Fotografia de natureza: aproveite estas 8 dicas para fazer ótimas fotos

Uma das maiores paixões de quem busca eternizar momentos, a fotografia de natureza é uma das situações em que o fotógrafo, amador ou profissional, encontra uma série de desafios que colocam a prova seus conhecimentos e habilidades, oferecendo momentos únicos e imagens de grande beleza em troca.

No entanto, muitas pessoas se sentem intimidadas pelo desafio de fotografar em meio à natureza, seja pelas dificuldades que a prática oferece, seja por medo de não saber quais equipamentos utilizar, sendo importante estar preparado para as mais diversas situações.

Por isso, vamos explicar em detalhes o que é a fotografia de natureza e seus principais desafios e também daremos algumas dicas importantes para fazer com que suas fotos na natureza sejam ainda melhores. Confira agora e ótimos cliques!

Entenda o que é fotografia de natureza

Muito se fala a respeito de fotografia de natureza, já que esse tipo de fotografia inspira momentos de reflexão e de análise, tanto pela beleza estética das fotos, quanto pela técnica, esforço e dedicação exigidos daqueles que se desafiam a fazer essas capturas “selvagens”, muitas vezes acordando cedo, enfrentando obstáculos naturais e perigos do ambiente para garantir os melhores cliques.

Por isso, existem pessoas que se sentem intimidadas pela possibilidade de fotografar a natureza, considerando esse um desafio muito grande ou exclusivo dos grandes fotógrafos profissionais, mas o verdadeiro significado da fotografia de natureza é capturar momentos únicos e vivenciar experiências ao ar livre.

Confira dicas para ótimas fotos da natureza

As melhores fotografias de natureza são um misto das técnicas corretas, escolha acertada de equipamentos, muita paixão pela fotografia e o olhar cuidadoso para escolher o melhor momento. Oferecemos agora algumas dicas que permitem transformar suas fotografias da natureza e facilitar o processo de escolha de equipamentos e motivos para as fotos. Confira abaixo!

1. Aprenda e aplique os conceitos de luz e sombra

A fotografia, como o próprio nome diz, é a arte de capturar momentos por meio da luz. Por isso, um dos fatores mais importantes para que as fotografias — principalmente de natureza — sejam bonitas e de qualidade é o uso correto de luz e sombra na composição da foto.

Para isso, é interessante analisar o local da foto, o objeto a ser fotografado e as condições de luz do ambiente, visando compreender quais combinações desses elementos resultarão na foto que você deseja.

Existem situações em que contar com uma grande quantidade de luz ambiente é positivo, enquanto outras cenas podem ser mais bem capturadas com menos luz, sendo importante saber avaliar seu impacto no resultado que você quer conquistar.

2. Conheça o local a ser fotografado e programe sua saída fotográfica

Também é importante buscar conhecer o local a ser fotografado com antecedência, para ter ideias das fotografias que deseja realizar e também para se programar para usar o tempo da melhor maneira possível.

Como já dissemos, o uso da luz é fundamental para fotografias de qualidade e, por isso, você não deve desperdiçar tempo pensando nas fotografias que deseja fazer ou conhecendo o cenário apenas no momento das fotos.

Ao conhecer o local onde fará as fotos e programar sua saída fotográfica, você garante imagens melhores, com mais tempo para sua execução, aproveitando melhor a luz ambiente e também tendo a certeza de que não deixou nenhum clique interessante para trás por falta de tempo.

3. Faça fotografias no modo manual, para maior controle

Tanto nas câmeras profissionais quanto nos celulares top de linha, é possível utilizar o modo manual para realizar a fotografia de natureza. Por oferecer maior controle de foco, exposição, controle de branco, dentre outras funções, o modo manual é a melhor opção para quem deseja garantir resultados de qualidade e quer ir além do básico.

Para utilizá-lo com eficiência, no entanto, é necessário estudar o que cada função e ajuste oferece e compreender como eles podem ser utilizados na composição das fotografias que você deseja realizar.

4. Equilibre a composição da foto

Outro ponto fundamental para que suas fotografias de natureza obtenham os melhores resultados está em saber equilibrar a composição de suas fotos. Isso significa que é necessário entender como os elementos a serem fotografados se posicionam dentro da imagem que você deseja obter e saber equilibrar a quantidade de informações presentes em cada clique, de maneira a priorizar o foco de atenção naquilo que você realmente quer destacar.

5. Baseie-se em referências para estruturar as fotografias

Também é interessante contar com referências para estruturar suas fotografias, buscando fotos que você considere interessantes, tanto do local a ser fotografado, quanto de outros locais, mas que apresentam técnicas, estruturas e ajustes que podem ser aplicados em suas fotos.

6. Salve as imagens em formato RAW para maior liberdade de edição

As fotografias sem compressão, popularmente conhecidas por fotos RAW ou em formato RAW, são aquelas em que não há compressão das informações, o que permite que a câmera capture todos os dados do sensor, oferecendo maior liberdade na hora de compor e editar as imagens.

No entanto, esse formato é mais pesado do que as fotografias com compressão, como no formato JPEG, por isso, é importante contar com cartões de memória com maior espaço de armazenamento.

7. Utilize o modo HDR para fotos melhores no celular

Nos celulares, é possível contar com o chamado modo HDR, que realiza automaticamente de três a cinco fotos e as combina em uma só, de maneira a capturar um número maior de detalhes e cores mais vivas e vibrantes.

8. Escolha os equipamentos adequados para cada situação

Também é importante que você escolha os equipamentos mais adequados para cada situação e para as fotografias que deseja realizar. Para câmeras profissionais, isso significa entender o papel de cada tipo de lente e filtro, enquanto tanto as câmeras dedicadas quanto os smartphones se beneficiam do uso de tripés ou apoios para fotos mais estáveis e de maior qualidade.

Como ficou claro, é possível conquistar resultados incríveis ao fazer fotografia de natureza, desde que sejam seguidos alguns passos importantes. Com as dicas acima, você pode ir além do comum e, mesmo que esteja utilizando equipamentos mais simples, como smartphones, garantir capturas interessantes e de qualidade.

O que você achou de saber mais a respeito das técnicas de fotografia de natureza e de nossas dicas para garantir fotos melhores e marcantes? Se gostou e não deseja perder nenhuma novidade, acompanhe a Columbia no Facebook e Instagram.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!