Atividades indoor e outdoor: como equilibrar durante a pandemia?

O seu lado aventureiro precisou de um freio quando a pandemia chegou, não foi? Nós imaginamos o baque que você sentiu, pois temos o mesmo espírito. Por mais difícil que seja, o caminho agora é encontrar um equilíbrio para não deixar de fazer o que gosta, mas também cuidar de si e dos outros. Estamos falando de conciliar atividades indoor e outdoor.

Quer entender quais são os cuidados necessários nos dois tipos de ambiente e as principais recomendações para obter resultados mais satisfatórios? Siga em frente com a leitura!

Pense no que deseja alcançar com os exercícios

Definir um objetivo é um bom começo para montar um cronograma de atividades indoor e outdoor. Aliás, você pode usar o treinamento em espaços fechados como aliado para melhorar o seu desempenho nos treinos ao ar livre ou até mesmo para aproveitar mais as futuras experiências de turismo de aventura.

Vamos supor que o seu desejo é ganhar mais condicionamento físico para praticar corrida de montanha. Nesse caso, é indicado fazer treinos que trabalhem:

  • explosão, com exercícios pliométricos como salto na caixa e pular corda;
  • propriocepção e estabilidade dos tornozelos, pensando nos terrenos irregulares;
  • fortalecimento e equilíbrio muscular das pernas, especialmente para prevenir lesões;
  • alinhamento da coluna, para manter suas curvaturas fisiológicas durante o sobe e desce nas montanhas;
  • respiração, com treinos aeróbicos como esteira inclinada e simulador de escada.

Escolha treinos que combinem com o seu perfil

Gosta de pedalar ou de correr no parque? Pois se informe sobre os protocolos de segurança adotados na sua cidade para diminuir os riscos de contaminação pelo coronavírus. De modo geral, a principal orientação é levar máscaras extras para trocar quando ficarem úmidas, álcool em gel e, claro, sua mochila de hidratação.

No caso de ambientes fechados, respeite as regras de cada estabelecimento. Agora, se você quiser se exercitar em casa, uma simples escada pode ajudar na preparação para a sua próxima aventura ao ar livre. Comece sem peso e, com o tempo, adicione uma mochila cargueira nas costas para simular os desafios que enfrentará nas trilhas.

Analise os prós e os contras de cada modalidade

Aqui, não queremos que você divida as modalidades em duas colunas e saia marcando com um “X” aquelas que trazem mais vantagens. Pelo contrário! Mesmo tendo as suas preferências, a ideia é abrir a mente para alternar atividades indoor e outdoor no seu dia a dia, pois essa variação beneficia a saúde física e mental como um todo.

Na academia, você conta com o auxílio de professores, pode ganhar mais massa magra e tem uma variedade maior de equipamentos e acessórios para se exercitar. Já em espaços abertos, relaxa ao ver lindas paisagens, estimula a produção de vitamina D expondo-se ao sol e interage diretamente com o meio ambiente. Enfim, são complementares!

Respeite o seu nível de condicionamento físico

Ir além dos seus limites é um erro grave, ainda mais agora. Lembre-se de que os hospitais estão sobrecarregados, então é melhor redobrar os cuidados para não se machucar. Por mais que você tenha ativado o modo Columbia com exercícios físicos em casa durante a quarentena, perder um pouco de condicionamento é normal nessas condições.

Portanto, o mais seguro é fazer uma avaliação completa com um profissional de Educação Física, que montará um programa de acordo com as necessidades, os objetivos e as limitações que você tem. Acompanhando o seu progresso, ele vai ajustar os treinos até que o seu rendimento volte ao patamar de antes do isolamento social.

Viu como você só tem a ganhar combinando atividades indoor e outdoor? Seja onde for, a prática regular de exercícios é essencial no período que estamos atravessando. Mesmo com as restrições impostas pelo contexto pandêmico, existem formas práticas de cuidar da nossa saúde e do nosso bem-estar sem desrespeitar o coletivo.

Achou as informações relevantes? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para incentivar seus amigos a suarem a camisa com atividades indoor e outdoor durante a pandemia!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!