Faça ecoturismo no Paraná: 5 regiões para conhecer!

Fazer ecoturismo no Paraná é muito mais fácil do que parece. A região é repleta de lugares incríveis, com uma beleza natural impressionante, recheada de atividades e aventuras para aqueles que desejam ultrapassar seus limites.

Existem cachoeiras, praias, trilhas, rapel e vários outros esportes radicais ao ar livre que podem ser praticados com guias e com toda a segurança. Vale mencionar que existem períodos em que certos locais são perigosos, por isso, nunca deixe de procurar ajuda profissional.

Nest post, falamos sobre as 5 regiões mais badaladas do Sul do país que merecem sua atenção, então não pare a leitura. Pronto para continuar? Vamos em frente!

1. Rota do Pinhão

A Rota do Pinhão está localizada na região metropolitana de Curitiba, e nos arredores existem inúmeras alternativas de ecoturismo para desfrutar a natureza e aproveitar para praticar alguns esportes ao ar livre.

Um dos maiores exemplos é o Caminho do Itupava, uma trilha famosa e conhecida pela sua beleza e diversidade. O caminho é bem delimitado, e anualmente milhares de turistas passam pela região.

Lembrando que além dessa opção, ainda tem o Parque da Cachoeira, o Morro do Anhangava, o Parque Estadual Baitaca, o Pico do Marumbi e outras incríveis. Basta uma roupa leve para poder ingressar na aventura e conhecer mais sobre o Sul do país.

2. Campos Gerais

Em Campos Gerais é possível conhecer inúmeras cidades antigas, do período do Brasil colonial. Há muita história na região, além de dezenas de trajetos para quem curte turismo de aventura, turismo religioso ou somente um bom lugar para descansar.

Para os aventureiros de plantão, é importante mencionar os cânions da localidade, que, além de deslumbrantes, também rendem boas aventuras e vistas que impressionam até mesmo aqueles que já viajaram bastante.

A Cachoeira do Arco-Íris também é outro lugar de destaque que merece atenção. Em Tibagi, é possível praticar rafting, um dos esportes mais procurados por aqueles que desejam adrenalina e muita história para contar.

3. Litoral Paranaense

Muito se fala sobre o litoral do Nordeste e da região Sudeste, raramente o litoral paranaense é colocado como destino para aqueles que amam praias. Entretanto, apesar da menor popularidade, é preciso salientar que o litoral paranaense é maravilhoso e pode superar — e muito — suas expectativas.

Há mais de 100 praias na localidade. Além disso, existem ilhas, balneários e uma infinidade de locais que dispensam comentários pela sua beleza natural e praticamente intocável. Tudo isso pode ser aproveitado em uma temperatura mais amena e característica da região Sul.

Tratando especificamente de ecoturismo, existem alguns parques florestais que protegem a fauna e a flora do estado. O Parque Estadual do Marumbi é um dos principais e merece sua atenção.

Além deles, recomendamos o Parque Nacional do Superagui e o Parque Estadual Rio da Onça. Tem trilhas e o turismo náutico para aproveitar a beleza local.

4. Terra dos Pinheirais

A Terra dos Pinheirais é reconhecida pelos rios e pelas cachoeiras, além de possuir cidades históricas também do período colonial — com ênfase para várias civilizações europeias, como a comunidade polonesa, italiana, alemã e ucraniana — e diversas áreas religiosas de grande importância.

Para quem busca ecoturismo e aventura, o destaque mais uma vez fica por conta das trilhas, sendo as mais famosas a trilha do Irati e os Saltos de São Jerônimo I e II. Além dessas áreas, as cachoeiras de Prudentópolis e Guarapuava são outro destaque que encanta pela beleza e tranquilidade.

O Parque da Pedreira também pode ser mencionado como outro ponto turístico importante, assim como a cidade de Mallet, característica pela sua cultura polonesa. A hospitalidade é um dos pontos mais positivos, além da arquitetura local.

5. Ilha do Mel

A Ilha do Mel é um dos principais points do ecoturismo nacional, isso se deve graças à sua flora específica (uma mistura de Mata Atlântica com restinga) e pela sua beleza incomparável e, de certa forma, exótica.

A região fica localizada um pouco mais distante do litoral paranaense e é destino certeiro para quem busca aventuras e uma perspectiva diferente das paisagens brasileiras. 

Uma questão interessante é que a ilha não permite veículos automotores nem tração animal, o que transforma completamente a estadia de quem passa pela ilha. Toda a locomoção é basicamente uma trilha, o que é o sonho para todos aqueles que amam esportes e atividades físicas ao ar livre.

Além das trilhas frequentes, a Gruta das Encantadas, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas são outros locais que merecem sua atenção, todos são deslumbrantes e mais do que capazes de encantar aqueles que estão em busca de uma experiência completamente fora do habitual.

Os benefícios das viagens de ecoturismo

Vale lembrar que os benefícios do ecoturismo são enormes e sempre devem ser encorajados — especialmente para aqueles que nunca ingressaram em uma viagem predominantemente ao ar livre.

A sensação de relaxamento e a proximidade com o meio ambiente não podem ser simplesmente descritas, devem ser vivenciadas. Depois de uma breve estadia em locais menos urbanizados, é possível perceber a paz e a importância que uma imersão nas belezas naturais pode provocar ao nosso bem-estar.

Fora esses ganhos, o ecoturismo também promove atividades físicas, que estão intimamente relacionadas à saúde física e mental. Além disso, essas novas experiências — muitas vezes radicais — mudam a nossa perspectiva e ajudam a gerar mais confiança para o enfrentamento do cotidiano, às vezes repentino e implacável com suas demandas cada vez maiores.

Tudo isso faz com que nos tornemos mais completos, repletos de vigor e de histórias que ajudam a alavancar não só nossos conhecimentos sobre o mundo, mas sobre aqueles que estão a nossa volta. Por isso, sugerimos que você ingresse no ecoturismo no Paraná — ou em qualquer outro lugar do mundo — o quanto antes para aproveitar todos esses benefícios.

Assine nossa Newsletter e não perca mais nenhum conteúdo como este! Frequentemente postamos em nosso blog novos destinos, dicas e demais materiais informativos para auxiliar quem está sempre em busca de novas aventuras e experiências.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!