causas dos resfriados é justamente a mudança de temperatura. Em locais frios, essa mudança pode ocorrer de maneira brusca, devido ao entra e sai de locais fechados.

A segunda pele mantém a temperatura do corpo estável, evitando as mudanças de temperatura e o estresse que isso produz no corpo.

Além disso, o fato dela ser respirável e fazer a troca de umidade com o ambiente é mais um fator de proteção contra resfriados. Estar em um ambiente frio, muitas vezes com vento e uma roupa úmida, é a equação perfeita para um resfriado.

3. Protege de temperaturas extremas

Como a função da segunda pele é manter o calor do corpo, ela é um item obrigatório para fugir de temperaturas extremamente frias. Ela é a primeira camada de roupa a ser colocada. Por cima, deve vir a camada de aquecimento. E, por último, uma camada impermeável.

Em situações abaixo de zero, sem a primeira camada é quase impossível manter a temperatura corporal. É claro que ela sozinha não consegue manter o corpo aquecido, mas ela complementa a segunda camada.

4. Pode ser usada em diversas ocasiões

Ela pode ser usada tanto na prática de esportes como em situações sociais. Por ser uma roupa fina e bem ajustada ao corpo, é possível utilizar embaixo de uma calça jeans ou camisa sem que ninguém perceba. Assim, você pode se manter aquecido em qualquer situação.

Além disso, em locais onde o inverno é moderado e as temperaturas não ficam muito baixas, a segunda pele sozinha já pode servir como uma proteção ao frio. O inverno na maior parte do território brasileiro se encaixa nesse ponto.

Outro ponto interessante de usar a segunda pele é que, ao entrar em locais fechados, você pode retirar as camadas de cima e manter o corpo aquecido.

5. Não prejudica os movimentos

Pode parecer que ao usar mais de uma camada de roupa fica mais difícil se movimentar, como se estivesse enfaixado. Principalmente quando falamos de prática de esportes.

O que acontece, na verdade, é que por ser bem ajustada ao corpo, a roupa segunda pele não prejudica a movimentação do corpo. Ela é feita com tecidos bem flexíveis para que a pessoa tenha a sensação de não estar usando nada, apenas a própria pele.

6. Evita o uso exagerado de outras peças

Você já deve ter visto em algum filme ou desenho um personagem que veste várias roupas, uma por cima da outra e acaba parece um boneco inflável. Quando precisamos enfrentar o frio, podemos acabar desse jeito sem as roupas adequadas.

A segunda pele é uma forma inteligente de se vestir para o frio e evitar o uso desnecessário de outras roupas. Ela fica bem rente ao corpo, então não provoca volume extra. Por cima dela, não são necessárias muitas camadas, apenas uma ou duas já garantem seu conforto térmico.

Como podemos ver, a roupa segunda pele é um item indispensável para quem faz esportes de aventura e para os amantes do frio e viagens outdoor. Seu uso traz diversos benefícios, sendo uma peça versátil que pode ser usada tanto na prática de esportes como em ocasiões sociais.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais. Assim você pode dividir esse conhecimento sobre as roupas segunda pele com seus amigos!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!