aventura no pantanal

Descubra os melhores lugares para viver uma aventura no Pantanal

Você sabia que existe uma área no Brasil na qual na qual é possível atender turistas que desejam ver belezas naturais e praticar esportes de aventura? Pois saiba que o Pantanal é o local ideal para isso!

Os 180 mil quilômetros quadrados da região oferecem belas paisagens, animais exóticos e muitas atrações dia e noite. Confira a seguir informações importantes para quem deseja viver uma aventura no Pantanal!

Como chegar ao Pantanal?

A região se divide entre dois estados, a saber: o Pantanal Norte, com as cidades de Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço no Mato Grosso; e as cidades de Miranda, Aquidauana e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, que formam o Pantanal Sul. Todo o bioma do Pantanal foi considerado Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO.

Parte das capitais brasileiras, assim como algumas outras cidades, têm voos direto para Cuiabá, no Mato Grosso, que é a cidade grande mais próxima do Pantanal. De lá, é preciso viajar por terra até Poconé, pela MT-060. Outra opção de acesso aéreo é pela cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

Quais são as principais atividades de aventura do Pantanal?

Quer viver uma aventura no Pantanal? Listamos as principais atividades que não podem ficar de fora de seu roteiro. Acompanhe nossa lista de indicações e embarque nessa viagem!

Safari noturno

Abrigando animais de grande porte como as onças pintadas e os jacarés, o Pantanal é o local ideal para realizar um safari de observação. Esse pode ser realizado durante o dia, mas como muitos animais têm hábitos noturnos, o safari à noite é um passeio indicado para quem deseja observá-los em seu ambiente.

O passeio é feito de carro ou barco, com a duração de cerca de 2 horas. Por ser feito no meio da natureza, recomendamos usar roupas adequadas ao ambiente. Mesmo sendo uma região quente, proteja-se das temperaturas mais frias da noite com jaquetas adequadas ao clima.

Passeio de barco

Os barcos são o principal meio de transporte do Pantanal e uma atração turística à parte. Os turistas podem optar por passeios pela manhã ou à tarde, quando podem ser brindados com um belo pôr do sol. A viagem tem uma duração que varia de 1h30 a 2 horas. Fique de olhos bem abertos durante o trajeto para observar animais também.

Quem visita o Pantanal no período das cheias (dezembro a março) ainda tem a oportunidade de fazer um passeio de canoa, que coloca o turista mais próximo das margens dos rios, para melhor observar a fauna e flora locais.

Trilhas para quem busca uma aventura no Pantanal

Trilha rima com ecoturismo! Se você quer sentir a biodiversidade do Pantanal, uma indicação é fazer trilhas pelos campos e experimentar a adrenalina de estar lado a lado com aves belíssimas e animais selvagens. Procure hotéis que ofereçam o passeio de forma segura, com a presença de um guia treinado e que conheça a região.

Não esqueça de usar calçados adequados para trilhas. Nada de usar seu tênis de academia: em trilhas, para evitar torções e mordidas de insetos, é mais indicado utilizar botas impermeáveis.

Travessias e cavalgadas pelos campos pantaneiros

Com suas belas paisagens e diversidade de vida animal, o Pantanal é visto como um dos lugares mais bonitos para realizar travessias, que têm uma duração média de sete dias. Ao longo do caminho, é possível observar pontos mais afastados da região turística, mas isso requer do viajante mais condicionamento físico para aguentar longas horas sobre o cavalo.

Para uma melhor proteção do sol, recomendamos o uso de roupas que absorvem melhor o calor e protegem dos raios UVA e UVB.

Além das travessias, a cavalgada também é oferecida em algumas fazendas, com duração de aproximadamente 2 horas. É um dos passeios preferidos dos turistas, pois permite chegar a lugares de difícil acesso. Passear por trilhas, matas fechadas e regiões alagadas é uma das mais autênticas experiências pantaneiras.

Passeio de bicicleta

Outra boa forma de se locomover no Pantanal é de bicicleta, mas não se esqueça de contratar um guia local, que conhece os caminhos da região e pode indicar qual o melhor percurso para sua aventura.

Ainda, uma preocupação importante deve ser com o uso da roupa adequada para descobrir as belezas do Pantanal. Pelo esforço físico feito ao pedalar, é recomendável utilizar roupas leves, que absorvam o suor e protejam dos raios solares.

Pesca esportiva

A pesca esportiva no Pantanal é um grande atrativo para os turistas que praticam esse esporte. Com imensas lagoas em dois terços de seu território, o Pantanal apresenta uma grande variedade de peixes de água doce, como as piranhas.

Mesmo para aqueles que já estão acostumados a exercitar sua paciência, técnica e valentia a bordo de um barco, sempre haverá uma nova emoção a ser experimentada — um novo local, um rio diferente ou um peixe nunca antes pescado, nas águas pantaneiras.

Observação da natureza

Quem visita o Pantanal de julho a setembro pode observar mais um espetáculo da natureza: a floração dos ipês. Essa árvore, tão típica da região que foi eleita símbolo do Pantanal, colora os campos em amarelo, rosa, branco e roxo, rendendo belas fotografias. Para acompanhar com conforto o belo visual, sugerimos a utilização de bonés por estar o tempo todo com exposição ao sol.

Qual é a melhor época para visitar o Pantanal?

A melhor época para visitar o Pantanal é o período de seca, entre os meses de maio e setembro. Nesse intervalo, os animais pantaneiros são mais facilmente avistados, pois estão em busca de alimentos e em período de acasalamento, mostrando suas plumagens mais bonitas (no caso das aves) ou andando com suas companheiras.

O período das cheias, de dezembro a março, é bonito por conta do grande volume de água que aparece na maior planície aluvial do mundo. Os percursos por terra ficam mais difíceis, mas podem ser substituídos por percursos com barcos.

Agora você conhece algumas dicas de aventura no Pantanal. A região é repleta de belezas e tem uma fauna e flora muito especiais. Lembramos que é fundamental você contar com roupa e equipamentos adequados, além da orientação de um guia qualificado, priorizando sua segurança e a de sua família.

Você deseja mais dicas de destinos para admirar a natureza? Confira 5 parques nacionais!

Powered by Rock Convert

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!