Os equipamentos para canoagem são extremamente importantes. Por se tratar de um esporte na natureza e que muitas vezes acontece em águas abertas, é fundamental estar protegido do meio ambiente e dos riscos de afogamento.
Para começar, é muito importante dizer que o uso de equipamentos de segurança na canoagem é obrigatório. Por mais que muitas pessoas se sintam seguras no mar, o esforço físico e as diferenças climáticas podem provocar um mal-estar, que pode afetar profundamente as capacidades físicas.
Além da parte de segurança, também é preciso informar que existem roupas e demais itens que facilitam bastante a vida do remador. Neste texto, você vai conhecer os 4 equipamentos mais importantes desse esporte. Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura!
1. Remo
O primeiro equipamento de qualquer modalidade da canoagem é o remo. Ele deve ser específico para seu esporte. Caso você esteja em um caiaque, o ideal é utilizar o remo com duas pontas. Entretanto, nada impede que sejam escolhidos modelos bipartidos ou até mesmo com uma única pá — tudo depende da técnica empregada e até mesmo do tipo de mar que o remador tem o interesse de atravessar.
É importante que o remo seja bem construído, resistente e com características bem sólidas. Remos flexíveis ou com pás frágeis podem ser um baita problema em alto-mar, por isso, cuidado na sua escolha.
2. Colete salva-vidas
O colete salva-vidas é imprescindível. Não importa qual seja a modalidade da canoagem (caiaque, canoa ou wake ski), em cada uma delas, o uso do colete é muito importante. Cada modalidade apresenta um colete apropriado, mas, via de regra, todos devem suportar seu peso corporal e estar com a validade em dia.
Opte por modelos com selo do INMETRO ou com certificação da Marinha do Brasil. Outra dica importante é prestar atenção no tipo de colete de acordo com a distância da costa brasileira. Normalmente, os coletes de Classe V são ideais para a maioria das situações e locais. Na dúvida, procure por mais informações.
3. Capacete
O capacete é um item que pode não ser obrigatório. No entanto, para quem praticará o rafting ou canionismo, esse equipamento protetor pode ser vital para sua segurança e sobrevivência no meio aquático.
Ao atravessar águas turbulentas, é preciso sempre estar preparado para uma queda ou choque inesperado. Ao cair na água, a cabeça precisa estar protegida, uma vez que a falta de consciência pode provocar um afogamento praticamente instantâneo.
Por isso, respeite o esporte e nunca se esqueça de seguir os protocolos de segurança: essa é a única maneira verdadeira de evitar riscos.
4. Roupas com proteção UV
Por fim, não se esqueça de que é importante estar vestido adequadamente. Especialmente em águas abertas (ou no alto-mar), a incidência solar pode ser bem mais forte e, por isso, é preciso estar bem protegido.
Atualmente existem vários tipos de vestimentas com proteção UV. Essa proteção é duradoura, não precisa ser reaplicada e não depende do protetor solar tradicional. Ainda assim, recomenda-se o uso do protetor nas áreas descobertas para que haja total segurança.
Esperamos que este texto tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre os equipamentos para canoagem. Ao sentir necessidade, você também pode utilizar bonés e óculos escuros para se proteger ainda mais. Com todos esses itens, você estará pronto para desbravar qualquer lugar que desejar. Boas remadas!
Gostou da postagem? Compartilhe-a nas redes sociais!