Não perca as 7 melhores trilhas do mundo para praticar trekking

Não perca as 7 melhores trilhas do mundo para praticar trekking

Não há número limite de viagens para quem gosta de aventura. A cada ano, aumenta a vontade de conhecer novos destinos para praticar algum esporte e, ao mesmo tempo, desfrutar das incríveis paisagens que cada país reserva. Inclusive, se tem uma modalidade que permite unir tudo isso é o trekking, principalmente quando feito nas melhores trilhas do mundo.

Trata-se de uma atividade física aeróbica que consiste em percorrer trajetos naturais a pé. É um tipo de caminhada utilizada como forma de lazer ou até mesmo em competições. Independentemente do objetivo, é fato que o praticante sempre terá benefício duplo ao movimentar o corpo e garantir maior contato com a natureza.

Para quem tem interesse no trekking, listamos as 7 melhores trilhas do mundo neste artigo. Acompanhe você também e descubra quais regiões merecem ser exploradas!

1. Vulcão Arenal em La Fortuna, Costa Rica

Localizada dentro do Parque Nacional Volcán Arenal, a aproximadamente 130 km da capital da Costa Rica, essa trilha pode ser percorrida em torno de duas horas. É ideal para quem gosta de viver situações inesperadas, já que o tempo na região pode mudar repentinamente.

Não é considerada uma caminhada difícil, mas o clima úmido combinado com a subida até o vulcão — que tem 1600 m de altura! — pedem bastante fôlego. Ao longo do percurso, você poderá se encantar com a flora nativa e diversas espécies de pássaros que vivem na região. Se desejar uma pausa para refrescar, tem a possibilidade de mergulhar na Cachoeira do Rio Fortuna, uma queda d’água de 70 m sobre rochas vulcânicas.

2. Trilha Inca até Machu Picchu, Peru

Que tal praticar trekking em um dos caminhos mais famosos do Peru? Ao longo da antiga trilha aberta pelos incas, você encontrará inúmeras maravilhas: florestas altas, ruínas, montanhas congeladas e penhascos cobertos por pedras e vegetação nativa. De quebra, estará cada vez mais perto do incrível Vale Sagrado de Machu Picchu.

O melhor mês para visitar a região é julho, por se tratar de uma época seca e sem chuva. O trajeto clássico tem 45 km e dura em torno de quatro dias — é preciso reservar a atividade com 3 meses de antecedência devido ao grande número de visitantes. Para os iniciantes na caminhada, há percursos mais curtos que podem ser feitos em dois dias.

3. Cáucasos, Rússia

As cadeias de montanhas localizadas entre o Mar Cáspio e o Mar Negro atraem cada vez mais turistas em busca de aventuras. Boa parte das trilhas começa na cidade de Mineralnye Vody e passa pelo pé de uma cordilheira, de onde é possível observar o Monte Elbrus, um vulcão extinto conhecido por seus dois cumes nevados.

Não é fácil conquistar o topo das montanhas, que exigem preparo físico para enfrentar as distâncias e diferentes altitudes. Mas vale a pena o esforço, afinal, você estará percorrendo caminhos em meio à natureza exuberante da região do Cáucaso, composta por cascatas e belas florestas de pinheiros.

4. Caminho da Morte em Monte Huashan, China

Essa não é apenas uma das melhores trilhas do mundo, como também uma das mais perigosas. Localizada no Monte Huashan, foi construída por monges alpinistas e é repleta de subidas totalmente verticais, escadas e pontes feitas de madeira. Em alguns trechos, o visitante precisa se apoiar em cabos de aço fixados nas paredes de pedra.

Se você tem muita coragem, gosta da adrenalina de encarar precipícios e não sofre com medo de altura, talvez seja o destino ideal para viver uma experiência que poucas pessoas terão na vida. A rota mais popular tem 6 km e parte da aldeia de Huashan até chegar ao pico do monte, que abriga um templo Taoista.

5. The Narrows, Estados Unidos

O caminho, que intercala águas rasas e trechos do rio Virgin, é percorrido entre os cânions do Zion National Park, em Utah (EUA). Além de belíssimas formações rochosas, os visitantes deparam-se com jardins suspensos, grutas de arenito e fontes naturais.

The Narrows costuma ser completada em 10 ou 12 horas, mas é possível adaptar o trajeto para que fique mais curto. A corrente de água que cobre a rota é rápida e tem pedras bastante escorregadias, o que exige atenção e muito equilíbrio. É recomendado o uso de roupas esportivas e de calçados impermeáveis para proteger a pele da umidade e do frio.

6. Glaciar Baltoro e K2, Paquistão

Se você está se preparando para um passeio de longa duração, talvez esse seja o lugar ideal. A trilha sobre o Glaciar Baltoro leva até 15 dias e tem seu fim no K2, um dos picos mais altos do mundo. O caminho começa em rios gelados e passa por montanhas de granito com mais de 6 mil metros de altura.

Nesse maravilhoso destino do Paquistão, você percorrerá corredores de gelo e verá formas incríveis causadas pela erosão. Cada parada nos acampamentos deve ser aproveitada para a recarga das energias, afinal, é um longo trajeto até o topo.

7. Campo Base do Monte Everest, Nepal

Se escalar o Monte Everest ainda não está em seus planos, que tal caminhar até o pé da montanha mais alta do mundo? Pouca gente sabe, mas o trajeto até a base do monte também pode ser desafiador e proporcionar grandes aventuras. Inclusive, é um dos percursos mais procurados por quem visita o Nepal.

A trilha começa em Lukla, no Himalaia, e dura alguns dias até chegar ao Campo Base. As subidas fora da rota são comuns para garantir a aclimatação. No fim, cada paisagem vale a visita: montanhas nevadas, vilarejos com construções rústicas e trechos vegetados que rendem belas fotos.

Como pôde ver, são muitas opções de destinos para visitar. Em qualquer lugar que você for, precisará levar os itens básicos para a prática do trekking. São eles mochila (para levar mantimentos), cantil, lanterna, bússola e kit de primeiros socorros.

Além dos equipamentos, providencie vestimentas adequadas para o clima de cada região. As peças básicas incluem calças e blusas de tecidos sintéticos, jaqueta com isolamento térmico, par de luvas, calçado impermeável, meia fina e meia grossa, chapéu ou boné.

Agora você já sabe como se preparar para diferentes trajetos e pode escolher alguma das melhores trilhas do mundo para praticar trekking. Basta fazer as malas e partir rumo à próxima aventura!

Curtiu nossas sugestões? Se você acredita que outras pessoas também poderão ter interesse na lista que elaboramos, compartilhe este post em suas principais redes sociais!

Powered by Rock Convert

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!