Turismo de aventura no Brasil: 4 lugares que você deve conhecer!

Se você gosta da natureza, adrenalina e viagens, com certeza você já ouviu falar do turismo de aventura. Essa modalidade mistura viagem e aventura, explora a natureza e encara novos desafios. Desbravar a Patagônia, fazer um trekking pela Nova Zelândia ou descobrir as savanas africanas são algumas das rotas que logo vem à mente dos viajantes de plantão.

O que muita gente não sabe, é que o Brasil é uma potência do turismo de aventuras. Devido às características do nosso país, relevo, clima, flora e hidrografia, ele conta com opções de rotas para todos os gostos.

Neste texto, vamos falar sobre o turismo de aventura no Brasil, apresentando 4 lugares imperdíveis! Aproveite a leitura e planeje já a sua próxima viagem!

1. Jalapão – Tocantins

O Jalapão é um dos destinos mais procurados pelos amantes de aventura. Ele ficou ainda mais famoso após ser “pano de fundo” de uma novela global. O Parque Estadual do Jalapão é de difícil acesso, mas a sua beleza compensa todas as dificuldades. As cachoeiras cristalinas e lagoas esverdeadas formam verdadeiros oásis em meio às paisagens desérticas.

Nesse lugar deslumbrante, você pode apreciar o pôr do sol, fazer diversas trilhas, flutuação nos fervedouros, rafting e andar de caiaque no Rio Novo, além de visitar várias cachoeiras.

2. Chapadas dos Veadeiros – Goiás

A Chapada dos Veadeiros é um patrimônio mundial da UNESCO. Localizada em Goiás, o parque abriga trilhas, cânions, vales e piscinas naturais. Ao todo, são 65 mil hectares de parque, onde você pode fazer trekking, canoagem, rafting, rapel, escalada, balonismo, tirolesa e arvorismo, entre outras atividades.

Para conhecer a região, é interessante contar com um carro ou outro transporte. Algumas trilhas e cachoeiras são de fácil acesso, outras nem tanto. Enquanto alguns poços estão à beira dos estacionamentos, outras levam mais de um dia de trilha.

3. Jericoacoara – Ceará

A região é uma das preferidas dos adeptos ao kite e ao windsurfing. Localizado ao norte do Ceará, Jeri — para os íntimos — está na rota de velejadores do mundo todo e é considerado como um dos melhores locais para praticar esses esportes. Barra Grande, no Piauí, e Atins, no Maranhão, são outros dois pontos bastante populares.

Além disso, é possível fazer trekkings, passeios de bug, quadriciclo e 4×4 pelas dunas. O surf é um esporte que também está ganhando popularidade na região.

4. Boituva e Brotas – São Paulo

Essas 2 cidades são consideradas as capitais do turismo de aventura em São Paulo. Cada uma oferece diferentes modalidades de esportes e aventura. Ficam cerca de 200 km uma da outra, e são próximas da capital, sendo Boituva a mais perto.

Brotas é conhecida por suas cachoeiras e natureza. Lá é possível fazer trilhas, rafting, rapel e escalada. Além disso, é um dos destinos mais procurados para off road, já que reúne muitas trilhas. Boituva é conhecida pelos passeios de balão e pelo paraquedismo. O grande atrativo da cidade são as atividades aéreas. Isso garante vários mirantes para apreciar a bela vista.

Bônus: organização de uma viagem de turismo de aventura no Brasil

Uma viagem de turismo de aventura requer planejamento. A maior parte dos locais tem um limite de visitantes por dia para garantir a preservação da natureza. Por isso, para você não desperdiçar nenhuma oportunidade, pesquise sobre o local antes e procure ajuda de uma agência de turismo. Uma agência local costuma ter as melhores opções e dicas por conhecer melhor a região.

Nosso país é enorme, com belezas naturais espalhadas por toda sua extensão. De norte a sul, leste a oeste podemos encontrar opções de roteiros para turismo de aventura no Brasil. Aqui listamos apenas algumas opções, mas saiba que as alternativas são infinitas: Bonito, Fernando de Noronha, Cambará da Serra, Amazonas, Serra do Cipó e Pedra Azul são outras possibilidades espalhadas pelo país.

Que tal compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais? Assim, você pode incentivar seus amigos a explorarem o Brasil com você!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!