4 dicas de como escolher uma bota ideal para a prática de esportes!

Utilizar o calçado apropriado faz toda a diferença durante as práticas esportivas. Isso porque esse equipamento é essencial para que o esportista consiga pisar com a sola do pé no chão de maneira adequada e não sofra com machucados e calos, além de evitar escorregões, quedas e acidentes mais graves.

Nesse sentido, torna-se muito importante saber como escolher uma bota ideal para as atividades físicas outdoor. Afinal, qualquer característica insatisfatória ou que não se adapte aos seus pés pode comprometer toda a aventura. Contudo, diante de tantas variedades disponíveis no mercado, fica difícil decidir qual modelo levar para casa.

Está pensando em comprar um calçado, mas não sabe qual modelo é o ideal para você? Este artigo vai te ajudar. Apresentamos algumas dicas de como escolher uma bota ideal para a prática de atividades esportivas. Confira!

Como escolher uma bota ideal?

Existem vários tipos e modelos de calçados, especialmente feitos para a prática de esportes. Conheça, a seguir, os aspectos que devem ser analisados antes de adquirir a bota mais adequada para as suas necessidades.

1.  Analise o material

O material com que a bota é confeccionada é um dos principais elementos a serem analisados antes de optar pelo modelo ideal. Os calçados que são formados com couro e um tecido mais fino (semelhante ao tênis convencional) costumam ser recomendados para o uso em trekking e trilhas. O tecido é composto por pequenos poros que ajudam na entrada e saída de ar e permitem que a pele transpire normalmente, reduzindo o suor.

Por sua vez, as botas que são feitas com couro são indicadas para trajetos que contêm água, lama, barro, areias e outros tipos de adversidades. Trata-se de um material forte e resistente e que protege os pés contra terrenos duros e acidentados. Os modelos com membrana impermeável e respirável não acumulam a umidade e deixam a pele respirar com a devida eficiência.

2. Verifique o solado

O solado tem a ver diretamente com a qualidade da bota. Nesse contexto, é importante verificar a sua capacidade de aderência a superfícies molhadas e escorregadias e também a possibilidade de resistência, flexibilidade e impulso. Assim, quanto maior essa característica, melhor será a qualidade da bota.

Além disso, esse aspecto evita quedas, escorregões e todos outros tipos de acidentes. Trata-se, portanto, de um aspecto essencial que traz segurança e proteção aos praticantes de esportes.

3. Veja as condições de impermeabilidade

Caminhar a pé em um solo seco é uma tarefa fácil. Entretanto, a situação se torna mais complicada durante a caminhada em riachos, lamaçais e demais tipos de ambientes úmidos e com alto índice pluviométrico, onde as chuvas são constantes.

Além disso, muitos aventureiros costumam explorar trilhas em montanhas e podem sofrer com chuvas e até mesmo neve. Imagine passar várias horas, ou até mesmo dias, com as botas molhadas. Esse fato pode causar resfriados e deixar a saúde em risco.

Nesses casos, nem mesmo o uso de polainas, como uma medida paliativa, consegue surtir grandes efeitos e não resolve totalmente o problema. Assim, usar uma bota impermeável é essencial para proteger os pés contra a umidade.

Atualmente, as botas impermeáveis oferecidas pela Columbia apresentam minúsculas membranas desenvolvidas com a tecnologia Omni-Tech™ e Outdry™, que evita a passagem de gotas de água, enquanto, o suor é facilmente eliminado por meio dos poros da membrana.

4. Analise a altura do cano

O cano oferece proteção ao tornozelo, auxilia na flexibilidade e amplitude dos movimentos e garante o equilíbrio ao esportista. Além disso, o cano concentra o centro de gravidade no calçado. Esse fato é importante para trilheiros que carregam mochilas cargueiras pesadas e outros tipos de equipamentos.

Nesse cenário, o ideal é escolher botas que tenham um cano mais alto de forma a proteger toda a região do tornozelo e evitar lesões e torções, principalmente durante a descida ou a subida em terrenos mais íngremes.

Por outro lado, as botas que apresentam um cano mais baixo e compacto, apesar de não contarem com a proteção ao tornozelo, têm a vantagem de oferecer maior amplitude de movimentos e mais liberdade na locomoção, além de serem menos pesadas.

O que considerar ao comprar uma bota?

Vamos apresentar, a seguir, algumas dicas extras que podem auxiliar na escolha da bota ideal:

  • antes de comprar a bota, é importante experimentá-las nos pés e fazer uma pequena caminhada para saber se o tamanho é o adequado (elas não devem estar apertadas nem muito largas), se elas estão confortáveis e se a sola é aderente;
  • calce as botas em ambos os pés para ter uma noção melhor sobre o produto;
  • caso for usar uma meia muito grossa, o ideal é optar por um número superior ao que você está acostumado a calçar;
  • caso esteja na dúvida entre os tamanhos, experimente ambos os números para saber qual o que melhor se encaixa nos seus pés;
  • após calçar ambos os pés, faça movimentos para analisar a qualidade do cano e se ele protege os tornozelos;
  • após calçar ambos os pés, mova os dedos e veja se restou espaço suficiente para esses pequenos movimentos. Só assim você saberá se o calçado não ficou muito apertado e incômodo;
  • o ideal é adquirir a bota com alguns dias de antecedência da prática da atividade. Até porque pode ser que seja necessário moldar o material à fisionomia dos seus pés para que ele se adapte inteiramente e não cause machucados, como as temidas bolhas.

Agora que você já sabe como escolher uma bota, não custa nada dizer que esse é o tipo de decisão individual que deve ser tomada unicamente por você. É louvável pedir recomendações de amigos e de profissionais que atuam no ramo. Contudo, a decisão final deve ser somente sua. Desse modo, o que deve valer é o conforto e as funcionalidades positivas e úteis que elas trazem. Existem várias opções que apresentam um bom custo-benefício. Portanto, opte por uma bota confortável, durável e resistente.

Ainda tem dúvidas sobre sabe como escolher uma bota para a prática de esportes? Quer a nossa recomendação sobre algum modelo? Entre em contato conosco. Nós podemos ajudá-lo!