arvorismo no brasil

Arvorismo no Brasil: o que é e quais os melhores destinos para a prática do esporte!

O arvorismo no Brasil passa por uma espécie de amadurecimento. Muitas pessoas ainda desconhecem a atividade, enquanto outras se agarram a qualquer oportunidade para conseguir uma dose extra de aventura.

No exterior, o esporte é um pouco mais conhecido. Existem mais parques destinados para a prática de arvorismo, e muitos entusiastas costumam enfrentar seus medos e limites com mais frequência. Entretanto, nem tudo está perdido: o Brasil também apresenta ótimos locais para quem deseja iniciar no esporte e conhecer mais sobre o mundo das alturas na natureza.

Neste post, falaremos mais sobre o que é o arvorismo e, principalmente, quais são os melhores destinos para quem deseja iniciar, sem deixar de mencionar alguns equipamentos indispensáveis para sua diversão. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

O que é arvorismo?

Arvorismo é o nome dado a um conjunto de atividades praticadas em altura e em ar livre. Plataformas, tirolesa e uma infinidade de obstáculos são desenvolvidos para estimular os aventureiros a terminar um trajeto pré-estabelecido, normalmente em área verde e entre as árvores (como o nome sugere).

Alguns locais são totalmente imersos na natureza, enquanto outros, são artificiais e contam com a ajuda da tecnologia e de materiais sintéticos para recriar a atmosfera e a diversão. Apesar disso, ambas alternativas são prazerosas e um prato cheio de adrenalina.

Como praticar?

Para praticar é fácil: basta se dirigir a um parque especializado e em seguida procurar por mais informações sobre o trajeto. A atividade é aberta para praticamente todas as idades podendo haver somente uma diferenciação quanto a dificuldade do percurso, que normalmente é estipulada pelo próprio estabelecimento e pelos guias.

Durante a atividade é necessário seguir todos os protocolos de segurança e estar munido dos EPIs — equipamento de proteção individual — que são fornecidos, como capacetes, luvas, harness (cadeirinha), mosquetões, cordas e demais aparatos de escalada.

Vale ressaltar que a atividade é 100% segura, os riscos são mínimos e beiram a zero quando todas as recomendações são seguidas à risca. Em muitos passeios, pode-se pedir ajuda a um guia para conseguir completar o percurso.

Quais roupas utilizar durante a aventura

Com relação a roupas, sugerimos que o praticante vá de tênis apropriado para trilha (caso haja percurso off-road até o local) e utilize prioritariamente roupas com proteção UV, com secagem rápida e tecido sintético.

Todas essas opções garantem o conforto durante a aventura e principalmente o bem-estar durante e após o passeio. Mas, é preciso fazer uma análise específica sobre qual é o seu destino em especial por conta das variações de temperatura (não se esqueça de olhar a previsão meteorológica para incluir ou descartar o uso de roupas impermeáveis).

Quais são os melhores destinos para prática do arvorismo no Brasil?

Abaixo falaremos sobre alguns dos principais destinos do Brasil para quem deseja praticar o arvorismo. Vale ressaltar que além desses grandes pontos, pode ser que sua cidade apresentem parques menores e urbanos, portanto, fica a dica para uma pesquisa mais aprofundada. Agora, vamos aos principais destinos!

1.Brotas (Parque Poção)

Brotas fica localizado no interior de São Paulo, a aproximadamente 250 quilômetros da capital. O arvorismo é praticado no Parque Poção, considerado o maior e mais antigo parque de arvorismo do país. Ao todo, são 40 obstáculos com diferentes níveis de dificuldades. Iniciantes podem receber um treinamento para se aclimatar e ainda há opção para trajetos infantis.

2.Nova Friburgo (Parque Ecológico de São Caetano)

Nova Friburgo é uma cidade no estado do Rio de Janeiro. Sua localidade na região serrana garante grandes paisagens e um “palco” perfeito para o arvorismo. O parque Ecológico de São Caetano apresenta um percurso de dificuldade fácil a moderada que toda família pode participar.

3.Venda Nova Imigrante (Parque Selva Sassiri)

Em Espírito Santo, no município de Venda Nova Imigrante, há o Parque Selva Sassiri, reconhecido pelo seu grande número de obstáculos (quase 200) e sua longa extensão, com cerca ade 1,5 quilômetros. Além desse percurso, existe uma opção exclusiva para crianças.

Agora que você já conhece os percursos e já sabe o que é o arvorismo no Brasil, esperamos que você inicie no esporte com o pé direito e com grandes expectativas de momentos inesquecíveis.

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!