tipos de canoagem

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Conheça quais são os tipos de canoagem e a diferença entre eles!

A canoagem é um esporte náutico de aventura praticado em pequenas embarcações do tipo canoas ou caiaques. A utilização de canoas — a princípio para o transporte — é milenar, e acabou se tornando também uma prática esportiva.

Com diversão garantida, a canoagem conquistou aventureiros em suas diversas categorias e virou um esporte de gosto popular. Tonou-se modalidade olímpica em 1932 e, até os dias de hoje, atrai profissionais e entusiastas.

Quer saber sobre os principais tipos de canoagem e conhecer um pouco mais desse esporte que proporciona grandes emoções e aventuras? Continue a leitura do post e fique por dentro do assunto!

O que é canoagem e como surgiu?

A canoagem é praticada com o auxílio de remos e pode ser desenvolvida em diversos ambientes, como rios, lagoas, mares e represas. Cada ambiente determina o tipo de equipamento necessário e o objetivo da atividade.

O uso de canoas para transporte e locomoção existe desde a pré-história e, com o aperfeiçoamento das habilidades, também há relatos de que eram utilizadas para competições. Nos EUA, desde 1829 é realizada a tradicional prova do remo entre as universidades de Oxford e Cambridge.

Em 1936, as modalidades de slalom e velocidade passaram a fazer parte das Olimpíadas. O esporte chegou ao Brasil em 1946 — com popularização nas décadas de 80 e 90 —, sendo considerado naturalmente privilegiado pela variedade de rios, lagos e imensa costa litorânea.

A canoagem é emocionante, agradável e acessível a qualquer pessoa, pois, embora o preparo físico seja essencial, ninguém precisa ser um atleta profissional para iniciar na canoagem — desde que sejam respeitadas as normas de segurança.

Existem modalidades diferentes de canoagem e a escolha se dá pela sintonia com o ambiente e o objetivo do praticante. Aconselha-se aos iniciantes procurar locais com águas mais tranquilas para facilitar a adaptação à embarcação.

Quais são os tipos de canoagem mais comuns?

Escolha o tipo mais adequado para se aventurar!

Canoagem de velocidade

É a mais popular e acessível das competições. Praticada em ambientes de águas calmas, geralmente é disputada em canais grandes e é uma ótima oportunidade de competir com os amigos. Nas Olimpíadas, as provas são de 500 e 1000 metros e podem ser levados de 2 a 4 canoístas a bordo da canoa.

Canoagem de slalom

Também modalidade olímpica, a principal característica é a descida de rios e corredeiras com fortes correntes e obstáculos. Exige mais habilidade e prática, mas é emocionante.

Canoagem Va’a

Originado do triângulo polinésio, a canoagem Va’a, também conhecida como canoagem havaiana, é praticada de forma individual, em duplas, trios e até por 6 remadores com uma espécie de flutuador lateral. O esporte destaca o trabalho e a sincronia da equipe.

Canoagem maratona

Nesta modalidade, os percursos são mais longos e exigem maior preparo físico, esforço e resistência. É bem parecida com a canoagem de velocidade — a diferença é que as canoas da modalidade de maratona são mais leves.

Canoagem freestyle

Modalidade mais recente entre os tipos de canoagem, consiste na prática de movimentos e manobras livres na onda ou descida de um rio. Geralmente o caiaque é menor e a categoria também exige habilidade e muito treino e, independentemente dos resultados, a diversão é certa.

É importantíssimo se preocupar em ter um condicionamento físico bom para praticar qualquer tipo de atividade, e com a canoagem não é diferente. Antes de se aventurar, certifique-se de que o corpo e o organismo estão aptos ao tipo de esporte escolhido.

O praticante deve se preparar e se informar ao máximo sobre o esporte e nunca abrir mão de equipamentos de segurança como capacete, colete salva-vidas, roupas adequadas — jaquetas impermeáveis e calçados com boa drenagem de água — para o clima e para o esporte, além de kits para emergências.

Existem várias opções de canoas e caiaques, por isso é fundamental saber qual a modalidade de interesse para utilizar um equipamento de qualidade e garantir a prática como hobby ou competição, sem surpresas e contratempos.

Agora que você já sabe sobre esse emocionante esporte radical e conhece os tipos de canoagem, é só chamar os amigos e partir para a aventura. Opções não faltam para se divertir e curtir momentos incríveis.

Se você gostou desde post e deseja saber mais sobre assuntos de esporte e aventura, não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram. Fique por dentro e confira matérias exclusivas!