Tipo de mochila: saiba como escolher o modelo ideal para você!

A mochila é uma opção bastante versátil, considerando a sua utilização em viagens, no dia a dia e também como acessório para carregar o essencial — como o notebook de trabalho e a roupa para a prática de exercícios. Por isso, é importante estar atento aos tipos de mochilas existentes no mercado e verificar o mais adequado para o seu perfil.

Ao escolher uma mochila de qualidade, você terá a certeza de que ela será sua companheira por muitos anos. Por esse motivo, redobre a atenção ao realizar a compra.

Quer saber mais sobre os tipos de mochilas? Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Por que escolher o modelo ideal de mochila?

Existe uma infinidade de tipos de mochilas no mercado. Desde o início da vida escolar as crianças já passam a utilizar mochilas. Os jovens que realizam atividades físicas estão munidos desse objeto para levar os seus pertences, bem como adultos que viajam com frequência.

Por serem práticas, as mochilas são queridinhas de quem gosta de aventura. Assim, viajantes que acampam, realizam mochilões longos ou praticam esportes outdoor têm motivos de sobra para contar com um dos tipos de mochilas existentes.

Diante de toda essa variedade, é essencial escolher o modelo ideal para que o seu objetivo seja alcançado. Se você vai viajar por 2 dias a trabalho, não será necessário levar uma mochila cargueira. Do mesmo modo, a mochila de hidratação é um item essencial para corredores e maratonistas.

Escolher a mochila ideal garante que você consiga realizar as suas tarefas sem comprometer a sua saúde! Ficou curioso? Leia abaixo quais são os modelos existentes no mercado e saiba escolher!

Quais são os tipos de mochilas existentes no mercado?

Como várias pessoas utilizam esse objeto com os mais diversos objetivos, o mercado oferece boas opções de tipos de mochilas. Veja, a seguir, 5 deles.

Mochila de viagem

A mochila de viagem passou a ser muito mais utilizada no Brasil depois que as empresas aéreas iniciaram a cobrança pelo despacho de bagagem. As dimensões permitidas para bagagem de mão variam conforme a companhia, mas apenas como referência, em algumas empresas a mala não pode passar de 55cm x 35cm x 25cm e 10 kg, para voos nacionais, consulte a companhia aérea que irá utilizar para saber exatamente o que é permitido.

Considerando essa informação, a mochila de viagem é pequena, ideal para viagens curtas — de 2 a 3 dias — sem, no entanto, deixar de ser espaçosa. Pessoas que levam poucos itens conseguem, inclusive, usar esse tipo de mochila em viagens internacionais.

A mochila de viagem é um item bastante procurado e que cumpre muito bem a sua função de acomodar objetos necessários.

Mochila cargueira

Já a mochila cargueira suporta viagens mais longas. Também conhecida como mochilão — nome dado ao tipo de viagem que os aventureiros adoram, marcada pela visita a vários lugares em uma mesma oportunidade —, esse tipo de mochila tem seu tamanho medido em litros.

Para viajantes mais práticos, a mochila de 50 litros pode dar conta do recado. No entanto, é possível encontrar cargueiras de até 80 litros. Como são feitas para carregar todos os apetrechos possíveis, como barracas de camping, lonas, alimentos e calçados, esse tipo de mochila tem vários bolsos, compartimentos e alças.

Ela também conta com estruturas mais resistentes e partes acolchoadas, justamente para dar mais conforto ao viajante. Por isso, fique atento aos detalhes para escolher a mochila cargueira ideal. Não se esqueça, no entanto, de contar que, quanto mais espaço disponível, mais pesada se tornará a sua carga.

Mochila de ataque

A mochila de ataque varia de 10 a 32 litros, sendo considerada um tipo pequeno desse artefato. Por ser leve e perfeitamente ajustável à coluna de seu utilizador, esse modelo de mochila é muito usado em caminhadas, trilhas leves e também por ciclistas que se aventuram outdoor.

Esse tamanho suporta alimentos, roupas leves, água e outros tipos de líquidos sem significar muito mais peso ao viajante ou aventureiro. Se a sua paixão é praticar esportes ao ar livre, comprar uma mochila de ataque é essencial — o seu corpo agradece!

Mochila de trekking

Trekking é uma modalidade de caminhada mais pesada, em que o aventureiro fica em contato com a natureza e, de quebra, pratica atividade física.

Como o trekking é realizado em trilhas — às vezes, até em mata mais fechada —, a mochila deve ser resistente à água e grande o bastante para carregar alimentos, kit de primeiros socorros, lanterna e outros itens necessários.

Para trilhas curtas — de poucas horas, por exemplo —, estojos de cintura ou pochetes impermeáveis podem ser utilizadas. Por outro lado, se você deseja prevenir possíveis contratempos, leve uma mochila maior e garanta a execução das mais variadas trilhas sem problemas.

Mochila de hidratação

A mochila de hidratação leva esse nome justamente por apresentar esse objetivo: manter a hidratação do viajante ou do aventureiro. Confeccionada em plástico ou material mais leve, ela tem um reservatório de água que varia de 1 a 12 litros, sendo considerada um tipo de mochila técnica.

É a mochila mais eclética desse mercado, considerando que pode ser usada em pequenas trilhas, longas viagens de mochilão, aventuras outdoor, corridas de aventura e outras modalidades de viagem ou esporte.

Vale, por exemplo, unir a mochila de hidratação à mochila de trekking e garantir muito líquido durante a trilha. Ou, ainda, complementar a mochila cargueira com o uso da mochila de hidratação e viajar sem medo de imprevistos — como a falta de água potável.

Saber quais são os tipos de mochilas existentes no mercado é essencial para os viajantes, aventureiros, corredores e esportistas de atividades ao ar livre. A partir do seu perfil e das informações do nosso post, realize sem medo a compra da mochila ideal para o seu perfil e aproveite para já organizar a próxima viagem ou aventura!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse universo? Então veja quais são as mochilas disponíveis no mercado e escolha a que mais tem a ver com você!