acampamento base everest

Acampamento Base do Everest: o que saber antes de ir até lá

O acampamento Base do Everest é um dos destinos mais procurados por aqueles que querem superar seus limites e vivenciar algumas das maiores aventuras que uma pessoa pode ter. Próximo da maior montanha do mundo, não é de se espantar que muitas pessoas todos os anos vão até o local para deslumbrar a beleza e o desafio do monte.

Criado para servir como um local de preparo para quem deseja subir até o topo do Everest, o local serve literalmente como uma base para os alpinistas mais corajosos. Lá, você pode ter todo o preparo que precisa para conseguir dar seus primeiros passos para a jornada. Mas um aviso: a jornada para o topo não é para qualquer pessoa.

Subir a montanha não é tarefa fácil. Existe risco de vida e o percurso é repleto de adversidades. É preciso ter um preparo físico acima da média e, além disso, estar pronto para enfrentar algumas das menores temperaturas do globo. Visitantes podem ir até a base e optar por não escalar, o que não tira a graça do passeio, uma vez que os arredores são impressionantes.

Nesta postagem, falaremos mais sobre como você pode chegar até a base e vivenciar de pertinho um dos locais mais belos que existem. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

Para qual cidade pegar o avião?

Chegar até a base já é uma aventura por si só. Existem várias maneiras de fazer o percurso. Ele tem duração variável e depende exclusivamente do planejamento, número de pessoas e outras variáveis que somente você pode responder.

Em média, levam 14 dias para chegar até o local, contando com as viagens de avião para a cidade próxima da base. O ideal é que você conte com uma agência de viagens especializada e com guias realmente experientes. Ter segurança é fundamental nessas horas e contar com grupos que você não conheca pode ser desaconselhável.

Para iniciar o roteiro, você deve pegar um avião para Lukla, que é onde a maior parte das pessoas iniciam o trekking. Ele pode ser pego de Kathmandu, que costuma ser a cidade principal para o início da viagem.

A partir daí, existem algumas rotas diferentes, mas, essencialmente, a caminhada se inicia de Lukla até a base. O ideal é contactar um guia e uma agência de viagens para conseguir ter esse planejamento mais cuidadoso. Ele pode variar de pessoa para pessoa e de acordo com o tamanho do grupo que fará o percurso.

O que é preciso levar?

Por ser uma viagem longa e bem difícil, é extremamente importante contar com excelentes equipamentos. Abaixo, faremos uma pequena listagem com os itens mais importantes. Esse é o mínimo que você precisa ter para conseguir viajar com tranquilidade. Veja:

Note que em muitos casos é preciso levar mais de uma unidade dessas peças de roupa. Isso vale para a calça, segunda pele, camisetas e até mesmo para os acessórios. Algumas pessoas também levam tênis ou outro calçado mais confortável para poder descansar melhor após longas caminhadas, essa é uma escolha pessoal, mas pode fazer muita diferença carregar esses materiais sobressalentes.

Na dúvida, pergunte para o seu guia tudo aquilo que você precisa levar. Evite fazer o trekking até a base do Everest com o mínimo possível — esse não é o momento para ser minimalista e certamente os cuidados com sua bagagem e preparação podem transformar sua viagem.

É importante mencionar que além da listagem acima, outros materiais podem ser importantes, como:

  • protetor solar;
  • remédios;
  • comida;
  • bastão para caminhada;
  • lanterna de cabeça;
  • garrafa e purificador de água;
  • hidratantes;
  • eletrônicos;
  • e demais itens de higiene pessoal.

Sabendo da complexidade, prepare-se com antecedência, faça um checklist e procure ter uma experiência prévia com esse tipo de trekking.

Quais cuidados tomar nessa viagem?

De uma forma geral, o caminho até a base não é um dos mais difíceis. Todo o percurso é bem sinalizado e existem dezenas de turistas que fazem o trajeto todos os anos. Não é difícil encontrar pessoas e se enturmar até a base.

Todavia, por se tratar de um trekking de longa duração e de um ambiente mais frio, é fundamental estar bem preparado fisicamente. Esse provavelmente é o cuidado número um que você deve ter antes de embarcar nessa aventura.

Tente fazer várias outras viagens semelhantes próximas de você. Procure explorar ambientes mais frios (se possível, com neve) e ganhe experiência para conseguir desenvolver a confiança e a segurança necessárias para esse tipo de viagem.

Outro cuidado essencial é contar com um guia especializado. Por mais que seja possível fazer o roteiro totalmente individual, essa dificilmente é a melhor escolha, a não ser que você seja um desbravador nato, com muitos anos de vivência no trekking e na natureza.

Também tome cuidado com grupos sem guia e com pessoas que você não conhece. Lembre-se de que você passará dias com essas pessoas. Algumas regiões são mais isoladas e não há como negar que viajar com estranhos pode ter um risco inerente.

Em suma, se prepare bem fisicamente, melhore sua vivência na natureza e procure um guia para não errar na sua viagem. Muitas agências vendem esse percurso e não é difícil encontrar boas empresas que oferecem um ótimo serviço, com guia e todas as precauções necessárias (incluindo seguro de saúde e de resgate).

Quais os melhores roteiros e a melhor época para fazer a viagem?

Os roteiros variam enormemente. Abaixo, falaremos o mais tradicional de todos. Note que dependendo da sua agência ou guia, as coisas podem mudar. Por isso, pergunte e tire todas suas dúvidas antes de embarcar.

Esse costuma ser o roteiro básico que as pessoas seguem até a base:

  • Dia 1: Lukla até Phakding (ou Mojo);
  • Dia 2: Phakding (ou Mojo) até Namchee Bazar;
  • Dia 3: Aclimatação em Namchee;
  • Dia 4: Namchee até Tengboche;
  • Dia 5: Tengboche até Dingboche;
  • Dia 6: Aclimatação em Dingboche;
  • Dia 7: Dingboche até Lobuche;
  • Dia 8: Lobuche até Goraksherp;
  • Dia 9: Goraksherp até Kala Pathar;
  • Dia 10: Kala Pathar até a base do Everest;

Note que a duração é um pouco menor. Isso acontece porque não estamos pontuando o retorno até Luklar, que pode ser um pouco mais rápido e durar cerca de 2 a 4 dias. A quantidade de dias pode variar bastante e é preciso se planejar de acordo com as orientações do guia. Portanto, tire suas dúvidas antes de embarcar.

Outro fator que implica na duração é a altitude e o clima. O ideal é não correr e ir percorrendo o caminho com total segurança e tranquilidade. Ao longo do caminho existem acomodações e uma boa infraestrutura para quem precisa se hospedar e passar a noite com tranquilidade.

A melhor época para fazer o percurso é entre abril e maio e entre outubro e novembro. Esses são os melhores meses para fazer o percurso sem passar por grandes dificuldades com os climas mais gélidos e intensos.

O percurso até o acampamento base do Everest é muito gratificante e é, sem dúvida alguma, uma das maiores aventuras que alguém pode ter. A região é deslumbrante e a natureza quase que intocada não pode ser descrita somente com palavras. Lembre-se de levar sua câmera fotográfica e se prepare para alguns dos melhores momentos da sua vida.

Gostou do nosso post? Então compartilhe nas redes sociais e inspire mais pessoas a conhecer esse local!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!