camiseta com proteção solar

Camiseta com proteção solar: saiba como funciona e como escolher!

A camiseta com proteção solar foi um dos grandes avanços do setor têxtil que beneficiou a indústria de roupas esportivas. Como todos sabemos, os raios solares em excesso são nocivos, podendo provocar inúmeras complicações de saúde, como câncer de pele ou outras alterações dermatológicas, a exemplo do melasma.

Além dessas complicações, as típicas queimaduras de sol são outro fator que gera desconforto e até mesmo pode impedir o indivíduo de praticar esportes de longa duração, o que é contraproducente para atletas e pessoas que desejam passar mais tempo ao ar livre.

A camiseta com proteção solar foi criada justamente para contornar esses problemas, garantir conforto e bem-estar para aqueles que estão em busca de mais saúde ou de aventuras no meio ambiente. Portanto, seu uso é mais do que recomendado.

Neste post, falamos mais sobre como essas roupas são eficazes para quem deseja se proteger dos efeitos nocivos do sol e também explicamos como escolher e cuidar desse tipo de vestimenta. Confira!

O que é roupa com proteção solar e para que serve?

A roupa com proteção solar nada mais é que uma vestimenta comum que foi projetada com a principal intenção de impedir ou reduzir a incidência dos raios solares sobre a pele.

Aqui na Columbia, nossos produtos com duas tecnologias proprietárias que protegem contra ação dos raios UVA e UVB, que são os dois tipos mais nocivos, responsáveis por causar queimação, envelhecimento precoce e câncer de pele.

Como o próprio nome sugere, essas roupas possuem intenção semelhante à de um protetor solar tradicional, que é garantir a saúde da pele e o conforto mesmo em temperaturas mais altas e período de maior incidência de sol.

Falando mais sobre as tecnologias supracitadas, nós possuímos a Omni-Shade e Omni-Shade Sun Deflector. Ambas funcionam de forma semelhante, fazendo com que os raios solares sejam dispersados para o ambiente e não absorvidos pela pele, fazendo com que os raios UVA e UBV não tenham qualquer ação negativa no organismo do indivíduo que está exposto a luz solar.

Na Omni-Shade Deflector, o tecido apresenta pequenas estruturas que fazem esse redirecionamento dos raios ultravioleta. No caso da Omni-Shade, uma malha fechada especialmente projetada faz essa absorção e dispersão. Ambas são eficazes e garantem sua proteção.

Qual a diferença entre FPS e FPU?

O FPS é uma métrica mais presente em cremes e loções protetoras contra a incidência de luz solar. Normalmente, a principal função desses produtos é impedir queimaduras na pele, causados pelos raios UVB.

Já o FPU é responsável por impedir a ação dos raios ultravioleta em sua totalidade, fazendo com que os raios UVA e UVB percam sua ação danosa sobre a pele protegida — incluindo, além das queimaduras, menores riscos para desenvolvimento de câncer de pele, envelhecimento precoce e outras comorbidades.

Vale ressaltar que o protetor solar ajuda a proteger quem quer se bronzear, enquanto as roupas com FPU bloqueiam a área coberta por completo dessas alterações estéticas.

Por fim, entenda que o FPS é uma métrica voltada para loções e outros cremes dermatológicos. Entretanto, alguns fabricantes utilizam esse termo em suas roupas por conta da sua familiaridade e, por isso, é importante ficar atento aos produtos e à tecnologia de cada fornecedor.

Como escolher uma camiseta com proteção solar?

Para escolher uma camiseta apropriada é preciso, em primeiro lugar, procurar pelo FPU que você deseja. Esse número está diretamente relacionado com a capacidade de fotoproteção do produto.

As roupas produzidas pela Columbia apresentam FPU 20 a 50, o suficiente para garantir a redução quase completa da incidência dos raios ultravioleta sobre a pele. Contudo, deve ser ressaltado que, quanto maior o FPU, maior a garantia de proteção e segurança para permanecer sob o sol por maiores períodos de tempo, portanto, a opção com FPU 50 é apropriada para quem passará o dia inteiro ao ar livre com atividades com incidência direta da luz solar, especialmente em climas mais quentes.

Além dessa métrica, deve-se escolher o modelo apropriado para sua atividade. Lembrando que as camisetas de manga curta, apesar de mais frescas para dias bastante ensolarados, protegem somente a área coberta, enquanto camisetas de manga longa (ou camisas) apresentam maior área de proteção, sendo ideais para locais em que a exposição solar é mais intensa e contínua.

Como prolongar a vida útil desse tipo de roupa?

A vida útil desse tipo de roupa é praticamente a mesma de uma outra vestimenta convencional. Basta lavar o material com sabão neutro, água em temperatura ambiente e deixar secando na sombra para garantir maior a integridade do tecido.

Como as roupas da Columbia apresentam materiais sintéticos, a proteção solar e a durabilidade tende a ser ainda maior, mas os cuidados e a manutenção são exatamente os mesmos. Basta lavar com delicadeza e da forma apropriada para garantir a integridade do tecido. Enquanto íntegro, a proteção permanece da maneira como foi projetada.

Quando é preciso descartar as peças?

Normalmente só se descarta uma camiseta de proteção solar — ou qualquer outra peça de roupa com as mesmas características — quando sofre algum tipo de dano irreversível, como grandes rasgos e furos.

Por isso, salientamos mais uma vez que as roupas sejam lavadas com delicadeza e, principalmente, seguindo as orientações da etiqueta, pois cada modelo ou tecido pode ter suas particularidades em relação ao modo de limpeza. Seguindo isso, não há como perder a peça.

As peças da Columbia apresentam alta durabilidade e dificilmente sofrem alterações após lavagens, como encolhimento e demais particularidades que são comuns de outras marcas que empregam menos tecnologia e produtos de qualidade no momento da confecção.

O que usar: roupa com proteção solar ou protetor solar?

O ideal é utilizar os dois. A roupa com proteção solar, na maior parte dos casos, não protege o corpo em sua totalidade. Por isso, a utilização do protetor solar ainda é importante nos braços, rosto e demais partes expostas ao sol. Lembrando que as pernas também devem estar protegidas e, por isso, é recomendada a busca por calças que também tenham a mesma tecnologia que as outras vestimentas que mencionamos até aqui. Para quem interesse, saiba que nós possuímos vários modelos na nossa loja virtual que são excelentes para os mais variados tipos de situação.

Em suma, o apropriado é ter todas as partes do corpo com algum tipo de proteção, especialmente quando a atividade ao ar livre perdura por longas horas em incidência direta de luz solar.

Também é importante dizer que as roupas costumam trazer maior segurança, já que barram também os raios UVA, os maiores responsáveis pelo câncer de pele e envelhecimento precoce, enquanto os raios UVB são os principais causadores das queimaduras.

Onde comprar roupas com proteção solar? 

As roupas com proteção solar podem ser adquiridas na loja física ou virtual da Columbia. Temos uma ampla seleção de produtos com nossa tecnologia proprietária, chamada Omni-Shade™. Nossos produtos protegem tanto dos raios UVA quanto UVB e são aprovados pela Skin Cancer Foundation, órgão norte-americano destinado à pesquisa e à promoção de materiais e medidas educativas contra o câncer de pele.

Na nossa loja você encontra não apenas camiseta com proteção solar mas também outras peças de roupa destinadas para as mais variadas atividades, temperaturas e ambientes.

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e faça com que mais pessoas entendam como se proteger dos raios solares!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!