8 melhores destinos para aventureiros no Brasil

O turismo de aventura tem se tornado uma das principais escolhas das pessoas que amam viajar, e há opções de destinos incríveis de norte a sul do país. Por isso, é importante conhecer os melhores destinos para aventureiros no Brasil.

Não basta só fugir da rotina, é importante também apreciar as belezas naturais, que tanto atraem os amantes do turismo de aventura e do ecoturismo, e incluir no roteiro atividades como trekking, caiaque, mountain bike, rafting, escalada, alpinismo, rapel, mergulho e muito mais.

Você ama adrenalina? Então este texto foi feito para você, pois trouxemos 8 destinos turísticos excelentes! Cada um desses lugares conta com suas próprias particularidades. Continue acompanhando e aproveite nossas dicas!

1. Jalapão (Tocantins)

Esse é, sem dúvidas, um dos destinos mais procurados pelos turistas que amam se aventurar. Ele se tornou ainda mais famoso depois de ter sido o pano de fundo da novela global O Outro Lado do Paraíso.

O parque é de difícil acesso, mas certamente toda a sua beleza compensa as dificuldades enfrentadas. As lagoas esverdeadas e as cachoeiras cristalinas formam oásis esplêndidos em meio às paisagens totalmente desérticas. Nesse lugar maravilhoso, é possível fazer diversas trilhas, rafting, visitar cachoeiras, apreciar o pôr do sol, fazer flutuação nos fervedouros e andar de caiaque no Rio Novo.

Um dos principais cuidados que você precisa tomar nesse local é com a exposição solar. Use e abuse de muito protetor solar, pois a exposição direta ao sol por um longo período pode causar insolação e queimaduras. Além disso, o uso de viseiras, bonés e óculos escuros também é ideal para ajudar na proteção contra os raios solares.

2. Parque Nacional do Itatiaia (Rio de Janeiro)

Esse parque é um dos locais incríveis para se aventurar no Brasil. Está localizado na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais e oferece várias opções de cachoeiras, trilhas e montanhas para visitar.

O percurso pelas trilhas é a atividade mais famosa, pois você vai passar por muitas escaladas e pedras até chegar aos picos mais altos. Em alguns morros o caminho é mais complicado, mas é só se preparar.

3. Chapada Diamantina (Bahia)

Grutas, cachoeiras, montanhas, trilhas fantásticas e um clima bem nostálgico na arquitetura de Lençóis fazem desse local um dos melhores roteiros para turistas que curtem esportes de aventura.

Um dos melhores trekkings é no município de Palmeiras, especificamente no Vale do Pati, pois é possível chegar até a base da Cachoeira da Fumaça, que é a maior do Brasil, tendo um total de 380 metros de altura. Vale destacar que a Chapada também reserva visuais inesquecíveis e a maior flor de aragonita de todo o mundo.

Além do mais, o roteiro reserva passeios à cavalo e de bike, rapel, cave jump, bungee jump e muitos banhos de cachoeira. É um roteiro incrível que vai marcar seu passeio.

4. Bonito (Mato Grosso do Sul)

O próprio nome do local já mostra tudo o que você vai encontrar: cachoeiras, grutas, mata nativa, rios e uma ampla diversidade de fauna e flora para encher os olhos. Em Bonito, você vai poder praticar rapel, trekking, mergulho em rios com até 80 metros de profundidade e muito mais.

Os destaques são o Lago Azul, as grutas São Miguel, as quedas do Parque das Cachoeiras, as cachoeiras da Boca do Onça e, claro, o Abismo Anhumas, onde você vai poder descer em um rapel de 72 metros. Muita emoção para quem é aventureiro!

5. Fernando de Noronha (Pernambuco)

Quando falamos de destinos de turismo de aventura e de preservação ambiental, Fernando de Noronha fica bem no topo da lista. A ilha conta com regras bastante rígidas de acesso às áreas preservadas, recebendo, assim, uma quantidade limitada de turistas por temporada. Sem contar que os próprios moradores incentivam o cuidado com os animais e com a natureza.

Algumas das atividades que podemos citar envolvem caminhadas em trilhas de vários níveis distintos, observação de animais marinhos livres, mergulho nas águas cristalinas das praias e também a imersão no Projeto Tamar, que oferece palestras gratuitas todos os dias sobre o meio ambiente. Um prato cheio para quem ama aventura.

6. Chapada dos Veadeiros (Goiás)

Esse local, situado em Goiás, é um patrimônio mundial da UNESCO. O parque abriga cânions, trilhas, piscinas naturais e vales. Um total de 65 mil hectares de parque com muitas belezas, onde você pode fazer canoagem, trekking, rapel, rafting, escalada, tirolesa, arvorismo, balonismo, entre outras atividades.

Para conhecer a região, é importante que você tenha um carro ou outro veículo, pois algumas cachoeiras e trilhas são de fácil acesso, mas outras nem tanto assim. Enquanto alguns poços ficam logo à beira dos estacionamentos, outros acabam levando mais de um dia de trilha.

Lembre-se de usar roupas específicas para praticar essas atividades. A tecnologia utilizada em alguns tecidos ajuda a amenizar o calor, fazendo com que o suor evapore.

7. Cambará do Sul (Rio Grande do Sul)

Cambará do Sul é o verdadeiro charme da Serra Gaúcha. Nesse local, você vai se deslumbrar com uma natureza singular e bruta. É onde encontramos a maior cadeia de cânions do país — e estamos falando de alguns desfiladeiros descomunais totalmente tingidos do verde da Mata Atlântica.

O inverno e o outono trazem dias ensolarados e frios, com uma visibilidade espetacular dos cânions. No verão e na primavera chove mais, porém, a alta temperatura viabiliza banhos de cachoeira e de rio, e o melhor é que as pousadas têm diárias bem mais baixas.

Vale lembrar que para frequentar locais frios — seja para passeios, seja para prática esportiva — é importante saber se vestir de maneira adequada sob temperaturas baixas. Um dos modos corretos de fazer isso é usando o sistema de camadas. Ao todo são três, sendo que a primeira delas é o baselayer, que, embora seja de tecido fino, ajuda a manter a temperatura corporal.

8. Chapada dos Guimarães (Mato Grosso)

Nessa região existem 487 cachoeiras reunidas. Fica praticamente impossível recusar um convite para curtir uma aventura nesse lugar, ainda mais com a possibilidade de realizar trilas e de conhecer cânions, grutas, lagos e uma das mais lindas paisagens de todo o mundo.

Vale destacar que essa região é considerada também um ponto central em todo o continente, sendo, portanto, o local que fica quase na mesma distância entre o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico. Tudo pode ser feito em um enorme parque de preservação ecológica, e isso significa que é possível aproveitar a bela natureza presente no local sem que isso interfira na flora e na fauna locais.

Bom, é importante destacar que uma viagem de turismo de aventura exige um pouco de planejamento. A maior parte dos lugares tem um limite de pessoas por dia para assegurar a preservação da natureza. Então, para que você não desperdice nenhuma oportunidade, não deixe de pesquisar sobre o local antes e busque a ajuda de uma agência de turismo.

Nosso Brasil é muito grande, com belezas naturais presentes em toda sua extensão. De norte a sul, de leste a oeste, você pode encontrar opções incríveis de roteiros para turismo de aventura. Aproveite os melhores destinos para aventureiros no Brasil que listamos aqui e não se esqueça de se preparar para a viagem, levando roupas, calçados e acessórios apropriados para a aventura, mantendo-se sempre hidratado.

E aí, gostou do texto e quer continuar aprendendo? Então aproveite que está por aqui e conheça 6 cânions no Rio Grande do Sul para ter ainda mais inspiração na sua viagem aventureira!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!