cuidados ao viajar de avião

Confira os principais cuidados ao viajar de avião durante o período de pandemia

Se deixar de viajar não é uma opção, mesmo nesse momento de pandemia, não se preocupe, pois as viagens não estão totalmente proibidas. Mas há alguns cuidados ao viajar de avião que precisam ser levados em conta. Por isso, fique atento aos protocolos para manter você e todos ao seu redor em segurança.

A atenção vale para qualquer tipo de viagem — e até mesmo para locomoção dentro da própria cidade. E, certamente, quanto mais gente estiver envolvida, maior o número de itens a serem seguidos no protocolo de segurança, não é verdade? Assim, a Infraero tem adotado todas as recomendações feitas pela Anvisa nos aeroportos brasileiros.

É bom lembrar que as regras para voos internacionais estão bastante rígidas, além disso, muitas fronteiras ainda estão fechadas. Em certos casos é possível conseguir uma autorização especial e, inclusive, já tem países prevendo a reabertura para o turismo nos meses de junho, julho e agosto. Lembre-se de verificar todas essas informações quando fizer o planejamento para a sua próxima viagem.

Siga com a leitura e veja como viajar mantendo-se protegido!

Quais são os cuidados recomendados ao viajar de avião?

Usar máscaras durante o voo

Em um primeiro momento, a OMS (Organização Mundial da Saúde) indicava que apenas pessoas com sintomas de gripe deveriam utilizar a máscara. Porém, com o decorrer do tempo, percebeu-se que o risco de contágio diminui se todos nós fizermos uso quando em contato social. Afinal de contas, há pessoas assintomáticas, ou seja, foram infectadas mas não apresentam nenhum sintoma.

Higienizar as mãos constantemente

Lave as mãos com água e sabão sempre que puder. Opte pelo álcool em gel apenas quando a primeira opção não for possível. No caso do aeroporto, não é diferente. Se acontecer de tocar em maçanetas, corrimões ou em alguma máquina, higienize as mãos logo após o ocorrido. Claro que isso é válido principalmente antes de fazer refeições ou mesmo um lanche rápido.

Manter a distância de segurança

De acordo com a Anvisa, o correto é que seja mantida uma distância de 2 metros entre as pessoas. Para que tal distanciamento seja cumprido, as áreas do aeroporto que normalmente teriam possibilidade de aglomeração estão demarcadas com fitas adesivas em pisos e assentos. Ao caminhar, também é recomendado manter a distância mencionada.

Evitar passar as mãos no rosto

É muito comum o hábito de coçar olhos, boca e nariz. Entretanto, essas partes do corpo são um alvo fácil de contágio. Se for necessário tossir ou espirrar, retire a máscara, cobrindo nariz e boca com as mãos apenas se puder lavá-las imediatamente. Caso contrário, utilize o braço na altura do cotovelo. As roupas devem ser lavadas assim que você chegar ao destino.

Faça o check-in pelo aplicativo

Fazendo o check-in pelo aplicativo, diminui-se o tamanho das filas de atendimento e, portanto, a possibilidade de aglomeração. Da mesma forma, a máquina de autoatendimento deixa de ser utilizada, o que reduz o contato com objetos que outras pessoas possam ter tocado. Além do mais, o bilhete fica no dispositivo eletrônico, evitando que mais um resíduo seja gerado e contaminado.

Estamos vivendo uma situação muito diferente, é tudo muito novo. E mesmo que diversas informações estejam sendo repassadas, com muitas pesquisas e testes sendo realizados, a dúvida ainda é uma realidade. Sendo assim, precisamos pensar em prevenção. E tomar todos os cuidados ao viajar de avião é, no mínimo, uma gentileza social.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este post no Facebook e no Instagram para que mais pessoas possam também se proteger corretamente!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!