A calibragem do pneu de bicicleta é um dos tópicos mais importantes para quem deseja investir e praticar o ciclismo regularmente. Assim como os carros, as bicicletas precisam de manutenção constante, especialmente nas rodas, freios e algumas partes do quadro.
Tratando-se especificamente da calibragem, é preciso entender que há uma pressão adequada para cada tipo de pneu. Essa pressão depende dos fabricantes dos pneus e até mesmo do tamanho do aro da sua bike.
Nesta postagem, desmistificaremos o tópico e ajudaremos você a entender de uma vez por todas como deve ser realizada uma calibragem bem-feita. Com essas dicas, você saberá como fazer sua trilha ou pedalada ao ar livre com total tranquilidade. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!
Como calibrar os pneus de bicicleta
A princípio, existem dois métodos para calibragem. O primeiro deles é com a bomba manual — aquela que utilizamos em casa, somente com o uso das mãos — e a segunda é com o compressor de ar dos postos de combustível, que também são utilizadas para calibragem de pneus de carro.
Calibrando com a bomba manual
A bomba manual é muito prática, rápida e não precisa de nenhum tipo de conhecimento prévio. Basta encaixar o bico injetor de ar no bico do seu pneu e encher o pneu normalmente. O ponto negativo é que você precisará “sentir” os pneus cheios e não terá nenhum tipo de métrica real para ter certeza de que a pressão e quantidade de ar é adequada para sua bike.
Calibrando com o compressor de ar automotivo
No caso dos compressores, eles são um pouquinho diferente. Primeiro, é preciso configurar no aparelho a pressão que você deseja. Para bicicletas aro 26, o normal fica entre 35 e 45 psi. Para bikes de aro 29, a questão é um pouco mais complicada e depende do peso do ciclista e do tamanho da largura dos pneus. Normalmente, a pressão fica entre 29 e 58 psi, mas é preciso olhar o manual da sua bike (ou dos fabricantes dos seus pneus) para fazer a calibragem ideal, conforme o fabricante.
Quais são os principais cuidados que você deve ter
O principal cuidado no momento da calibragem dos pneus é com a pressão aplicada. No caso dos compressores, o ideal é realmente olhar o manual e verificar todas as instruções do fabricante. Lembre-se de que pneus de asfalto e de mountain bike, por exemplo, podem ter calibragens totalmente distintas, mesmo tendo o mesmo tamanho de aro.
Além desse detalhe, saiba que o cuidado também serve para quem utilizará a bomba manual. É preciso ter uma ideia razoável do quanto encher o pneu para que eles não fiquem vazios. Pneus vazios são mais suscetíveis a danos e, além disso, sua pedalada pode ficar totalmente prejudicada.
Portanto, na dúvida, não deixe de se informar corretamente no momento da compra. Aprender como fazer a calibragem do pneu de bicicleta é fácil, mas tudo depende dos cuidados do próprio ciclista. Não se esqueça de que, além dos pneus, é fundamental fazer uma manutenção periódica de todo equipamento para evitar quebras. Cuide da sua bike, vista-se corretamente com roupas esportivas e boas pedaladas!
Gostou desta postagem? Comente abaixo sua opinião!