O arvorismo no Brasil passa por uma espécie de amadurecimento. Muitas pessoas ainda desconhecem a atividade, enquanto outras se agarram a qualquer oportunidade para conseguir uma dose extra de aventura.
No exterior, o esporte é um pouco mais conhecido. Existem diversos parques destinados à prática, e muitos entusiastas costumam enfrentar seus medos e limites com mais frequência. Porém, nem tudo está perdido: o Brasil também apresenta ótimos locais para quem deseja iniciar o esporte e conhecer mais sobre o mundo das alturas na natureza.
Neste post, vamos falar mais sobre o que é o arvorismo, quais são os melhores destinos para você que pretende curtir essa experiência e quais os equipamentos indispensáveis para se divertir com conforto e segurança. Gostou da ideia? Vem com a gente!
O que é arvorismo?
Arvorismo é o nome dado a um conjunto de atividades praticadas em altura e ao ar livre. Plataformas, tirolesa e uma infinidade de obstáculos são desenvolvidos para estimular os aventureiros a terminarem um trajeto preestabelecido, normalmente em área verde e entre as árvores (como o nome sugere).
Alguns locais são totalmente imersos na natureza, enquanto outros são artificiais e contam com a ajuda da tecnologia e de materiais sintéticos para recriar a atmosfera e a diversão. Apesar disso, ambas as alternativas são prazerosas e um prato cheio de adrenalina.
Como praticar arvorismo?
A seguir, confira dicas para praticar arvorismo no Brasil ou em qualquer outro lugar de forma segura.
Informe-se sobre o trajeto
A primeira medida para iniciar nesse esporte é se dirigir a um parque especializado e procurar por mais informações sobre o trajeto. A atividade é aberta para praticamente todas as idades, podendo haver somente uma diferenciação quanto à dificuldade do percurso, que normalmente é estipulada pelo próprio estabelecimento e pelos guias.
Siga as recomendações e os protocolos
Durante a atividade, é necessário seguir todos os protocolos de segurança e usar corretamente os equipamentos de proteção individual (EPIs) que são fornecidos. O kit arvorismo inclui capacetes, luvas, harness (cadeirinha), mosquetões, cordas e demais aparatos de escalada.
Vale ressaltar que a atividade é bastante segura e os riscos são mínimos e beiram a zero quando todas as recomendações são seguidas à risca. Em muitos passeios, o praticante pode pedir ajuda a um guia para conseguir completar o percurso.
Utilize roupas adequadas
Com relação a roupas, sugerimos que você vá de tênis apropriado para trilha (caso haja percurso off-road até o local) e utilize prioritariamente roupas com proteção UV, com secagem rápida e tecido sintético.
Todas essas opções garantem o conforto durante a aventura e, principalmente, o bem-estar durante e após o passeio. Mas é preciso fazer uma análise específica sobre o seu destino, em especial por causa das variações de temperatura (não se esqueça de olhar a previsão meteorológica para incluir ou descartar o uso de roupas impermeáveis).
Mantenha o corpo hidratado
Talvez você já saiba da importância da hidratação na prática de esportes, mas é bom reforçar. No caso de aventuras longas e intensas, é recomendado ingerir de 400 ml a 600 ml de líquidos cerca de duas horas antes de começar. Além de água, pode tomar chás, sucos naturais de frutas não ácidas, isotônicos e água de coco.
Durante a atividade, você precisará repor o líquido perdido por meio da transpiração. Então, consuma entre 150 ml e 300 ml de água ou bebida isotônica a cada 20 minutos de intervalo, mesmo que não sinta sede. E especialmente nas primeiras horas após a prática, mantenha o consumo regular para normalizar a quantidade de líquido no organismo.
Quais os melhores destinos para a prática do arvorismo no Brasil?
Abaixo, falaremos sobre alguns dos principais destinos do Brasil para quem deseja praticar o arvorismo. Vale destacar que, além desses grandes pontos, pode ser que sua cidade apresente parques menores e urbanos. Portanto, fica a dica para uma pesquisa mais aprofundada. Agora, vamos conferir os lugares mais indicados.
Parque Poção – Brotas/SP
Brotas fica localizado no interior de São Paulo, a aproximadamente 250 quilômetros da capital. O arvorismo é praticado no Parque Poção, considerado o maior e mais antigo parque de arvorismo do país. O lema do local é diversão o dia todo com segurança e sem restrição de idade.
Ao todo, são 40 obstáculos no percurso realizado em postes de eucalipto tratado em meio à mata nativa, com diferentes níveis de dificuldade. Iniciantes podem receber um treinamento para se aclimatarem, e ainda há opção para trajetos infantis. Quem opera as atividades de aventura do Poção Brotas é a Alaya, referência no Brasil nesse segmento.
Open Mall The Square – Cotia/SP
O Open Mall The Square é um shopping a céu aberto situado em Cotia, a aproximadamente 35 quilômetros da capital paulista. É lá que fica o Arvorismo Gigantus, instalação inspirada nos circuitos do Canadá. Você vai encontrar 51 pontes sinuosas, parede de cordas, túnel para atravessar engatinhando, entre outros obstáculos.
Há seis opções de percurso com níveis de dificuldade diferentes. Para ter uma ideia, o ponto mais alto chega a 12 metros. O trajeto mais simples dura cerca de 25 minutos, e crianças a partir de 6 anos podem brincar acompanhadas dos pais ou responsáveis. É um ótimo lugar para ir com a família no final de semana.
Parque de Aventura Monjolinho – Socorro/SP
Sons de pássaros e corredeiras, contato com florestas nativas e desafios radicais estão garantidos no Parque de Aventura Monjolinho. Ele fica às margens do Rio do Peixe, em Socorro, a cerca de 135 quilômetros de São Paulo. O circuito é feito em aproximadamente 45 minutos e tem nível de dificuldade intermediário.
É fácil entender por que a revista Aventura & Ação elegeu a instalação como uma das melhores do estado. Os 17 obstáculos instalados na altura das copas das árvores formam uma travessia de 500 metros por cima do rio, finalizando com uma tirolesa de 80 metros.
Parque das Águas – Atibaia/SP
O Parque das Águas é um dos recantos mais belos do município de Atibaia, a pouco mais de 60 quilômetros de SP. Fica ao lado do teleférico e da ponte que dá acesso à Ilha do Major, o que assegura uma paisagem deslumbrante do grande espelho d’água e da intensa arborização ao redor.
O circuito de arvorismo conta com a Escada dos Corajosos e mais quatro travessias desafiadoras entre as árvores, a quase seis metros de altura: Ponte de 3 Cordas, Ponte da Tibetana, Ponte do Poleiro do Macaco e Ponte da Falsa Baiana. Para fechar com chave de ouro, há uma tirolesa com cerca de 90 metros sobre o Lago do Major.
Parque Ecológico do Cão Sentado – Nova Friburgo/RJ
Nova Friburgo é uma cidade no estado do Rio de Janeiro, distante cerca de 136 quilômetros da capital. Sua localização na região serrana garante grandes paisagens e um palco perfeito para o arvorismo. O Parque Ecológico do Cão Sentado apresenta um percurso de dificuldade fácil a moderada, ou seja, toda a família pode participar.
A entrada no parque é gratuita, mas é preciso pagar um pequeno valor para praticar as atividades oferecidas. Você pode fazer apenas o arvorismo, ou escolher um pacote que combine o esporte com rapel ou com tirolesa.
Agora que você já conhece as principais recomendações e alguns dos melhores lugares para a prática de arvorismo no Brasil, comece a planejar sua viagem de aventura para iniciar no esporte com o pé direito e com grandes expectativas de momentos inesquecíveis.
Gostou das dicas e das sugestões de destinos? Compartilhe este post nas redes sociais para ver se seus amigos se animam a viver essa experiência com você.