Você sabe quais são as trilhas mais difíceis do Brasil? Muitas pessoas procuram por aventuras e novas experiências. Nesse contexto, as trilhas são uma ótima ideia nesse contexto.
Vale destacar que o Brasil conta com várias paisagens maravilhosas em diferentes regiões do país. Dessa maneira, há muitos locais pelos quais você vai ter a oportunidade de ir às trilhas.
Imagino que esteja interessado em saber mais sobre esse assunto. Pensando nisso, neste conteúdo vamos destacar as principais trilhas existentes do Brasil e as particularidades de cada uma. Continue com a gente.
Quais são as trilhas mais difíceis do Brasil?
O conhecimento das trilhas mais difíceis do Brasil vai te ajudar a aproveitá-las melhor, a viver boas aventuras e também a desfrutar das belas paisagens presentes nas regiões. Existem, portanto, vários locais pelas quais você pode explorar. Abordaremos sobre eles logo na sequência do conteúdo.
Travessia da Serra Fina (MG)
Localizada na Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, a travessia da Serra Fina é uma das principais travessias e uma das mais difíceis do Brasil. Isso acontece porque a travessia exige bom preparo físico. Por outro lado, as serras presentes no Sul de Minas Gerais proporcionam belas paisagens.
Dedo de Deus (RJ)
Localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Dedo de Deus é um dos mais belos mirantes do país. O mirante Dedo de Deus local conta com uma visão privilegiada devido as altas altitudes. Também vale muito a pena acompanhar o nascer do sol na região, pois se trata de uma das principais atrações do local.
Pico da Bandeira (ES)
O pico da Bandeira é o ponto mais alto do Estado do Espírito Santo e de todo o Sudeste brasileiro. Trata-se também do terceiro ponto com maior altitude do país com 2.891 metros.
Desse modo, o pico da Bandeira exige alto preparo físico por parte das pessoas interessadas em fazer trilhas. Em compensação, nos pontos mais altos você vai ter a oportunidade de curtir belas paisagens e de ver as belas montanhas presentes na região.
Monte Roraima (RO)
Localizado na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, o Monte Roraima é uma das trilhas mais difíceis em solo brasileiro e sul-americano. O Monte Roraima conta com várias belezas naturais como piscinas naturais, vales de cristais, cachoeiras, montanhas etc.
No entanto, é importante destacar que não é possível fazer trekking por conta própria. Desse modo, é necessário contratar um guia ou mesmo uma agência brasileira ou venezuelana para te ajudar na trilha.
Vale do Pati (BA)
O Vale do Pati é uma das trilhas mais difíceis do país, a região atrai turistas de diversas regiões do Brasil. Isso porque, muitas pessoas desejam ter contato intenso com a natureza e essa questão é possível em toda a Chapada Diamantina, onde está localizado o vale.
Vale destacar que o percurso conta com belas paisagens. No entanto, ao depender do trajeto que você escolher vai ser necessário ter um bom condicionamento físico, pois há muitos trechos íngremes e que exigem escalada.
É importante ressaltar ainda que para fazer a travessia do Vale é preciso contar com o acompanhamento de um guia autorizado. Procure fazer o passeio por meio de uma agência credenciada na região, pois elas contam com profissionais que conhecem melhor o local e, por isso, vão transmitir mais segurança.
Travessia Lençóis Maranhenses (MA)
Localizada no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a travessia é uma das trilhas mais difíceis do país. Por outro lado, também trata-se de uma das regiões mais bonitas do Brasil. O local conta com diversas dunas de areias e lagoas naturais.
Desse modo, ao fazer a travessia a pé torna-se possível conhecer e curtir melhor as paisagens naturais. Além disso, você vai ter mais tranquilidade, pois vai fugir dos pontos mais procurados pelos turistas.
Ao depender do trajeto a ser feito, ele pode durar alguns dias. Quando isso acontece, a cada dia de percurso os trilheiros dormem em casas de alguns moradores da região.
A contratação de pacote com guia é recomendável, pois facilita o acesso aos pontos de apoio e também evitar o risco de você se perder na região.
Meia volta Ilha Bela (SP)
Localizada no litoral norte paulista, Ilhabela é uma das regiões que recebem mais turistas do Brasil. Para chegar ao local é preciso pegar a balsa em São Sebastião (SP) que está a 200 km da cidade de São Paulo. A melhor época para conhecer o local é entre os meses de maio e setembro, pois nesses meses costuma chover menos e a temperatura é mais amena.
Ilha Bela é conhecida por suas belas praias e paisagens. No entanto, o que pouca gente conhece é que a ilha é um ótimo destino para quem aprecia o trekking. O percurso inicia em Borrifos e vai até a Praia do Bonete. Você vai ter a oportunidade de conhecer uma costa extensa, com belas praias e matas preservadas.
Trilha Cataratas dos Couros
A trilha das Cataratas dos Couros está localizada na Chapada dos Veadeiros. No trajeto você vai poder encontrar belas piscinas naturais, cânions, cachoeiras, vegetação do cerrado, mirantes e prainhas.
Volta a Ilha Grande
Localizada no estado do Rio de Janeiro, a Volta a Ilha Grande é uma das principais trilhas do Brasil. Ela conta com trechos de mata atlântica e conta com a presença de rios, cachoeiras e praias.
Vale destacar, no entanto, que esse trekking é complexo pelo fato de ele ser longo e com várias subidas e descidas íngremes. Desse modo, é importante ter bom preparo físico.
Como é possível perceber, as trilhas mais difíceis do Brasil são muito bonitas e vale bastante a pena conhecê-las. Isso porque, elas contam com belas paisagens e de tirar o fôlego. Dessa maneira, vale muito a pena conhecer sobre as características das trilhas pelas quais apresentamos neste conteúdo.
Gostou deste post no qual abordamos sobre quais são as trilhas mais difíceis do Brasil? Compartilhe este conteúdo para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.