Você sabe quais são as maiores trilhas do Brasil? Confira!

Os apaixonados por trilhas vivem em busca do próximo trajeto que irão fazer. Pode ser qualquer objetivo, seja uma difícil, a mais bonita, uma com cenário urbano ao fundo. Dentre essas várias opções, existem também as maiores trilhas do Brasil. Você saberia dizer quais são?

Em um país continental como o nosso e cheio de natureza, as trilhas estão espalhadas por todos os estados praticamente. Assim, separamos essa lista porque é difícil analisar o trajeto pela beleza, porque cada um terá a sua opinião. Mas quando o assunto é distância ou até altitude não tem como: os números não mentem!

Por isso, se você quer saber quais são as principais trilhas do país, continue nesse post que vamos trazer os detalhes delas.

Quais são as maiores trilhas do Brasil?

Para se ter uma ideia de como temos várias opções, as maiores trilhas do Brasil estão espalhadas por diversos Estados, como Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e por aí vai. Então, confira a seguir as principais e as particularidades de cada uma delas.

Trekking do Vale do Pati (Chapada Diamantina)

Um percurso de tirar o fôlego, em todos os sentidos! Começamos nossa lista pelo Trekking do Vale do Pati por ser uma das maiores trilhas do Brasil pela beleza e tamanho. São mais de 70 quilômetros pela Chapada Diamantina, no coração da Bahia.

A trilha corta o Vale do Pati e o trajeto mostra desde vales, mirantes incríveis e também a Mata Atlântica em seu estado puro! Alguns trechos da trilha, ao depender do trajeto que irá escolher, exigem conhecimento em escalada. Ela é considerada uma das trilhas mais bonitas da América do Sul, repleta de cachoeiras e piscinas naturais para relaxar.

Existem vários tipos de percurso, podendo ser mais curto ou não. O trajeto mais difícil dará ao aventureiro a vista do Mirante do Pati, uma das mais lindas da chapada. Então, escolha um tênis de trilha confortável e que proteja.

Travessia da Ponta da Joatinga (Paraty)

Agora, para quem quer fazer trilha e aproveitar o mar, uma ótima opção é a Travessia da Ponta da Joatinga, na cidade histórica de Paraty (RJ). A dificuldade e a intensidade do trajeto são consideradas moderadas. O percurso chega a ser de 23 quilômetros.

Dentre as travessias costeiras, essa é uma das mais famosas por misturar praias paradisíacas e Mata Atlântica preservada. Ainda é possível encontrar comunidades caiçaras, porém será preciso fazer pernoites em acampamentos. Isso porque a trilha demanda três dias de caminhada.

O nome da travessia é devido à Reserva Ecológica da Joatinga, que abriga várias espécies de animais e de plantas nativas. Dentre as praias, o trilheiro passará pela do Sono, dos Antigos, Antiguinhos e Galhetas. Se estamos falando de praia, é bom se preocupar com o sol. Então, não se esqueça de levar um chapéu cachalot para se proteger do sol.

Trekking do Descobrimento (Bahia)

Já imaginou fazer uma trilha por onde os portugueses chegaram quando descobriram o Brasil? Sim! Esse é o Trekking do Descobrimento, em um percurso de no mínimo 80 quilômetros. A trilha começa em Cumuruxatiba, pelo litoral baiano, e passa por cidades como Santo Antônio, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Arraial d’Ajuda. O fim dela não poderia ser em um lugar mais perfeito: Trancoso!

Além das cidades e da questão histórica, o aventureiro vai ver paisagens belíssimas e praias paradisíacas. É importante fazer a trilha com um guia especializado e poderá ser praticada o ano inteiro, já que lá é sempre calor.

Nos cinco dias de caminhada, a pessoa passa por praias praticamente desertas, como a Jacumã, Corumbau e a do Espelho. Se nessa trilha o calor vai ser regra, leve uma mochila de hidratação para ter água quando quiser!

Morro Dois Irmãos (Rio de Janeiro)

Que tal fazer uma trilha e mesmo assim estar em uma das maiores cidades do país? Só o Rio de Janeiro com suas belezas nos dá essa possibilidade! Ela até não é muito longa perto das outras, mas a maior dificuldade está na altitude de mais de 500 metros. Dessa maneira, o fim dela dará uma vista incrível da Cidade Maravilhosa.

O percurso começa em uma das comunidades mais famosas do Rio, a do Vidigal, e passa por vários mirantes, que mostram várias paisagens lindas como a Pedra da Gávea e o Corcovado — um dos melhores lugares para o montanhismo. Uma das grandes peculiaridades da trilha é que, para começar, você precisa pegar um mototáxi pela Favela do Vidigal.

Como no Rio pode haver mudanças no clima repentinas, o ideal é ir com uma jaqueta corta-vento, ainda mais em lugares de grandes alturas.

Pedra do Baú (Campos do Jordão)

Entre as cidades de São Bento de Sapucaí e Campos do Jordão fica a famosa Pedra do Baú. Sim, no Estado de São Paulo também dá para fazer várias trilhas pela natureza. O percurso tem quatro quilômetros, mas o nível de dificuldade é alto.

A trilha tem como destino a base da pedra e passa por meio de floresta de araucária, árvore muito comum na região. O tempo do percurso varia de acordo com o preparo do aventureiro, mas pode chegar até três horas. O curioso na trilha é a escada de ferro que leva — com as centenas de degraus — até o cume da pedra, com quase 2 mil metros de altitude.

A Pedra do Baú fica na famosa Serra da Mantiqueira, então os apaixonados por ecoturismo vão se encantar pelas belas paisagens. O local também é uma ótima opção para fazer escalada esportiva, atraindo pessoas do país inteiro. Usar uma camiseta que mantém o corpo seco e protegido dos raios solares é ideal para o trajeto.

Faça as maiores trilhas do Brasil!

Cada um dos lugares mostrados é cheio de belezas naturais e também de aventura, o que os tornam as maiores trilhas do Brasil. Por isso, curtir os percursos e aproveitar a natureza brasileira é um passeio que deve ser feito!

O que você achou das opções? Acredita que faltou alguma que você acha interessante? Deixe aqui nos comentários para nós conhecermos.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!