Melhorar a resistência na corrida exige certo treinamento. Não basta calçar o tênis e ir para seu percurso de uma vez. A maior parte das pessoas que iniciam no esporte sentem dificuldade, ficam ofegantes e sentem algumas dores espalhadas pelo corpo.
Inclusive, é exatamente nessa fase que a maioria desiste. Elas imaginam que correr é muito difícil e que não tem jeito de gostar desse esporte, que apesar de muito saudável, é muito desafiador para quem nunca teve contato com atividade física.
Nesta postagem, falaremos como você pode melhorar seu condicionamento física para correr distâncias maiores cada vez mais rápido. Se você tem interesse e deseja melhorar sua performance, recomendamos que continue sua leitura até o final. Pronto? Vamos em frente!
Qual a importância de ter um bom condicionamento físico?
Antes de entrarmos na parte prática, é importante que você entenda que o condicionamento físico é muito importante para sua saúde. Independentemente da idade, ter um corpo atlético é sinônimo de bem-estar.
Quando não nos exercitamos e vivemos no sedentarismo, passamos a ter chance aumentada para vários tipos de doença. Diabetes e hipertensão são duas das mais comuns, mas também podemos citar a osteoporose e até mesmo a depressão.
Quando você corre regularmente, você consegue fortalecer vários grupos musculares (especialmente dos membros inferiores), diminuir a pressão arterial, a frequência cardíaca em repouso e até mesmo a chance para várias comorbidades.
É importante dizer que quem se exercita regularmente também costuma melhorar o humor. Portanto, não há melhor “remédio” que a atividade física, especialmente quando combinada a uma boa alimentação.
Como progredir na corrida?
Progredir na corrida não é difícil. Basta respeitar seus limites. A maioria das pessoas se sentem mal correndo porque dão um salto maior do que conseguem naquele momento. Por isso, o importante é iniciar com cuidado.
Primeiro, tente correr em um rimo confortável, bem leve e que você consiga falar sem se sentir muito ofegante. Por mais lento que pareça, essa é a sua “velocidade de cruzeiro”. É nela que você deve permanecer na maior parte do tempo.
Para algumas pessoas isso pode parecer um trote, para outras, uma corrida mais lenta. Essa diferença não importa, desde que você consiga manter a atividade por alguns minutos. Caso você sinta cansaço, caminhe por mais alguns minutos e em seguida volte a correr.
Entenda o que é o treinamento intervalado
Esse é um dos métodos mais eficazes para melhorar o condicionamento físico, mas, normalmente ele é aplicado com muita intensidade. Para quem está começando, essa intensidade mais alta não é recomendada.
Para quem busca um protocolo simples e de fácil aplicação: trotar por cinco minutos e fazer o descanso ativo por mais cinco minutos pode ser muito eficaz. Ao longo do tempo, você pode aumentar a intensidade para um minuto correndo e um minuto descansando, caminhando ou trotando.
Apesar disso, vá devagar e respeite seus limites, especialmente se sua corrida em montanhas, em terreno irregular. Locais com desníveis exigem mais da musculatura e aqueles que não estão preparados podem se lesionar.
Qual a frequência de treino ideal?
Para quem vai praticar somente a corrida, uma boa frequência de treino para começar é a de três vezes na semana. Atletas mais avançados podem até correr seis vezes na semana, desde que tirem um dia de descanso e alternem a intensidade dos seus treinos.
Para resolver essas questões com maior facilidade é importante contar com um profissional da educação física. Ele conseguirá avaliar suas particularidades e montar um treino específico para seus objetivos, sejam eles o esporte recreativo ou até mesmo uma competição.
Não se esqueça de utilizar roupas esportivas e acessórios como bonés e óculos escuros para se proteger do sol. O tênis também deve ser apropriado para a modalidade e em boas condições. Se você busca melhorar a resistência na corrida, todas essas dicas ajudarão no seu progresso.
Gostou da postagem? Faça a leitura complementar do nosso conteúdo sobre performance física e saiba mais sobre condicionamento físico!