É fã de Ultra Trail? Veja nosso papo com Valmir Lana Jr., atleta parceiro da Columbia 

O Ultra Trail, ou corrida em trilhas, tem como características as longas distâncias e os declives no percurso. Todavia, o contato com a natureza reflete-se em um grande aumento de competidores nesse tipo de triatlo não tradicional. Entre os benefícios dessa prática, os corredores costumam citar menos estresse por impacto em comparação com a corrida em estradas, além da paisagem e do ambiente não urbano serem as principais razões para a preferência pela corrida em trilhas.

O conteúdo deste post é voltado para os praticantes e fãs do Ultra Trail, que serão presenteados com uma entrevista sobre a carreira de Valmir Lana Jr., advogado por formação, atleta parceiro da Columbia e diretor da Revista Trail Running. Continue acompanhando para saber sobre suas aventuras como influencer na modalidade. Boa leitura!

1) Para começarmos, poderia se apresentar?

Meu nome é Valmir Dias Lana Jr., tenho 39 anos e sou empresário. Trabalho como diretor da minha revista, a Trail Running.

2) Quando você conheceu e descobriu sua paixão pelo Ultra Trail?

Tive o primeiro contato com o Ultra Trail por meio do UTMB (Ultra-Trail du Mont-Blanc) bem no início, quando comecei a correr em trilha, e sempre foi um objetivo correr essa prova.

3) Como você começou a praticar o Ultra Trail de forma profissional?

Foi gradual, fazendo provas menores no Brasil mesmo e competindo muito em distâncias de até 50 km em trilha. Considero que comecei a correr Ultra quando fiz minha primeira prova de 80 km — e isso foi há mais de 4 anos! Desde então, correr provas Ultras passou a ser minha paixão. A cada ano, um desafio e objetivo novo, sempre em busca de conhecer o funcionamento do meu corpo e ampliar meus limites.

4) Chegou um momento que precisou decidir entre a advocacia e o esporte?

Essa hora de decidir foi programada. Em 2012, eu decidi que mudaria de vida e que trabalharia com Trail. Então, fiz uma programação de 5 anos para conseguir criar algo que envolvesse Trail Running e deixasse esse “algo” forte no cenário. E, nesse tempo, eu ia me preparando para abandonar a advocacia. Foi um processo longo: parei de pegar novos clientes e passei a viver de renda de processos antigos.

Em outubro de 2017, exatamente 5 anos após decidir que mudaria de profissão, realmente passei a meu dedicar somente ao Trail.

5) Quais foram as suas maiores conquistas no Ultra Trail?

Creio que minhas maiores vitórias dentro do Trail, na verdade, não foram somente as competições, mas tudo que pude conquistar, como por exemplo, ser convidado para ser comentarista do UTMB em 2019, o mesmo evento que eu sonhava em participar em 2012.

Como atleta, tenho dois resultados importantes: a 26ª colocação no UTCT, na Cidade do Cabo (África do Sul), perfazendo 100 km em 13h47min, e o TOP 80 no MIUT, na Ilha da Madeira (Portugal), percorrendo 115 km em 20h49min. Lembrando que, para um brasileiro, esses resultados são muito expressivos.

6) Qual foi a competição de Ultra Trail mais desafiadora da sua vida?

Sem dúvidas, a competição da Ilha da Madeira, de 115 km, que é uma das mais duras do mundo. Todos os grandes atletas mundiais alinham nessa prova. E não é para menos, pois o nível técnico do MIUT, o ganho de altimetria (7.500m D+) e o tanto de escadas deixam a prova realmente muito desafiadora.

7) Na sua visão, quais são as lições tiradas diariamente da prática de Ultra Trail?

Praticar Ultra Trail significa um aprendizado em sentido amplo, e isso é o que me motiva a sempre continuar treinando e me desafiando. O Trail ensina que o simples é o melhor a se fazer. Quando se complica demais as coisas, as conclusões são demasiadamente difíceis de tirar. E isso se vê em todas as searas, desde o funcionamento do seu corpo até a forma como você treina corpo e mente para enfrentar seus desafios.

Mas a principal lição é que você precisa ser honesto com você mesmo e não se deixar levar pelo que as pessoas estão fazendo. Cada ser é único, e o que funciona para mim pode não funcionar para o outro. É isso que deixa o Ultra Trail tão atraente – você aprender com suas próprias experiências.

8) Qual conselho você daria para quem é fã de Ultra Trail e está iniciando a prática esportiva para se tornar um competidor?

Creio que o que posso dizer, com a experiência adquirida em tanto tempo praticando o Ultra Trail, é que tenha foco em sempre fazer o melhor que puder, não se contente em simplesmente completar uma prova, pense em treinar o melhor possível, foque em uma ou duas provas por ano e treine muito para chegar nelas no seu pico de performance. Mesmo que você não objetive ser o campeão, seja sua melhor versão.

9) Como você conheceu a Columbia e virou parceiro?

Meu primeiro contato com a Columbia foi por meio de uma prova. Eu venci uma prova em Ubatuba, o Desafio das Serras, de dois dias de 20 km, participando na modalidade “duplas”. Meu parceiro e eu vencemos os dois dias e ganhamos um voucher da Columbia para comprarmos produtos pelo site.

Anos mais tarde, fiz contato com a marca para testar os produtos no UTMB, evento que a própria marca é a principal patrocinadora. A proposta então foi aceita, fiz a prova com os produtos Columbia e também o Tour du Mont-Blanc (180 km em 4 dias) totalmente autossuficiente e solitário. Eu fiquei impressionado com a qualidade dos produtos Columbia e, como resultado, acertamos que eu entrasse para o time da marca. Desde então, estamos juntos em todos os meus desafios.

10) Quais são seus planos profissionais e pessoais para o futuro?

Como disse, meu plano é conseguir desenvolver o cenário Trail nacional, colocar o Brasil no radar mundial e termos atletas de performance a nível mundial. Pessoalmente, quero me dedicar a muitas provas do circuito mundial, outras de Skyrunning, e também planejo correr provas menos conhecidas e mais isoladas e autossuficientes. O certo é que existe muito a ser explorado, muito a ser feito — e estamos somente começando.

Acreditamos que o amantes de Ultra Trail tenham tido prazer em acompanhar a apresentação da entrevista sobre a carreira de Valmir Lana Jr., assim como nosso objetivo de informar e incentivar os praticantes a se desenvolverem na modalidade foi alcançado. Nós, da Columbia, apoiamos este e outros esportes de aventura ao ar livre, disponibilizando os melhores equipamentos, vestimentas e calçados para deixar os esportistas confortáveis e protegidos para aproveitarem ao máximo a experiência.

Continue por dentro de assuntos como este, seguindo nosso Instagram e acompanhando as aventuras do atleta Valmir Lana Jr.!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!