Confira quais são as principais cachoeiras na Chapada Diamantina

Que o Brasil tem locais de belezas naturais incríveis todo mundo já sabe! Porém, as cachoeiras na Chapada Diamantina, com certeza, têm um lugar especial nesta lista das maravilhas brasileiras.

Tanto é que esse ponto turístico recebe em média 6 milhões de pessoas no verão, de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia. A alta temporada tem um aumento de 15%.

Ficou interessado em fazer essa viagem e curtir o que de melhor tem a natureza no Brasil? Então, siga no post que vamos mostrar as principais cachoeiras da Chapada.

Onde fica a Chapada Diamantina?

Antes de falar das cachoeiras, nada mais certo do que explicar onde fica e o que é a Chapada Diamantina. Na verdade, o Parque Nacional da Chapada Diamantina! Ele fica cravado no coração da Bahia, em uma região com serras e os rios Jacuípe, Paraguaçu e das Contas.

As cachoeiras na Chapada Diamantina são um capítulo à parte, mas também tem outras atrações. Aliás, o ponto turístico é ideal para quem busca tranquilidade, mas também boas aventuras. A chapada tem imensos paredões, cânions, grutas, cavernas, rios e, claro, cachoeiras. Falando nelas, confira as principais:

Cachoeira do Mosquito

Ela é uma boa opção por ser de fácil acesso e ter uma beleza ímpar. A Cachoeira do Mosquito tem uma lagoa onde é possível nadar e relaxar, além de curtir a queda de 60 metros de altura. A trilha para chegar até ela é rápida, cerca de meia hora. Mesmo assim, é importante estar bem calçado, com um tênis anfíbio.

Cachoeira da Fumacinha

A queda de 100 metros de altura faz dessa cachoeira uma das mais bonitas da Chapada. Além de ser cercada por imensos paredões, tem uma lagoa convidativa para o mergulho. Mas ela tem um acesso mais difícil se você quiser mergulhar, com uma trilha que dura até dois dias. Porém, o trajeto é cheio de paisagens incríveis, além de outras cachoeiras. Nessa aventura, o ideal é levar uma mochila de hidratação.

Cachoeira da Fumaça

Além da Fumacinha, tem também a cachoeira da Fumaça, que é uma das maiores da América do Sul, com uma queda de 360 metros. Pela altura, a água nem consegue chegar com força à base, formando uma espécie de fumaça de gotículas. Os paredões ao redor também impressionam. Para se proteger da umidade do local, aposte em uma jaqueta Watertight.

Cachoeira da Mixila

Agora, se você quer relaxar em uma queda d ‘água tranquila e aproveitar a trilha, a sugestão é a Cachoeira da Mixila. A queda é de 80 metros, além do espetacular cânion e os poços que formam banheiras naturais. Essa trilha não é indicada fazer em época de chuva e a caminhada é longa, sendo sugerido acampar. Por isso, leve todos os seus itens em uma mochila cargueira.

Cachoeira do Ramalho

Uma queda d’água de 90 metros, com direito a uma vista espetacular. Essa é a cachoeira do Ramalho, uma das principais do Parque. Ela é mais indicada para ser visitada no período de cheia, onde o volume de água traz ainda mais imponência. Não se esqueça de levar o seu chapéu para aproveitar o passeio e se proteger do sol.

Chapada Diamantina é fantástica!

Uma viagem para as cachoeiras na Chapada Diamantina se torna algo inesquecível pela beleza e pelas opções de passeios que tem. É um turismo que se pode fazer sozinho, acompanhado e até em família.  

Gostou do conteúdo? Se quer incentivar algum amigo ou familiar a ir nessa viagem, compartilhe o texto nas redes sociais e marque a pessoa!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!