Entender como se preparar para um trekking é muito importante para conseguir aproveitar o passeio com total conforto. Para quem não sabe, a prática do trekking consiste na caminhada em terreno irregular perto de montanhas ou florestas fechadas.
Por ser um esporte praticado obrigatoriamente na natureza, parte da preparação acontece na escolha das roupas, calçados, mochila e até mesmo alimentos que são necessários ao longo da aventura no meio ambiente.
Para que você não erre e tenha maior domínio sobre essas áreas, criamos esta postagem com 5 dicas essenciais. Quer saber mais sobre cada uma delas? Continue a leitura até o fim!
1. Escolha um calçado adequado para o trekking
O primeiro passo da sua preparação está nos cuidados da escolha do seu calçado. Como as distâncias normalmente são grandes e o terreno é sempre irregular e repleto de obstáculos, não há como se preparar de outra forma.
Os calçados convencionais não foram projetados para caminhadas em terreno montanhoso ou em mata. Na verdade, eles foram completamente desenhados para o uso urbano — dependendo do modelo, para uso esportivo na rua.
Quando falamos de trekking, tudo muda. Precisamos, acima de tudo, de uma sola mais rígida e com maior aderência para conseguir evitar quedas e demais problemas (como torções) ao longo da jornada.
Portanto, invista em um bom par de botas ou tênis para trilha (vai depender de alguns fatores, como duração do passeio, clima e objetivo) e somente em seguida parta para as outras etapas da sua preparação.
2. Vá com roupas esportivas apropriadas
O segundo passo consiste na utilização de roupas que favoreçam o esporte. Idealmente, elas não podem atrapalhar seus movimentos nem se tornar uma complicação no caso de mudanças climáticas.
Roupas pesadas e com tecido vegetal (como algodão) podem se tornar um verdadeiro pesadelo em um calor intenso. Por isso, opte por vestimentas leves, com secagem rápida e com proteção solar para garantir todas as proteções necessárias.
Não se esqueça de adequar essas necessidades para seu passeio: em tempos frios, pode ser necessário apostar em um sistema de camadas, com jaquetas e calças destinadas para o esporte. A ideia é manter-se sempre seguro, seco e com total liberdade para aproveitar o passeio.
3. Leve uma mochila de acordo com o tamanho da trilha
Com o calçado e a roupa acertada, é hora de verificar a mochila. Normalmente, todo trekking demanda o uso desse acessório, que deve, acima de tudo, estar no tamanho ideal. Mochilas enormes são pesadas e atrapalham caminhadas; em contrapartida, as pequenas podem não suportar tudo aquilo de que você precisa ao longo do dia.
Portanto, escolha sua mochila de maneira adequada. Lembre-se de que, para viagens maiores (com mais de um dia), as mochilas cargueiras são a única escolha viável e realmente eficaz, especialmente se seu objetivo for o camping.
O importante é contar com um acessório que seja impermeável, tenha bom espaço interno e pouco peso. Divisórias e demais funcionalidades variam de acordo com seu perfil e objetivo ao longo do trekking.
O tecido deve ser sintético e bem resistente a rasgos e a demais danos que podem ocorrer ao longo do percurso. Assim como as roupas, é preciso evitar opções mais tradicionais (como as mochilas em couro animal) para não ter que lidar com problemas ao longo do caminho.
4. Não se esqueça de levar alimentos e água
Lembra da sua mochila? Pois bem, saiba que ela será responsável pelo transporte de tudo aquilo de que você precisará para aqueles dias de caminhada. Mesmo que seja somente um, é impossível fazer um trekking sem ter água ou comida por perto; por isso, não subestime sua mochila.
Também se oriente corretamente para levar pequenas refeições devidamente organizadas na mochila. As escolhas são variadas e também dependem do seu gosto pessoal, mas, invariavelmente, essas refeições devem ser saudáveis e devem ser suficientes para garantir a energia necessária para o passeio.
Note que, além dos alimentos, isotônico e água são fundamentais. Talvez até mais importantes do que a própria comida que está levando. Por isso, não deixe de levar uma boa quantidade desses itens na sua caminhada.
Para aqueles que vão acampar, é preciso fazer um checklist dos equipamentos ainda maior — com kit de primeiros socorros, barraca, faca, fósforo (ou pederneira), bússola e todos os materiais que são imprescindíveis na natureza. Lembre-se de que, além da pura e simples funcionalidade, seu conforto também deverá ser levado em consideração.
5. Se prepare fisicamente antes da viagem
Por fim, não esqueça de se preparar fisicamente antes de embarcar em um trekking de maior duração. Muitas pessoas que nunca fizeram uma trilha mais pesada podem se surpreender com a dificuldade, especialmente quando colocamos a mochila e o calor (ou o frio) na equação.
Adicionando a inclinação e a altitude do terreno, fica fácil entender porque alguns trajetos de poucos quilômetros levam horas para serem completados de maneira segura. Para conseguir realizar essa tarefa, é preciso ter um pouco de preparo físico e, sem ele, poderão surgir algumas dificuldades.
Portanto, cuide da sua saúde e ingresse em um programa de exercícios que ajude seu condicionamento físico. Invista na corrida e na caminhada (com esteira inclinada, preferivelmente) para conseguir se preparar para seu trajeto.
Em poucas semanas, é possível perceber boas mudanças na capacidade cardiovascular e até mesmo na parte estética, que, apesar de não ser o objetivo principal, pode ajudar a transformar por completo seu estilo de vida e bem-estar.
Seguindo todas essas 5 dicas, temos certeza de que seu trekking será um sucesso e uma verdadeira fonte de lazer e diversão. Cada uma delas ajuda você a permanecer livre de lesões e de danos à saúde, portanto, leve essas orientações a sério e se informe bastante antes de começar o trekking. Lembre-se também de que normalmente essa atividade é feita em grupo, sempre com auxílio de um guia devidamente capacitado e experiente nas redondezas.
Agora que você aprendeu como se preparar para um trekking, curta nossa página no Facebook e não perca mais nenhuma postagem como esta!