trekking no brasil

Conheça as melhores trilhas para praticar trekking no Brasil

Praticar trekking nos coloca em contato com a natureza e o novo. Essa modalidade de ecoturismo traz um repertório sobre paisagens, vida animal e clima que contrastam bastante com a rotina urbana.

Na Columbia, sabemos que é preciso preparo para essa experiência de paz, tranquilidade e esforço! Por isso, é bom escolher um destino adequado às suas expectativas e também os materiais necessários para chegar lá.

Para ajudar você, fizemos uma lista com trilhas imperdíveis para praticar trekking no Brasil. Confira!

Trilha do Pico da Bandeira (MG e ES)

O Pico da Bandeira garante alturas desafiantes e memoráveis. A história desse nome é curiosa: foi lá que Dom Pedro II determinou que uma bandeira do antigo Império fosse fincada.

O pico é o terceiro mais alto do país e está localizado no Parque Nacional do Caparaó. Quem vem de Minas Gerais inicia a jornada em Alto Caparaó: de lá até a portaria do parque são 16 km de estrada usando um veículo. Para quem vem do Espírito Santo, a jornada começa de carro na cidade de Dores do Rio Preto, seguindo um caminho de 43 km até o início da trilha.

A trilha contém as melhores paisagens da região, com passeios de apenas um dia ou opções que incluem estadia nos campings perto do cume, opção ideal para quem deseja curtir a paisagem noturna. Se essa for sua escolha, é bom garantir fleeces e jaquetas para temperaturas mais baixas.

Trekking no Monte Roraima (RR)

Quem busca por uma experiência contemplativa não pode deixar de visitar o Monte Roraima. A região está localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.

Chegando em Boa Vista, é preciso ir até o lado venezuelano, na cidade de Santa Elena de Uairén, onde fica a entrada do parque. Com equipamentos preparados e um guia a postos, você estará pronto para começar.

O monte conta com muitas belezas naturais, começando pelos rios Tek e Kukenan, onde ficam alguns pontos de acampamento. Também é possível aproveitar mirantes como o La Ventana e as jacuzzis naturais, que possuem águas cristalinas e geladíssimas.

A região inclui locais como o Passo das Lágrimas, que marca a fronteira dos três países; aglomerados como o El Fosso, que tem águas alaranjadas; e também o El Maverick, uma formação rochosa em formato de carro localizada no ponto mais alto do monte, a 2.800 metros de altura.

Travessia da meia-volta na Ilhabela (SP)

O litoral paulista tem uma trilha de tirar o fôlego. A meia-volta de Ilhabela une paisagens praianas, brisa do mar, cachoeiras e alturas de até 680 metros. Tudo isso em três dias de aventura.

O percurso de 40 km começa na região de Borrifos, onde você encontrará duas cachoeiras, a Baía do Bonete e a Praia da Indaiaúba. No caminho, a mata fica mais fechada, mas revela belas surpresas, como a Praia das Enchovas e a Praia Vermelha. No trecho final, a subida fica acentuada, por isso vale lembrar: faça sempre sua trilha com segurança utilizando calçados próprios para trekking.

Travessia da Serra Fina (SP, MG e RJ)

Essa é uma aventura que conquistou muitos brasileiros e estrangeiros. A travessia é feita pela crista da serra, que tem trechos bastante estreitos. É um passeio cheio desafios e adrenalina durante quatro dias.

Com uma boa mochila e sem pesos excessivos, os aventureiros podem começar sua jornada em Passa-Quatro e terminar na cidade de Itamonte. As recompensas desse trajeto valem a pena: vistas de bambuzais, matas, campings próximos dos picos, formações rochosas do Parque do Itatiaia e, claro, os picos dos Três Estados e das Agulhas Negras.

Com essas dicas, chegou a hora de você colocar em prática os planos para sua próxima aventura de trekking no Brasil. Lembre-se de conferir a melhor época do ano para cada roteiro, escolher seus trechos preferidos e preparar as roupas e os materiais para a viagem. Depois, curta sua aventura!

Gostou das nossas sugestões? Aproveite para conferir como os apaixonados por trekking se preparam para o Deserto do Atacama!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!