Desvende 8 destinos para fazer turismo ecológico no Brasil

O Brasil é um país com belezas naturais incríveis — paisagens encantadoras, diferentes biomas e florestas, além da flora e da fauna. Tudo isso faz com que o país seja um dos destinos mais procurados pelos amantes da natureza.

Nosso território é muito grande. Desse modo, o turismo ecológico no Brasil tem alto potencial para se desenvolver e se tornar um dos maiores do mundo. Além disso, que tal aliar turismo e aventuras mais radicais? A maioria dos destinos oferece atividades de tirar o fôlego, como rapel, escalada, arvorismo, flutuação, montanhismo e mergulho.

Se o seu ideal de viagem é relaxar e ter contato com a natureza, você está lendo o artigo certo. Vamos apresentar algumas dicas de destinos incríveis para praticar o turismo ecológico no Brasil e aproveitar todas as maravilhas que o nosso país tem a oferecer aos turistas. Confira!

1. Bonito (Mato Grosso do Sul)

A cidade de Bonito é considerada a capital do turismo ecológico no Brasil. Localizada a cerca de 260km da capital Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, o município é referência nacional e mundial no setor de ecoturismo.

Com uma rica variedade de fauna e flora, a região preserva nascentes de águas cristalinas, fazendas com vegetação a perder de vista e vasta criação de gado, belas cachoeiras, grutas e cavernas com visitação interna e piscina natural. Além disso, é o destino ideal para a prática de esportes radicais como rafting, canoagem e mergulho.

A região oferece muitas atrações aos visitantes, além de proporcionar passeios pelas trilhas em meio à mata e às fazendas, canionismo, visita à Gruta da Lagoa Azul, mergulho na Lagoa Misteriosa, passeio até a Cachoeira da Boca da Onça, flutuação nas águas transparentes do Rio da Prata, no Rio Sucuri, entre outras atividades.

Além da grande variedade de atrações ecológicas, a cidade de Bonito conta com uma infraestrutura turística bem desenvolvida, fornecendo aos turistas todo o apoio e o conforto necessários durante a estadia.

2. Delta do Parnaíba (Maranhão e Piauí)

Delta do Parnaíba é um santuário ecológico localizado na divisa entre os estados do Maranhão e do Piauí. A região é formada por 73 ilhas composta de variedades naturais como manguezais, dunas, lagoas de águas claras, plantas carnaúbas e mangue-vermelho.

Os viajantes podem praticar atividades como flutuação, mergulho, canoagem pelo Delta e seus afluentes, passeio de barco pelos igarapés do Rio Parnaíba etc.

3. São Domingo (Goiás)

O município de São Domingo abriga o famoso Parque Estadual de Terra Ronca. Esse espaço conta com mais de 60 cavernas, por onde passam rios e nascentes. O melhor de tudo é que elas são abertas ao público e podem ser exploradas pelos visitantes.

A caverna de São Domingo, por exemplo, é a mais conhecida da região e chega a 96 metros de altura.

4. Fernando de Noronha (Pernambuco)

O arquipélago de Fernando de Noronha, rodeado pelo Oceano Atlântico, é um dos destinos de turismo ecológico mais desejados pelos turistas do mundo todo. Não é à toa que o conjunto de ilhas e ilhotas é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Entre as grandes atrações está o complexo rochoso conhecido como Dois Irmãos, a Baía do Sancho, a Baía dos Porcos e a Praia do Leão. Além disso, a variedade no ecossistema é muito rica e variada, como golfinhos, tartarugas marinhas gigantes e até tubarões de diversas espécies.

Entre as grandes atrações ecológicas estão as inúmeras trilhas que levam às belíssimas praias, surf, mergulho, passeios de buggy e de barco. É importante planejar bem a sua viagem, pois a ilha tem restrições quanto ao número de visitantes.

5. Brotas (São Paulo)

Brotas fica no centro do estado de São Paulo, a cerca de 250km da capital. A região é banhada pelas águas do rio Jacaré-Pepira. Além disso, a cidade conta com muitos parques e atividades de aventura, como trilhas, rafting, tirolesa e arvorismo.

Brotas é um verdadeiro paraíso ecológico dentro do centro urbano, ideal para um bate-volta no fim de semana ou para curtir um feriado prolongado. O município é um dos destinos de aventura mais pedidos do sudeste do país.

6. Caravelas (Bahia)

Caravelas é um dos destinos mais requisitados pelos praticantes de mergulho. A região abriga o famoso Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, situada a 70km do litoral baiano, que guarda a maior formação de recifes e corais do Atlântico Sul e várias ilhas formadas por rochas de origem vulcânica.

Além disso, há uma grande quantidade de cardumes e espécies marinhas como tartarugas e as famosas baleias-jubarte durante os meses de julho até novembro. Para chegar até a região é necessário ir até a ilha Siriba e estar acompanhado pelos pesquisadores filiados ao Instituto Chico Mendes.

7. Monte Roraima (Roraima)

O Monte Roraima guarda um ar místico e misterioso. Localizado no norte do estado de Roraima e na divisa com os países Venezuela e Guiana, o platô tem cerca de 2.700 metros de altitude, considerado um dos pontos mais altos do país.

A vista panorâmica do monte com topo plano revela uma paisagem que não poderia ser nada menos do que deslumbrante. Os enormes paredões de falésias revelam cachoeiras, lagos e uma rica vegetação.

O Parque Nacional do Monte Roraima conta com uma área de cerca de 116 mil hectares e foi inaugurado no ano de 1989. O Instituto Chico Mendes é o responsável pela administração do parque no país. A região atrai aventureiros praticantes de esportes como trekking, escalada e arvorismo.

8. Chapada Diamantina (Bahia)

O Parque Nacional da Chapada Diamantina, situado na Bahia, guarda um ar místico e é o berço de muitas cachoeiras, trilhas e grandes complexos rochosos. A região é ideal para a prática de escaladas, montanhismo, trekking, rapel, tirolesa, canoagem, passeios a cavalo, arvorismo etc.

O turismo ecológico no Brasil vem ganhando cada vez mais popularidade. Nosso país é muito rico e privilegiado por abrigar em seu território tantas belezas e paisagens naturais de norte e sul. Aproveite as férias e o fim de semana prolongado e vá prestigiar os destinos nacionais que citamos aqui.

Você curte esportes de aventura e quer desbravar destinos desconhecidos? Conheça os principais destinos de turismo na África!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!