Como aumentar a performance esportiva? Explicamos em 7 dicas!

Quem faz atividades físicas sempre está de olho na evolução. Afinal, sempre é preciso melhorar os índices, ganhando mais resistência e motivação. Assim, quem almeja um avanço na performance esportiva precisa colocar em prática atitudes que vão impactar em ganhos tanto na saúde quanto no desenvolvimento da modalidade escolhida.

Para você adquirir resultados mais audaciosos, podendo alçar novos voos, como a conclusão de uma maratona ou até mesmo aquela corrida de montanha que sempre sonhou, elaboramos este post com 7 dicas que certamente ajudarão você a alcançar suas metas e objetivos. Quer sair da zona de conforto? Então venha com a gente!

Descubra a importância da performance esportiva

É importante, em um primeiro momento, explicar como a performance esportiva contribui para aumentar a motivação, ponto chave para você obter cada vez mais estímulos em seu esporte preferido.

De uma maneira geral, tudo na vida necessita de avanços para trazer novos desafios; com as atividades físicas, não é diferente. Aliás, quem corre e fica estagnado nos 5 km jamais saberá como é satisfatório concluir uma maratona de 25 km. Como chegar lá? Investindo em hábitos que vão impactar positivamente na melhora da sua performance esportiva.

Além disso, estabelecer metas mais audaciosas traz ganhos em todos os sentidos, como manutenção do peso ideal, fortalecimento muscular, aumento da resistência e melhora da circulação sanguínea. Isso sem falar nos ganhos na disposição, humor e bem-estar.

Conheça 7 dicas essenciais para melhorar a sua performance esportiva

Após conhecer os ganhos obtidos por meio da performance esportiva, vamos agora às dicas que selecionamos especialmente para você!

1. Estabeleça metas reais

Se você começou a correr hoje e já almeja chegar aos 10 km no mês que vem, tenha cuidado! A performance esportiva necessita de tempo e da adaptação do organismo para você não sofrer lesões ou até mesmo a tão temida fadiga.

Por isso, a primeira dica é estabelecer metas reais, dentro dos seus limites. Dessa forma, você não vai correr o risco de se desestimular ou se frustrar pelo fato de não atingir determinado objetivo.

Sendo assim, vá aumentando as suas metas de acordo com cada conquista, sempre em uma escala evolutiva que esteja alinhada com os seus treinos. Trata-se de uma atitude que traz excelentes resultados, pois você estará evoluindo naturalmente e dentro dos seus padrões físico e mental.

2. Tenha foco

Nenhuma conquista é possível sem foco. Nas atividades físicas, ele precisa ser ainda mais evidenciado. Isso porque se você não se concentrar adequadamente, dificilmente dará continuidade à modalidade.

Para evoluir, também é extremamente importante focar nos treinos, aumentando as cargas assim que o corpo se acostumar. Além disso, o foco ajuda na disciplina, sendo um companheiro fundamental na busca pela performance esportiva.

3. Invista em uma alimentação balanceada

A alimentação é o combustível para dar aquele gás para a prática de atividades físicas. Quem não segue uma dieta balanceada geralmente fica sem vontade ou chega até mesmo a passar mal nos treinos.

Diante de tantas opções no cardápio, a dica é sempre contar com uma ajuda profissional. Faça uma consulta com um nutricionista ou endocrinologista e monte um cardápio de acordo com o seu biotipo. Isso porque seguir dietas divulgadas em redes sociais ou que não estejam elaboradas para o seu organismo pode gerar problemas sérios de saúde.

Além disso, as pessoas que realizam atividades anaeróbicas precisam de alimentos diferentes de quem prefere esportes aeróbicos. Portanto, o acompanhamento profissional é essencial. Agora, o que sempre é bem-vindo nas refeições são frutas, legumes, verduras, carboidratos e proteínas. Também beba sempre muita água!

4. Conte com equipamentos de qualidade

A performance esportiva também é um reflexo de equipamentos de qualidade. Para quem corre, por exemplo, um tênis confortável e desenvolvido exclusivamente para a atividade é fundamental.

Atualmente, existem as roupas inteligentes que absorvem com mais eficácia o suor e protegem a pele dos raios ultravioletas (UV), sendo confortáveis e funcionais. Essas roupas regulam inclusive a temperatura corporal.

As jaquetas impermeáveis também auxiliam em dias de frio ou chuva, principalmente para os amantes de esportes ao ar livre. Com equipamentos de qualidade, você terá boa proteção e um corpo mais leve; por isso, trata-se de um investimento fundamental na busca pela performance esportiva.

5. Invista em uma boa noite de sono

Dormir bem é importante não só para a prática esportiva como também para todas as atividades do dia a dia. O corpo precisa de repouso, fazendo com que o cérebro encare com mais naturalidade os desafios de uma performance esportiva mais evolutiva.

Além disso, ao dormir bem, você conseguirá ter mais fôlego, uma respiração adequada, assim como mais estímulo para melhorar suas metas.

6. Conte com uma equipe multidisciplinar

Apesar de já termos citado a necessidade de um nutricionista na busca por uma dieta balanceada, quem tem foco na melhora da performance esportiva precisa ir bem além. O ideal é contar com uma equipe multidisciplinar, com educador físico, fisioterapeuta, nutricionista ou nutrólogo e um médico para um check-up.

É importante sempre fazer um acompanhamento dos resultados para obter uma análise bem apurada dos avanços ou do que é preciso melhorar. A presença de profissionais ajuda nessa jornada, trazendo mais motivação e segurança.

7. Cuide da sua mente

O equilíbrio na saúde é uma junção entre corpo e mente. Ao investir em sua performance esportiva, nada melhor do que alimentar pensamentos positivos, mantendo o foco no autodesenvolvimento.

Caso você esteja se sentindo só, busque uma companhia nos treinamentos. Evite pensar muito e tente relaxar o máximo possível. Dessa maneira, certamente os resultados aparecerão, contribuindo para o estabelecimento de metas cada vez mais audaciosas.

Cuidar da mente também é sinônimo de boas atitudes. Um exemplo é evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas. Lembre-se sempre que o seu corpo é o seu templo e merece o devido respeito.

Seguindo as nossas dicas e investindo em equipamentos de qualidade, como as roupas, tênis, bonés e bermudas da Columbia, certamente a sua performance esportiva estará com uma boa evolução, fazendo com que você tenha orgulho dos resultados obtidos.

E aí, se interessou em adquirir equipamentos que auxiliem na performance esportiva? Então conheça o que a Columbia tem a oferecer!

Powered by Rock Convert

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!