Os aficionados por aventura e adrenalina devem conhecer essa pequena cidade localizada no Centro-Oeste brasileiro. Bonito, no Mato Grosso do Sul, reúne num mesmo lugar opções diversas para quem quer estar próximo da natureza e praticar esportes de aventura.
A região começou a ser povoada a partir das terras da Fazenda Rincão Bonito no século XIX. Hoje, a cidade oferece atrações diversas para quem ama esportes de aventura. As atrações são organizadas de forma que o meio ambiente siga preservado, mesmo com a visitação constante dos humanos.
Para chegar até Bonito, você pode ir de avião até a capital mais próxima, Campo Grande, e alugar um carro, pegar um ônibus na rodoviária ou contratar um transfer até a cidade, que fica 300 quilômetros distante da capital. A reta final da viagem varia entre três e quatro horas em estrada.
Quer saber o que fazer em Bonito? Acompanhe nosso texto e veja três dicas!
1. Parque das Cachoeiras
O Parque das Cachoeiras é um programa que dura a manhã inteira, para que os viajantes possam desfrutar com calma as sete quedas d’água, grutas, tirolesas e poços para banho. O parque está em uma fazenda cortada pelo Rio Mimoso e atende a todos os gostos de aventura, desde águas calmas com piscinas naturais até uma queda d’água com sete metros, para saltos. Aproveite para garantir belas fotos em contato com a natureza!
2. Gruta Azul
A Gruta Azul é um dos cartões-postais de Bonito, abrigando um lago de 90 metros de profundidade com águas em um tom de azul que talvez você jamais tenha visto na vida.
Além do belo visual das águas claras, os visitantes ainda ficam deslumbrados com os fósseis de animais pré-históricos que um dia habitaram a região. Infelizmente não é permitido nadar no lago, porque é patrimônio preservado. Aproveite para se deliciar com o visual e tirar várias fotos. Não deixe esse passeio fora da sua lista!
3. Flutuação no Rio Sucuri
Já pensou nadar em meio aos peixes? O Rio Sucuri é o local indicado para essa experiência incrível durante sua viagem a Bonito. Os passeios organizados pela instalação incluem roupa de neoprene, colete e snorkel. Antes de começar, é realizado um treino numa piscina para se acostumar com o uso do equipamento.
A trilha até a nascente do rio é curta e fácil, com 500 metros de caminhada. Guarde o fôlego, pois a flutuação dura em média uma hora e você percorre cerca de 1800 metros em águas transparentes.
Para aproveitar da melhor forma toda essa natureza exuberante, a mala deve ser feita de acordo com as atividades que você vai encontrar lá. Esqueça os saltos e sapatos finos e priorize os calçados ideais para trilhas e caminhadas.
Sugerimos o uso de bermudas com tecido leve e de secagem rápida, com fator de proteção solar que, em combinação com o seu filtro solar de preferência, ajuda na proteção da pele. O look deve ser completado por camisetas com sistema de resfriamento, reduzindo a temperatura do tecido em contato com a pele.
Agora que você já sabe o que fazer em Bonito, aproveite para planejar sua próxima viagem e desbravar a natureza brasileira, sempre bem equipado com as roupas adequadas aos esportes de aventura.
Conheça também o turismo ecológico no Brasil em nosso blog!