7 cuidados importantes para viajar no pós-pandemia do coronavírus

Depois de quase um ano em distanciamento social e aprendendo novos hábitos de higiene e limpeza por conta da pandemia da Covid-19, as pessoas começam a se encorajar e querem colocar o pé na estrada, desde que tomem cuidados para viajar.

Por mais que já tenhamos notícias animadoras sobre as vacinas sendo aplicadas e toda a aprendizagem sobre como higienizar compras e ambientes para manter a segurança de todos, é preciso estar atento e continuar seguindo as regras sanitárias, pois a pandemia não acabou ainda.

É possível viajar, mudar de ambiente faz bem para nossa saúde mental. Mas os turistas precisam tomar cuidados que antes não eram muito levados em consideração no planejamento de uma viagem.

Listamos sete cuidados que devem ser tomados para viajar no pós-pandemia. Você já está seguindo alguns ou todos eles? Já pensava assim antes do surgimento do coronavírus?

1. Procure reservas com flexibilidade de datas

Brasileiro adora deixar tudo para a última hora, não é? Antes da crise do coronavírus, resolver uma viagem dessa forma era visto como uma falha do viajante e tinha como punição pagar preços mais altos na reserva de hotéis e na compra de passagens.

Com a pandemia, as cidades e os atrativos turísticos abrem e fecham a cada mudança no número de infectados. Assim, agora é justamente o momento de viajar em cima da hora, acompanhando o noticiário.

Procure hotéis e pousadas que flexibilizam a data das reservas sem a cobrança de taxas. Você pode até fazer a reserva com antecedência e pagar pela hospedagem, desde que exista a possibilidade de remarcar caso não se sinta seguro para viajar no período.

2. Opte por viagens de carro

Agora é o momento de tirar o carro da garagem e colocar o pé na estrada. Estude o mapa da sua região e veja quais são as cidades que gostaria de visitar, principalmente as que oferecem atividades ao ar livre.

Os aviões possuem filtros especiais, mas os aeroportos cheios são potenciais pontos de aglomeração e contaminação. Viajando em seu próprio veículo ou alugando um, você evita o contato com outras pessoas até o seu destino.

3. Faça um seguro-viagem para você e seu carro

Antes da pandemia, você já tinha feito um seguro-viagem no Brasil? Apostamos que só quando era exigido, como nas viagens para a Europa ou outros países que impunham isso.

A contratação de um seguro-viagem é importante em qualquer viagem, mesmo que seja para dentro do seu estado ou próximo.

Esse seguro custeia eventuais prejuízos com acidentes, extravio de bagagem, internações e retorno dos segurados, evitando precisar recorrer a reservas financeiras ou ajuda de familiares ou amigos.

4. Escolha destinos nacionais e próximos

As viagens do pós-pandemia estão valorizando os destinos nacionais e principalmente os que ficam na mesma região, a poucas horas de carro. Como o ideal é evitar paradas e contato com outras pessoas, opte por lugares para onde você consiga dirigir direto sem paradas para descanso ou troca de motorista.

5. Prefira viagens com duração mais longa

Com a pandemia, muitas empresas e escolas adotaram as atividades remotas. Se você tem essa vantagem, por que não viajar por mais dias, mantendo seu isolamento em outra paisagem?

6. Escolha bem as hospedagens

Depois do destino escolhido, pesquise bem as hospedagens disponíveis no local. Pergunte quais os protocolos adotados para limpeza dos quartos, higiene nas áreas comuns, serviço de alimentos e bebidas e veja se a capacidade de ocupação está de acordo com a permitida pelas autoridades locais.

Hotéis e pousadas que estão adotando os protocolos sugeridos pela OMS e entidades como a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) em sua maioria oferecem álcool em gel nos quartos e nas áreas comuns, treinam seus funcionários para manter a limpeza das áreas comuns e estimulam o uso de máscaras o tempo todo.

Em relação aos alimentos, prefira hotéis que estejam servindo à la carte, com pratos e talheres higienizados e embalados um a um. Se o hotel oferecer bufê, escolha os que colocaram uma proteção entre os balcões e que façam o serviço assistido, em que o funcionário prepara o seu prato, devidamente equipado com máscara e luvas.

Muitos hotéis ainda buscam soluções de higienização para as áreas públicas, restaurantes e quartos que não agridem a natureza e fazem a defesa de vírus e bactérias.

7. Outros cuidados para viajar: máscara e álcool em gel

Além de pesquisar se o hotel ou as atrações locais estão cuidando da higiene dos locais, você turista precisa também ter atenção a isso. Use a máscara o tempo todo que estiver fora do seu quarto, por ser a única forma de se proteger e não contaminar quem está perto.

Se estiver utilizando máscaras de pano, separe uma embalagem para as limpas e outra para guardar as sujas, que serão higienizadas quando voltar para casa. Uma opção interessante para quando estiver viajando é utilizar máscaras descartáveis, mas procure o lixo correto para inutilizá-las.

Ande sempre com um frasco de álcool 70° em sua bolsa de mão ou mochila para higienizar mesas, cadeiras, embalagens onde estiver. O álcool em gel é a única alternativa quando não se tem acesso a água e sabão para fazer a higiene corretamente.

Como não sabemos ao certo quanto tempo o coronavírus fica em tecidos, sugerimos que troque de roupa toda vez que voltar da rua para seu hotel ou casa alugada. Separe a roupa utilizada em uma bolsa para fazer a higienização depois. Uma opção também é levar para uma lavanderia, caso fique mais tempo no local.

Esperamos que nosso texto ajude você a ter mais cuidados para viajar, principalmente em relação à higienização de ambientes e circulação de pessoas. Não sabemos por quanto tempo ainda teremos que restringir nossa circulação por conta do vírus.

Assim, é importante andar sempre com uma máscara limpa e com álcool em gel para higienizar as mãos e os objetos. Evite aglomerações e exija dos estabelecimentos que tenham cuidado com a higiene e a saúde de todos.

Compartilhe este texto em suas redes sociais para que seus amigos e familiares também saibam como ter cuidados para viajar. 

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!