filmes de escalada

Filmes de escalada: 5 que você deveria conferir

Os filmes de escalada são uma ótima maneira de ampliar o contato com o esporte e entender um pouco mais sobre as adversidades que os escaladores passam ao longo de uma progressão. Apesar de a nossa lista estar recheada de drama, saiba que todos os longas-metragens são baseados em histórias reais e, por conta disso, eles podem ajudar a transformar a sua perspectiva sobre o que verdadeiramente é uma escalada.

Cada um dos títulos abaixo pode ajudar você a se inspirar e a começar no esporte. Todavia, não se esqueça de considerar seus limites, os protocolos de segurança, o uso de equipamentos e principalmente a curva de aprendizado. A escalada é um esporte diferente, que não pode ser praticado de qualquer forma. É preciso respeitar seu nível atual e principalmente o uso rigoroso de todos os equipamentos.

Seguindo essa cartilha básica, é certo que você terá ótimos momentos de lazer e de adrenalina, sem abrir mão de sua proteção. Agora, continue sua leitura para entender um pouco mais sobre esses 5 filmes da nossa lista! Acompanhe!

1. Free Solo

Free Solo é um filme lançado em 2018. Ele conta a história de Alex Honnold, um exímio escalador que frequentemente se coloca à prova com desafios cada vez mais intensos e perigosos.

Alex é considerado como o melhor escalador solo (solitário, sem auxílio de companheiros) do mundo e, para “provar” esse título, ele decide fazer o que nenhum outro homem conseguiu: escalar um paredão de 900 metros de altura sem o uso de qualquer equipamento de segurança.

A tarefa árdua — e extremamente arriscada — é uma espécie de batismo de fogo. O filme faz qualquer pessoa ranger os dentes. Não há como não se emocionar de alguma forma com a bravura e as habilidades de Alex.

Selando seu nome como um dos maiores alpinistas da sua geração, o filme Free Solo é um exemplo clássico do que um gênio do esporte é capaz de fazer. Com certeza vale o seu tempo e é garantia de diversão.

2. 127 horas

O filme 127 horas é mais um daqueles imerso em realidade. A história de Aron Ralston, personagem protagonista do filme, é baseada em fatos reais — ela realmente aconteceu e é um exemplo máximo da coragem e da resiliência humana.

Em uma exploração pelos cânions de Utah, Aron sofre um acidente e fica preso em uma fenda no imenso deserto. Uma enorme pedra prende o seu braço e, sem nenhuma forma de conseguir se soltar, o alpinista se vê obrigado a sobreviver com o que carrega na mochila e precisa começar a medir suas opções.

Durante os dias de dificuldade, vemos uma série de provações que nos fazem pensar e a refletir sobre tudo o que vivemos e podemos experienciar em nossas vidas. O filme é dramático e capaz de trazer uma profunda reflexão.

3. Meru

Você já parou para pensar no que faz uma pessoa encarar um paredão com centenas de metros de altura? O que o move e quais são as principais motivações desse tipo de atleta, que chega a arriscar a própria vida? Meru é um documentário que pode ajudar você a encontrar uma resposta para todas essas perguntas intrigantes.

O filme mostra a jornada de três alpinistas que abandonam praticamente tudo de suas vidas para escalar uma das montanhas mais difíceis do planeta. Localizada no Himalaia e com cerca de 6.600 metros de altura, o pico só foi conquistado em 2011, o que ajuda a demonstrar com clareza a dificuldade e o desafio envolvido na progressão vertical até o topo.

Durante o longa, vemos claramente o que é que está em jogo, quais são os objetivos e realmente quais são as reais motivações de quem deseja alcançar os cumes mais perigosos que existem. Esse é mais um filme que gera uma mudança de perspectiva em quem assiste.

Quem ama esportes outdoor, com certeza vai se identificar e terá uma hora e meia de muita emoção. É possível identificar com facilidade o uso das roupas térmicas e demais itens que transformam uma viagem desse gênero possível.

4. Dawn Wall

Dawn Wall é mais um documentário da nossa lista. Mais uma vez, voltamos para a Califórnia, para outra escalada em El Capitan. Agora, dois alpinistas — Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson — tentam desbravar o que antes era conhecido como um muro impossível de ser escalado, a face Dawn Wall do rochedo com quase um quilômetro de altura.

Durante as filmagens vemos toda a dificuldade do planejamento e do treinamento que os escaladores tiveram que passar. Ao todo, foram cerca de 10 anos de preparação para conseguir essa façanha, que até os dias atuais, é tida como um marco para a escalada mundial.

Tommy e Kevin fazem uma rota diferente de Alex Honnold (do filme Free Solo, que mencionamos lá no início). Eles utilizam equipamentos de segurança e uma abordagem bem diferente para conseguir transpor o desafio.

O documentário é repleto de emoção e mostra tudo aquilo que é necessário para efetivamente conseguir ser um dos pioneiros no esporte. Para quem ama a escalada, essa é uma parada obrigatória e um dos melhores filmes do gênero.

5. Valley Uprising

O filme Valley Uprising é mais um sobre escalada em solo norte-americano. Ele conta com profundidade como foi o desbravamento de algumas rochas em Yosemite, o parque nacional da Califórnia que já figurou em outros lugares de nossa lista.

A diferença é que agora temos um olhar sobre o passado: vemos como eram alguns dos homens e mulheres mais corajosos da era hippie e quais eram os comportamentos e motivações que fizeram com que eles superassem todos esses obstáculos.

O filme traz luz para alguns tópicos importantes, como o comportamento e a conduta que um alpinista deve ter para conseguir estar em alta performance o tempo todo. Inclusive, é apontado que muitos do grupo inicial que escalou as montanhas da região não respeitavam essas regras e viviam festejando e usando substâncias psicoativas.

Valley Uprising faz parte da história da escalada mundial e é um marco do gênero, demonstrando bem os novos tipos de escalada e como o esporte progrediu para os dias de hoje. Para quem quer uma imersão completa, essa é uma das melhores alternativas sobre filmes de escalada do cinema.

Gostou dessa nossa postagem? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e comece a receber nossos novos conteúdos pelo seu e-mail!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!