Conheça 5 parques nacionais para curtir a natureza

O Brasil é um país de rara beleza, conhecido por sua natureza exuberante e povo acolhedor. Os parques nacionais são uma atração à parte e cada vez mais despertam o desejo de exploração dos aventureiros em busca de boas histórias para contar.

Se você curte fugir da cidade e recarregar as energias em contato com a natureza, não pode deixar de conhecer os 5 parques nacionais espetaculares que apresentamos neste post, assim como suas características e particularidades.

Você vai gostar de saber que existem roteiros paradisíacos em diferentes regiões do país à espera de pessoas como você, que não perdem a oportunidade de colocar a mochila nas costas.

O que os parques nacionais oferecem como atrativo?

Criados para preservar o ecossistema brasileiro — Amazônia, Mata de Araucárias, Caatinga, Mata Atlântica, Mata dos Cocais, Cerrado, Pantanal, Mangue e Pampas — e evitar que certas áreas sofram com as intervenções humanas, os parques nacionais oferecem atrativos para todos os gostos.

Em cada região você encontra uma vegetação diferenciada, além de uma flora e fauna de diversidade incrível. Há uma infinidade de trilhas com acesso a paisagens deslumbrantes, que sempre terminam em belas cachoeiras, rios, cânions e grutas.

Quais os principais Parques Nacionais do país?

1. Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

No início do século XX essa era uma área que pertencia ao Visconde de Mauá e, depois de ser adquirida pela Fazenda Federal, foi inaugurada por Getúlio Vargas em 1937 como o primeiro parque nacional do Brasil.

Dentro do parque estão o Pico das Agulhas Negras, um dos mais procurados por montanhistas; e o Maciço das Prateleiras, formado por imensos blocos rochosos próximos uns dos outros, mais parecendo latas empilhadas em uma prateleira.

2. Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)

Esse parque detém o carinho e o respeito de todo brasileiro, pois protege a nascente do Rio São Francisco, responsável por abastecer 5 importantes Estados brasileiros — Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. É possível realizar longas caminhas em contato com a vegetação e a fauna local.

As cachoeiras de Casca D’Anta e Fundão são perfeitas obras da natureza e oferecem belíssimas imagens de águas abundantes e cristalinas. A fauna fica por conta dos lobos-guarás, tamanduás-bandeira e tatus canastras, que fazem a região ficar ainda mais interessante.

3. Chapada Diamantina (BA)

Esse é um destino obrigatório para os aventureiros! A Chapada Diamantina concentra algumas das principais atrações de referência para o ecoturismo no Brasil. Desde a cachoeira da Fumaça e seus suntuosos 380 metros de altura até o Poço Azul, com água de cor intensa entre as rochas de uma caverna.

São dezenas de trilhas, grutas e cachoeiras a sua disposição. Portanto, vá preparado para andar muito e contemplar diferentes aventuras ao longo da sua estadia. Dê uma atenção especial aos pés e leve calçado adequado para longas caminhadas.

4. Chapada dos Veadeiros (GO)

Localizado em Goiás, entre as cidades de São Jorge e Alto Paraíso de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é declarada Patrimônio Natural Mundial pela Unesco. Com suas formações rochosas de mais de um bilhão de anos, a região conta com diversas nascentes, cachoeiras e trilhas — entre elas: trilha dos Saltos, trilha dos Cânions, trilha da Seriema e trilha das Sete Quedas.

Não deixe de conhecer o magnífico Vale da Lua, um dos lugares mais visitados da Chapada, onde há formações naturais esculpidas pela água nas rochas ao longo dos anos e que se assemelham às crateras lunares.

5. Chapada das Mesas (MA)

Esse é um dos roteiros ainda pouco explorados e que está sendo descoberto aos poucos pelos turistas de aventura no Brasil. Localizada ao sul do Maranhão, a região possui formações rochosas em formato de mesa — por isso o nome tão peculiar — que compõem o cenário da região há mais de 60 milhões de anos.

Lá você encontra mais de 80 cachoeiras catalogadas, além de balneários, rios e lagos que permitem banhos revigorantes e cheios de boas energias. A região é também chamada de Paraíso das Águas, justamente por contar com mais de 400 nascentes.

Já está cheio de vontade de arrumar a mochila não é mesmo? Não dá para ser diferente com tantas opções para desbravar Brasil afora. Aproveite nossas dicas e boa viagem!

Continue a visita em nosso blog e descubra agora mesmo quais são os acessórios de viagem que não podem faltar no kit de todo mochileiro.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!