Cerro Plata

Conheça Cerro Plata: um ótimo destino para quem pratica montanhismo de altitude

A Cerro Plata é considerada como uma das montanhas mais bonitas da América do Sul. Localizada na Argentina, próximo a Mendoza, esse grande muro rochoso faz parte do que conhecemos como Cordón de Plata, uma cordilheira de montanhas que estão presentes na região.

A vista é impressionante. Ela atrai visitantes de todos os lugares do mundo e o desafio da travessia certamente interessa alpinistas e amantes dos esportes de aventura ao redor do globo. Para quem gosta de montanhismo de altitude, com certeza esse é um dos locais mais interessantes no passeio.

Para que você conheça mais sobre a região e sobre o Cerro da Plata, criamos este post para ajudá-lo com a preparação para sua visita. Note que esse não é um destino para iniciantes, por isso contar com um pouco de experiência é fundamental antes de pegar o avião. Dito isso, sugerimos a leitura do conteúdo até o final!

 

Como é o montanhismo em Cerro Plata?

O montanhismo em Cerro Plata é muito similar a de outros locais gélidos. No caso dessa montanha, em especial, muitas técnicas utilizadas aqui são habituais da travessia de outros lugares similares, como o Himalaia, por exemplo.

Utilizar técnicas de aclimatação é fundamental para conseguir chegar até o topo sem passar por nenhum problema. Além disso, o nível técnico da montanha não é um dos maiores. Ela é considerada como nível médio, mas isso não exclui a necessidade de experiência e até mesmo de um excelente condicionamento físico.

Outro ponto importante é que o cume está localizado a quase 6.000 metros de altura. O ar rarefeito é outra variável que faz com que o atleta tenha que se aclimatar com cuidado para conseguir suportar a menor concentração de oxigênio e todas as outras particularidades do local.

Para conseguir chegar até os primeiros 3.500 quilômetros, por exemplo, é preciso de quase 7 dias. Esse percurso tem cerca de 30 quilômetros e é um dos pontos mais importantes de toda a viagem. O restante da viagem pode ser ainda mais desafiador por conta da altitude e das temperaturas, que são ainda mais baixas.

 

Quais roupas e equipamentos levar?

A princípio, é preciso levar todas as vestimentas fundamentais para neve e para climas mais frios. Veja abaixo a nossa lista de roupas mais básica:

 

 

Note que é preciso levar mais de uma muda de roupa, uma vez que a travessia tem duração média de 7 dias. Se tratando de equipamentos, esse é o básico que você deve considerar:

  • Mochila cargueira;
  • Barraca;
  • Saco de dormir;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Comida;
  • Água;

 

 

Pergunte para seu guia qual a quantidade ideal e faça um planeamento considerando o reabastecimento que pode ser feito na região, durante a trilha até o topo. Seguindo essas orientações você não terá grandes problemas para superar os desafios.

 

Como proteger as barracas?

Um dos pontos mais particulares da Cerro Plata é a dificuldade para montar o acampamento. A região, além de muito fria, recebe fortes ventos que dificultam bastante a progressão e o acampamento daqueles que desejam chegar até o topo.

Em função disso, muitas pessoas se preocupam em jeitos de armar a barraca de forma segura. A princípio, é válido dizer que não há um método único e universal. Alguns montanhistas aproveitam as barreiras naturais contra o vento para encontrar o lugar ideal, enquanto outros utilizam as pedras para criar pequenos muros.

Outra dica comum é a colocação de pedras nos cantos da barraca, por dentro e por fora. Isso evita que o vento crie áreas de escape e diminua a temperatura interna da acomodação, o que é fundamental para a manutenção da saúde e do conforto até o topo.

Apesar das dificuldades naturais desse tipo de circunstância, saiba que hoje existem locais bem definidos para quem vai fazer a expedição. Como muitas pessoas fazem o trajeto anualmente, não é difícil encontrar outras barracas e até mesmo áreas de acampamento mais propícias do que outras.

Caso seja necessário, tire todas suas dúvidas com o guia para ter total certeza de que o local é seguro para sua viagem. Guias experientes conhecem a região e já realizaram a travessia muitas vezes, o que sempre dá aquela segurança extra na hora da aventura.

 

Qual a época mais indicada para visitação?

A recomendação é que você vá visitar a Cerro Plata em novembro ou dezembro. Nos meses seguintes (janeiro e fevereiro) a temperatura já subiu bastante e o gelo costuma derreter em grande quantidade. Pode parecer uma boa ideia ir nesses períodos mais quentes, mas a região fica propensa a avalanches e o passeio é quase que desaconselhado nesses períodos.

Em setembro também não é recomendada a visitação. Isso porque nessa época do ano acontece o que os argentinos (e uruguaios) chamam de Tormenta de Santa Rosa, que nada mais é que uma tempestade anual. Ela tem grandes impactos no clima e no meio ambiente da região e, por conta disso, é bem improvável que você consiga subir ou até mesmo encontrar pessoas com disposição para enfrentar a travessia.

Com todas essas informações, esperamos que você consiga traçar o melhor planejamento para conseguir enfrentar uma das regiões mais belas do nosso continente. Vale dizer que o Cerro Plata, além de belo, é uma verdadeira “escola” para outras montanhas maiores e mais desafiadoras ao redor do mundo.

Por isso, não deixe de se preparar corretamente com exercícios físicos e com todas as habilidades necessárias para conseguir fazer um desses percursos. Vá em grupo e conte com excelentes profissionais para fazer sua expedição. O caminho é árduo mas o topo com certeza vale a pena, especialmente para aqueles que conseguem vencer o frio e todas as dificuldades impostas pelo Cerro Plata.

Gostou deste post? Então curta a nossa página do Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

 

 

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!