pesca esportiva no brasil

Conheça os 4 melhores destinos para a pesca esportiva no Brasil

Nosso país é repleto de locais bonitos e acessíveis ao público. Muitos desses ambientes disponibilizam estrutura para diferentes modalidades de esporte, inclusive a pesca esportiva no Brasil.

Nossas bacias hidrográficas resultam em 12% de toda água doce do planeta. Isso significa uma diversidade enorme de locais e paisagens para o praticante poder escolher, independentemente de onde esteja.

Por isso, neste conteúdo apresentamos as delícias dessa categoria esportiva e locais favoráveis para realizar a pesca. Confira alguns desses destinos encantadores!

Quais as delícias de pescar?

Qualquer indivíduo pode praticar, porque a pesca não exige uma estrutura corpórea determinada, muito menos uma idade específica. Pescar estimula os músculos inferiores, pois é necessário caminhar para encontrar o ponto ideal, e os superiores, já que é preciso arremessar, segurar e puxar a vara. Isso melhora o condicionamento físico, sem gerar danos nas articulações, sobretudo se comparado a atividades intensas.

Ainda é possível exercitar a tranquilidade, porque é preciso estar em lugar sempre calmo, sem ações bruscas, o que faz bem à saúde mental. Complementar a isso, o praticante consegue aproveitar uma paisagem natural e sair do cotidiano agitado.

Quais os melhores destinos para a pesca esportiva no Brasil?

Há muitas vantagens em começar a praticar a pesca e essa é uma atividade acessível, inclusive em relação a pontos para sua realização, porque no Brasil não faltam paisagens.

1. Rio Juma

A 100 km da capital amazonense, ao sudeste da cidade, esse rio é afluente do Rio Madeira e possibilita fácil acesso por estar em uma área plana e não apresentar correnteza forte. A sua época de pesca recomendável é entre começo de setembro e fim de novembro, pois é um momento em que não está cheio, devido à falta de chuva na região. Assim, é possível pegar aruanã, piranha-preta, pirarucu, traíra e tucunaré.

2. Rio Paraguai

Esse rio está em um ecossistema muito famoso do Brasil — o Pantanal. O Rio Paraguai começa no Mato Grasso (MT) e atravessa o Mato Grasso do Sul (MS). Nessa extensão, abriga mais de 250 tipos de peixes, como dourado, jaú, pacu, piau, piranha e piraputanga.

De março a outubro é o período mais indicado para praticar a pesca e experienciar as diferentes paisagens naturais pantaneiras.

3. Rio São Francisco

Na verdade, esse rio nasce em Minas Gerais, mas vai em direção ao Nordeste, percorrendo vários estados brasileiros. Desse modo, é possível encontrar inúmeros pontos para a pesca esportiva. Um local de estrutura ótima é Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Nesse rio, mais de 150 espécies podem ser fisgadas. Entre março e outubro é o melhor momento para isso.

4. Rio Paraná

Um representante da região Sul, esse ponto se encontra na cidade de Foz do Iguaçu. No Rio Paraná, é possível percar bagre, barbado, jaú, lambari, pacu, piracanjuba, tucunaré, entre outros tipos de peixe. Além do rio, no mesmo município há o Lago de Itaipu, que contempla 16 outras cidades. Nele é possível fisgar dois tipos de tucunaré: o amarelo e o azul.

Como ser um pescador esportista?

Como em todo esporte, a pesca envolve alguns cuidados importantes. Um dos principais é respeitar a natureza e os animais, mantendo tudo limpo. Também é indispensável pesquisar equipamentos adequados para a atividade, não maltratar o peixe durante o confronto na vara, não deixar ele muito tempo fora da água e aprender como devolver corretamente à água.

Como você percebeu, existem locais para a pesca esportiva no Brasil em suas cinco regiões. Em tais ambientes, é fundamental respeitar o espaço e os animais, sem deixar lixo para trás nem machucar os bichos. Então, basta se preparar de maneira adequada para a prática, partir para fisgar alguns peixes e aproveitar diferentes paisagens naturais.

Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e mostre aos seus amigos as possibilidades de lugares para a pesca no Brasil.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!