jaqueta corta vento para neve

4 dicas para escolher a melhor jaqueta para uso em trilhas

A jaqueta para trilha é um item indispensável para aqueles que querem desbravar a natureza. Como sabemos, o clima e as condições ambientais podem variar bastante de acordo com o lugar e a estação, e isso significa que ventos frios e até mesmo chuvas podem fazer parte da sua experiência com esportes outdoor.

Para se proteger, o ideal é contar com uma vestimenta de qualidade. As jaquetas são uma escolha versátil e apropriada. Quando bem construídas, elas são um dos itens indispensáveis que você deve ter e levar para sua aventura.

Neste post, nós trouxemos 4 dicas essenciais que você deve seguir na hora de escolher seu modelo. Seguindo essas orientações, é certo de que a sua vestimenta será funcional e uma poderosa aliada nos seus momentos de lazer ao ar livre. Quer saber quais são elas? Continue sua leitura até o final!

1. Verifique o tecido

O tecido é um dos pontos mais importantes de sua escolha. Já de antemão, é preciso falar que os tecidos orgânicos não são a melhor escolha para quem percorre trilhas ou faz qualquer tipo de esporte ao ar livre.

As fibras orgânicas (como de lã e algodão, por exemplo) tendem a sofrer alterações com mudanças de temperatura. Além disso, elas molham com facilidade e quase sempre são mais pesadas que os tecidos sintéticos.

O poliéster, em contrapartida, é um tecido leve, resistente e que pode trazer uma série de proteções para quem pratica atividade física. Falaremos mais sobre esses detalhes abaixo, enquanto comentamos sobre a resistência desses materiais.

2. Atente-se à resistência da jaqueta

Lembra que falamos que o tecido e as fibras orgânicas não são as mais adequadas para quem faz trilha? Pois bem, a falta de resistência é outro detalhe que faz com que esse tipo de roupa não seja o mais adequado para os dias de hoje.

As fibras orgânicas tendem a se rasgar com mais facilidade, especialmente quando consideramos o uso frequente das peças. Quanto mais intenso o uso, maior a possibilidade de rasgos e até mesmo de desgastes da vestimenta.

Com os tecidos sintéticos, isso já não acontece. Por isso, no momento da escolha, além de observar o tecido empregado, veja a resistência da jaqueta. Quando materiais sintéticos são utilizados, é certo que a durabilidade e leveza serão superiores aos modelos mais convencionais.

3. Observe o revestimento interno

O revestimento interno é um tópico de muita importância. Existem vários tipos de forros diferentes, e cada um deles varia de acordo com a utilidade e o ambiente em que a peça de roupa será utilizada.

Para a maioria esmagadora das pessoas que farão trilhas em ambiente sem neve ou baixas temperaturas, o forro em poliéster “tradicional” já é o suficiente para garantir uma proteção contra o meio ambiente e isolamento térmico.

Entretanto, aqueles que enfrentarão o frio intenso, em locais com neve, por exemplo, devem optar por modelos com isolamento mais intenso, que podem vir tanto junto a opções orgânicas (como plumas) ou em alternativas sintéticas (com alguns compostos mais elaborados).

Tecnologia Omni-Heat

4. Verifique se a jaqueta é impermeável

Por fim, não se esqueça de ver se a sua jaqueta é impermeável. Dependendo da trilha e do local, não é raro enfrentar um pouco de chuva. Por isso, certifique-se de adquirir um material que tenha a capacidade de te proteger dessa intempérie.

Aqui na Columbia nós temos várias opções de jaquetas impermeáveis com todas essas características que você acabou de ler. Nosso modelo Pouring Adventure II, por exemplo, traz todas essas vantagens com o uso das nossas tecnologias proprietárias. Essa jaqueta é respirável, impermeável, leve e uma ótima companheira.

jaqueta impermeável

Gostou deste post sobre jaqueta para trilha? Curta nossa página no Facebook e acompanhe em primeira mão nossos produtos e postagens!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!