Desafio e diversão: 10 locais interessantes para acampar no Brasil!

Existem, no Brasil, diversos locais para acampar, seja na praia ou na montanha. Independentemente do tipo de destino, é certo que o viajante garante uma experiência incrível com uma barraca nas costas e muita disposição.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, acampar também pode ser sinônimo de conforto. A partir da escolha dos melhores itens de acampamento, os aventureiros conseguem aliar comodidade e contato com a natureza.

Se deseja escolher seu próximo destino, continue a leitura e veja 5 ótimos locais para acampar no Brasil. Vamos lá?

Quais são os melhores locais para acampar?

Com uma área de 8.511.000 km², o Brasil é um país que encanta com seus diversos destinos para conhecer e acampar. Veja, a seguir, 10 lugares bastante interessantes e já planeje a sua próxima viagem.

1. Cumuruxatiba (Bahia)

Cumuruxatiba é o destino ideal para quem deseja aproveitar as praias da região em um local tranquilo. As águas verdes de Cumuru, como é chamada pelos moradores, são calmas e, na faixa de areia, existem diversos quiosques para quem deseja aproveitar o dia.

A praia tem um perfil rústico e os viajantes que agendam a visita para os meses de julho a outubro conseguem, por vezes, avistar as baleias-jubarte da região. Os amantes de passeios de barco também podem conhecer a Ponta do Corumbau, lugar ainda mais tranquilo.

Já para quem prefere aventura, o mergulho é atividade obrigatória, considerando as águas cristalinas das praias de Cumuruxatiba. Para tanto, o arquipélago de Abrolhos é o mais indicado: diante da diversidade de corais e tartarugas, o passeio torna-se um grande atrativo.

2. Praia Pedra do Sino/Ilhabela (São Paulo)

Ilhabela é um paraíso do litoral norte de São Paulo, muito visitada em todas as épocas do ano — especialmente no verão. Como o local é uma ilha, os viajantes que chegam com automóvel precisam atravessar em uma balsa, motivo para programar bem a viagem.

Conhecida como uma das praias mais bonitas de Ilhabela, a Pedra do Sino é composta por palmeiras na faixa de areia, mar raso e ondas tranquilas. Ou seja, se a intenção é curtir banho de mar, inclua esse destino entre os locais para acampar.

Uma curiosidade bastante interessante é que a praia leva o nome de Pedra do Sino justamente porque suas pedras emitem um som de sino quando são batidas. Visite o local e se encante!

3. Pancas (Espírito Santo)

Se seu tipo de viagem ideal inclui montanha e muita área verde, Pancas é o destino mais indicado. Com uma distância de 180 km de Vitória, a capital do estado, é possível chegar pela linha de ônibus Vitória-Mantenópolis. Para quem vai de carro, as estradas utilizadas são as BR 101-Norte, BR-259 e, por fim, a ES-080.

Os principais pontos turísticos são a Pedra Camelo, que é conhecida como o cartão postal da cidade, a Cachoeira do Moraes e a Pedra Agulha. Praticantes de voo livre procuram a cidade por conta da famosa rampa Clementino Izoton. Com uma vista de tirar o fôlego, o local é um passeio e tanto apenas pelo seu cenário.

Para completar sua estadia, coma bem e conheça o cotidiano da pequena cidade, caminhando pelo centro. A Praça Central e o Mercado Municipal de Pancas são dois locais que merecem uma visita.

4. Praia do Sono/Paraty (Rio de Janeiro)

A Praia do Sono é um lugar paradisíaco, que reúne área verde, montanha e mar azul. Isso porque o principal acesso ocorre por meio de trilha com nível de dificuldade média e muita subida. Os aventureiros têm contato com a natureza já no início da viagem, partindo do Condomínio das Laranjeiras. É possível deixar o carro em algum dos estacionamentos nos arredores.

Já para quem prefere a aventura de chegar pelo mar, os pescadores locais realizam esse trajeto diariamente. Com duração de 10 minutos, o passeio pelas águas pode ser uma boa dica para levar as bagagens sem preocupação com o peso.

Se a intenção é descansar, aproveite a vista e as areias claras da Praia do Sono. Caso contrário, faça as trilhas para a Praia de Antigos, Antiguinhos e a Praia de Ponta Negra — a Cachoeira do Saco Bravo também merece entrar nessa lista, principalmente por sua vista de tirar o fôlego.

5. Prainha Branca/Guarujá (São Paulo)

Em Guarujá, no litoral de São Paulo, a Prainha Branca é um dos melhores locais para acampar. Trata-se de uma ótima sugestão para aproveitar o final de semana e fugir do agito da cidade. Com um mar bravo e areias claras, o local reúne diversos surfistas e viajantes que aproveitam o contato com a natureza.

Para chegar até lá, é necessário fazer uma pequena trilha. O trajeto não é difícil e pode ser cumprido rapidamente. Basta deixar o carro nos estacionamentos próximos à balsa para Bertioga e iniciar a caminhada.

Existem diversos campings na extensão da praia, mas o do Cantão é um dos mais indicados. Isso porque fica afastado do centro e, literalmente, no canto da praia. Portanto, prepare-se para dormir e acordar ouvindo o barulho do mar.

6. Praia Cairuçu das Pedras/Paraty (Rio de Janeiro)

Está aí mais um destino atrativo para quem pretende passar alguns dias em Paraty. Com paisagem litorânea de tirar o fôlego, esse lugar pode ser facilmente confundido com os cenários de Fernando de Noronha. A pequena faixa de areia da praia não chega a 50 metros, o que traz um ar de exclusividade.

Para chegar ao local, você pode ir de barco ou percorrer uma trilha. Inclusive, muitas pessoas fazem trekking pela região e transformam a Praia de Cairuçu em ponto de parada para descanso. O motivo é simples: contemplar a beleza do mar e recarregar as energias com muita tranquilidade.

O camping tem preço baixo e as opções de alimentação são variadas. É a pedida perfeita para pessoas que desejam relaxar em meio à natureza e seus encantos.

7. Praia Brava de Palmas/Ilha Grande (Rio de Janeiro)

Esse refúgio paradisíaco fica em uma porção de terra pertencente a Angra dos Reis (RJ). Como toda ilha, atrai pessoas com interesse em se isolar do mundo por algum tempo. A vantagem é que, além de visitá-la de barco, você pode montar acampamento ou se hospedar em cabanas locais.

Como só existe um estabelecimento que oferece estadia e alimentação, muita gente aproveita para levar seus próprios recursos. É a opção preferida dos viajantes que só querem instalar a barraca e explorar cada cantinho por trilhas e trechos na beira da praia.

Um dos grandes atrativos é o nascer do sol no horizonte em alto mar. Se ficou com vontade de conferir, saiba que o trajeto até Ilha Grande costuma ser feito de barco ou escuna, com três principais rotas: a partir de Angra dos Reis, Mangaratiba ou Conceição de Jacareí.

8. Morro do Saboó/São Roque (São Paulo)

É uma boa pedida se você procura locais para acampar perto da capital de São Paulo. Os primeiros trechos podem ser feitos de carro ou outro veículo, mas a rota é finalizada por uma trilha. Isso significa que é preciso fôlego para percorrer parte do terreno a pé.

O pico do Saboó tem mil metros de altitude e proporciona vista de 360 graus para as cidades do entorno. Por conta de sua altura, é bastante procurado por grupos que exercem atividades religiosas. Afinal, estar no ponto mais alto gera uma forte sensação de proximidade com o céu.

A montagem do camping pode ocorrer em qualquer área do morro, mas é preciso considerar a ausência de barreiras contra ventos. Mas a vegetação baixa compensa por manter a boa visibilidade, tanto de dia quanto no período noturno.

9. Pico do Jaraguá/Serra da Cantareira (São Paulo)

Visita obrigatória se você pretende viver aventuras inesquecíveis na grande São Paulo. O pico fica no Parque Estadual do Jaraguá, que abre todos os dias e pode ser acessado de carro. Também há linha de ônibus municipal com parada bem em frente ao complexo.

Para subir até o ponto mais alto, o ideal é percorrer a trilha do Pai Zé. Embora não existam lanchonetes e restaurantes no parque, você consegue encontrar petiscos em barracas instaladas na portaria ou em locais próximos ao morro.

Os meses de seca (abril a setembro) são os melhores para a visitação e montagem de acampamento. Assim, além de curtir a estadia, você poderá frequentar os atrativos do parque. Eles incluem lago dos patos, bica com água potável, mirante da antena e um casarão histórico.

10. Furnas do Passo do Pupo/Ponta Grossa (Paraná)

O atrativo pertence ao Parque Nacional dos Campos Gerais, uma Unidade de Conservação de Proteção Integral de Ponta Grossa. Como o nome indica, é repleto de formações naturais curiosas, a exemplo de grutas, cavernas e outras cavidades.

A paisagem intrigante convida muitas pessoas a explorar o ambiente por meio de trilhas e atividades de observação. Inclusive, existem locais para acampar e ter maior contato com espécies da fauna e da flora paranaense.

Um bom exemplo é o Refúgio das Curucacas, operadora de turismo com foco em camping, escalada e caminhadas ecológicas. São todos programas adequados para reunir amigos ou famílias em momentos de folga.

Como planejar seu próximo acampamento?

Depois de escolher o local de sua próxima viagem, é momento de preparar o checklist dos itens necessários. Lembre-se: uma viagem com comodidade apenas é possível a partir do planejamento e da aquisição de objetos de qualidade. Confira o que você não pode deixar de levar:

Também vale mencionar que, muitas vezes, os campings oferecem utensílios de cozinha ou, toldos e até colchões para alugar. Se a ideia é levar apenas o mais importante, invista em uma boa barraca, mochila cargueira, vestimentas e calçados apropriados para atividades ao ar livre.

Existem diversos locais para acampar em nosso país. Escolha o destino ideal, conte com um planejamento, adquira produtos de qualidade e tenha momentos incríveis. Não se esqueça de levar a máquina fotográfica para registrar os melhores instantes da viagem.

Gostou de conhecer estes lugares incríveis? A vontade é de pegar estrada amanhã mesmo, não? Veja, agora, um checklist mais completo de itens para levar para acampar. Enquanto pensa sobre as possibilidades, compartilhe o post nas redes sociais e inspire mais pessoas!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!