Como tirar foto da Aurora Boreal? 3 dicas para ter belas imagens

Muitas pessoas que desejam visitar as regiões polares e não entendem muito de fotografia gostariam de saber como tirar foto da Aurora Boreal. Esse fenômeno lindo e incomum é resultado de uma complexa relação entre partículas de ventos solares, campo magnético e atmosfera da Terra. Mesmo sem entender muito de física, é fácil apreciar e compreender todo o misticismo por trás das belas cortinas de luz que dançam no horizonte.

Contudo, apesar da aparente dificuldade, conseguir uma bela foto é razoavelmente fácil, desde que você tenha uma câmera DSLR e um pouco de conhecimento sobre os ajustes das configurações do modo manual.

Nesta postagem, falaremos como você pode conseguir aquela foto que impressionará todo mundo com apenas 3 dicas. Continue sua leitura para saber quais são elas!

 

1. Use uma câmera DSLR

A câmera DSLR é aquela em que as lentes são intercambiáveis. Muitas pessoas chamam esse tipo de modelo como “câmera profissional”. A razão para isso é muito simples: nas mãos certas, esses equipamentos conseguem trazer ótimos resultados.

Entretanto, não é preciso gastar uma fortuna para conseguir ter uma dessas câmeras, pois os modelos de entrada servem bem e são uma ótima maneira de aprender a fotografar a custo mais baixo. Para registrar suas aventuras, esses podem ser os modelos ideais.

Para quem se pergunta sobre a necessidade da câmera, é muito simples: é preciso ajustar as configurações manuais para conseguir fazer com que o sensor do equipamento consiga registrar as luzes do céu. As câmeras de bolso e de celular ainda não conseguem realizar essa façanha como desejado.

2. Use uma lente grande angular

Além da necessidade do ajuste dos parâmetros manuais, ter uma lente grande angular é muito importante para conseguir todos os detalhes e uma foto realmente boa. Não é preciso ter as mais caras do mercado, e um bom modelo de 14-24mm resolve essas necessidades.

3. Ajuste as configurações da sua câmera

Agora chegou o momento de maior “dificuldade”. Para quem nunca fotografou, esses termos podem parecer de outro mundo. Mas a realidade é que as configurações são fáceis de ajustar e não é preciso ter muitos cuidados para conseguir excelentes resultados.

Distância Focal

Como a Aurora está muito distante, o ideal é ajustar a distância focal para o modo infinito. Assim, você consegue captar todos os detalhes da melhor maneira possível.

Abertura do Diafragma

Como a Aurora Boreal só pode ser vista à noite, não é difícil imaginar que a luminosidade será baixa. Por isso, é preciso deixar o ajuste na maior abertura possível para que o sensor consiga captar o máximo de luz do ambiente. Essas configurações costumam ficar em f3.5 ou f1.4, mas, podem mudar de acordo com o modelo da câmera, por isso, dê uma olhada na sua antes de fazer a configuração.

ISO

O ISO é um importante ajuste quando se trata da qualidade final da foto. Idealmente, ele deve estar nos valores mais baixos que você conseguir. Quanto mais alto for o ISO, maior será o ruído na imagem.

Como a fotografia é noturna, não é possível deixar nos valores mais baixos. Normalmente, entre 800 e 2000 é uma boa estimativa para essa ocasião. Quanto mais próximo do 800, maior nitidez terá sua foto. Se possível, experimente com valores ainda menores.

Velocidade do Obturador

Por fim, você tem que ajustar a velocidade do obturador, uma das principais variáveis de toda essa equação. De acordo com todos os ajustes acima, a ideia é manter o sensor exposto por vários segundos, justamente para a câmera ter condições de captar toda a luz que está presente no céu.

Para conseguir isso, é preciso deixar a velocidade do obturador bem mais longa que o habitual. Boas estimativas ficam entre 3 e 10 segundos. Note que quanto maior for o tempo, maior será o “rastro” das luzes da Aurora.

Seguindo todas essas orientações, é certo que você terá um ótimo resultado. Agora que você sabe como tirar foto da Aurora Boreal, não desperdice a próxima oportunidade e registre esse momento único da sua aventura na natureza. Não se esqueça de utilizar jaquetas térmicas, calça para neve outras vestimentas para fugir do frio intenso!

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook!

@fotos: Marco Brotto

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!