tipos de canoagem

Conheça quais são os tipos de canoagem e a diferença entre eles!

A canoagem é um esporte náutico de aventura praticado em pequenas embarcações do tipo canoa ou caiaque. A utilização de canoas — a princípio para o transporte — é milenar, e acabou se tornando também uma prática esportiva. Mas você conhece todos os tipos de canoagem?

Com diversão garantida, esse esporte conquistou aventureiros em suas diversas categorias e virou uma modalidade de gosto popular. Ainda, tornou-se olímpico em 1932 e, até os dias de hoje, atrai profissionais e entusiastas.

Quer saber sobre os principais tipos de canoagem e conhecer um pouco mais desse esporte que proporciona grandes emoções e aventuras? Continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto!

O que é canoagem e como surgiu?

A canoagem é praticada com o auxílio de remos e pode ser desenvolvida em diversos ambientes, por exemplo, rios, lagoas, mares e represas. Nesse sentido, cada local determina o tipo de equipamento necessário e o objetivo da atividade.

O uso de canoas para transporte e locomoção existe desde a pré-história e, com o aperfeiçoamento das habilidades, também há relatos de que eram utilizadas para competições. Nos Estados Unidos, desde 1829 é realizada a tradicional prova do remo entre as universidades de Oxford e Cambridge.

Entretanto, foi em 1936 que as modalidades de slalom e velocidade passaram a fazer parte das Olimpíadas. O esporte chegou ao Brasil em 1946 — com popularização nas décadas de 80 e 90 — sendo considerado naturalmente privilegiado pela variedade de rios, lagos e imensa costa litorânea.

Vale destacar que o Brasil tem um grande representante na modalidade velocidade nos Jogos Olímpicos. Isaquias Queiroz, que no Rio 2016 não apenas se tornou o grande nome da canoagem, mas da delegação brasileira. Atualmente, ele tem uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze.

A canoagem é emocionante, agradável e acessível a qualquer pessoa, pois, embora o preparo físico seja essencial, ninguém precisa ser um atleta profissional para iniciar na modalidade — mas certamente devem ser respeitadas as normas de segurança.

Existem modalidades diferentes de canoagem e a escolha se dá pela sintonia com o ambiente e o objetivo do praticante. Assim, aconselha-se aos iniciantes procurar locais com águas mais tranquilas para facilitar a adaptação à embarcação. Além disso, é interessante que a canoagem permite a prática em dupla, o que dá mais confiança e socialização.

 

Qual a diferença entre canoa e caiaque?

Muitas pessoas acham que canoa e caiaque são a mesma coisa, porém eles têm sutis diferenças que, para o praticante, é bom conhecer. Quando falamos em caiaque, trata-se de uma estrutura de barco fechada, como uma cabine para o praticante.

O remo dessa modalidade também é diferente da canoagem, o que exige uma técnica mais apurada do que a canoa em si. No caiaque, o navegador fica sentado, com as pernas esticadas.

Geralmente, da cintura para baixo, a estrutura do barco tem um tecido que cobre as pernas. Além disso, o remo tem pás nas duas extremidades. Portanto, ele é também mais rápido que a canoa e indicado para águas mais agitadas.

Já a canoa é um barco aberto, sendo utilizado o remo com apenas uma pá. Apesar de ser considerado até um meio de transporte, podendo carregar dezenas de pessoas, na prática esportiva costuma haver duas pessoas. A posição do navegador é sentada ou ajoelhada.

Agora que você já sabe a diferença, veja os tipos de canoagem e escolha o mais adequado para se aventurar!

 

Quais são os tipos de canoagem mais comuns?

Existem vários tipos de canoagem, então para quem está iniciando, é bom aprender para escolher o que mais agrada.

Canoagem de velocidade

É a mais popular e acessível das competições. Praticada em ambientes de águas calmas, normalmente, é disputada em canais grandes e é uma ótima oportunidade de competir com os amigos.

Nas Olimpíadas, as provas são de 500 e 1000 metros e podem ser levados de 2 a 4 canoístas a bordo da canoa. Para você que não ligou o nome à pessoa, essa é a modalidade na qual Isaquias Queiroz ficou conhecido e conquistou suas medalhas olímpicas.

Para ter mais velocidade, os canoístas costumam ficar ajoelhados na canoa e priorizam muito a força nos braços na preparação física.

Canoagem de slalom

Também modalidade olímpica, a principal característica é a descida de rios e corredeiras com fortes correntes e obstáculos. Nesse sentido, exige mais habilidade e prática do que velocidade, mas não deixa de ser emocionante.

Nas Olimpíadas, a disputa funciona assim: passar por entre 18 a 25 obstáculos colocados na descida do rio, sem esbarrar em nenhum. Além disso, tem de descer o mais rápido possível!

Canoagem Va’a

Originado do triângulo polinésio, a canoagem Va’a, também conhecida como canoagem havaiana, é praticada de forma individual, em duplas, trios e até por 6 remadores com uma espécie de flutuador lateral. O esporte destaca o trabalho e a sincronia da equipe.

Essa modalidade seria para os amantes da canoagem antiga, porque remete muito à história do Havaí, Nova Zelândia e do Taiti. Além disso, trata-se de uma prática mais difícil de se encontrar no Brasil.

Canoagem maratona

Como o próprio nome já diz, nessa modalidade, os percursos são mais longos e exigem maior preparo físico, esforço e resistência. Mas é bem parecida com a canoagem de velocidade — a diferença é que as canoas da modalidade de maratona são mais leves.

Ainda, é indicada para ser feita em águas mais tranquilas, como rios, com percursos que podem durar até quatro horas!

Canoagem freestyle

Modalidade mais recente entre os tipos de canoagem, a canoagem freestyle consiste na prática de movimentos e manobras livres na onda ou descida de um rio. Geralmente, o caiaque é menor e a categoria também exige habilidade e muito treino, mas independente dos resultados, a diversão é certa.

Caiaque polo

Imagine um polo aquático com canoas! Se você conseguiu imaginar a cena, essa é a modalidade caiaque polo. Com cinco canoístas em cada time, a meta é fazer gol na equipe adversária. O praticante pode passar a bola e acertar o gol com o remo ou a mão.

Caiaque surf

Sim! Um dos tipos de canoagem também é pegar onda! Alguns designs de embarcações possibilitam que o condutor consiga surfar. Essa prática surgiu com outra intenção, com salvadores para resgatar nadadores em praias na África do Sul e na Austrália. Por causa disso, a moda pegou e várias pessoas começaram a praticar.

Agora, não importa a modalidade que você vai escolher para praticar. O certo é que é preciso ter um bom condicionamento físico. Logo, antes de se aventurar, certifique-se de que o corpo e o organismo estão aptos ao tipo de esporte escolhido.

A canoagem tem seus perigos, como estar no meio de um rio ou mar, muitas vezes, sozinho. Então, é preciso ter ciência de que você está bem preparado fisicamente e sempre avisar amigos ou familiares onde estará praticando o esporte.

 

Quais os itens de segurança?

Se você vai praticar algum tipo de canoagem, não deve se esquecer dos itens de segurança. Por mais que as águas sejam calmas, esse esporte é de aventura e, dependendo da modalidade, é radical. Assim, para a sua proteção, você deve utilizar:

  • capacete;
  • colete salva-vidas;
  • apito;
  • luz de navegação (caso saía à noite);
  • protetor solar;
  • corda no remo.

Além da segurança, o praticante também deve estar vestindo roupas confortáveis. Seja no frio ou no calor, saber escolher os itens fará toda a diferença durante o seu exercício físico. Portanto, para se proteger do calor, por exemplo, uma boa opção é colocar um manguito freezer nos braços. Ele não só refresca se você molhá-lo, como também protege do sol.

Agora, para não ter insolação, cobrir a cabeça é vital! Por isso, o chapéu chamado Coolhead, traz um resfriamento ativado pelo próprio suor, além de proteger a nuca e as orelhas.

Ainda, ter um tênis confortável e à prova d’água faz toda a diferença para praticar qualquer tipo de canoagem. Nesse sentido, opte por um com amarração fácil e segura, desse modo, caso caia com o pé na água, ele não sairá fácil. Para finalizar, ter uma jaqueta impermeável ajuda a proteger do vento e do frio.

 

Quais os benefícios da canoagem?

Assim como todos os esportes, a canoagem também traz benefícios para o corpo e para a mente de quem pratica. Na questão física, remar fortalece os braços e também a musculatura da coluna, além de melhorar a questão aeróbica.

Além disso, a pessoa ganha mais equilíbrio, principalmente para manter a embarcação na direção certa. Outro ponto importante é a confiança, já que é um esporte de aventura e fará a pessoa superar seus limites.

Ainda, por poder ser praticada por duas ou mais pessoas, a canoagem melhora a socialização e cria o espírito de trabalhar em equipe. Para finalizar os benefícios, a canoagem faz bem para a mente, já que é um esporte praticado em contato com a natureza, próximo da água e do ar puro.

 

Quais as dicas para quem está começando?

Em primeiro lugar, é importante o praticante saber se tem condições físicas de realizar a canoagem. Logo, fazer uma avaliação, ou seja, um check-up, é essencial não só para esse esporte, mas para qualquer outro.

Além disso, falando especificamente da canoagem, é vital a pessoa saber nadar. Em um esporte em contato com a água, torna-se perigoso não dominar as técnicas básicas de natação, caso a embarcação vire.

Ademais, o iniciante na modalidade precisa começar a praticar em águas mais calmas, uma vez que ainda não domina todas as técnicas da canoagem. Com tempo e experiência, a pessoa poderá se aventurar em águas mais agitadas. Aliás, treinar a técnica fora da água ajuda bastante, com o equilíbrio na canoagem e a parte motora da remada.

Ainda, o praticante deve se preparar e se informar ao máximo sobre o esporte e nunca abrir mão de equipamentos de segurança, para o clima e para o esporte, além de kits de emergências.

Existem várias opções de canoas e caiaques, por isso é fundamental saber qual a modalidade de interesse para utilizar um equipamento de qualidade e garantir a prática como hobby ou competição, sem surpresas e contratempos.

 

Canoagem é aventura!

Agora que você já sabe sobre esse esporte de aventura e conhece os tipos de canoagem, é só chamar os amigos e partir para a água. Opções não faltam para se divertir e curtir momentos incríveis.

Gostou do post? Então, não deixe de seguir as nossas redes sociais para ver mais conteúdos assim. Estamos no Facebook e no Instagram!

 

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!