Qual a importância do isolamento térmico nos acessórios de trekking?

Os amantes de natureza e esportes ao ar livre aprendem — por experiência própria ou a partir da realização de pesquisas prévias — sobre a importância do isolamento térmico: uma noite fria durante o trekking pode ser suficiente para estragar os outros dias da aventura.

Por isso, é essencial manter o corpo quente nos esportes outdoor, como medida de segurança e saúde do viajante. O isolamento térmico evita doenças, a conhecida hipotermia e situações mais graves, que podem até causar a morte do aventureiro.

Se você vai colocar o pé na estrada, continue a leitura e saiba escolher os melhores acessórios de trekking com isolamento térmico.

Quais acessórios de trekking contam com isolamento térmico?

O isolante térmico tem a finalidade de manter a temperatura corporal do viajante, justamente para tornar os dias de aventura mais seguros e confortáveis. Por isso, antes de planejar a próxima trilha, é importante saber quais acessórios podem ser utilizados como auxiliares nessa tarefa. São eles:

Como são acessórios imprescindíveis em toda viagem de trekking, a dica é buscar por aqueles que já apresentam o isolamento térmico em sua fabricação. Isso significa menos roupa na mochila e, de quebra, mais praticidade e conforto.

Calças

As calças confeccionadas com tecnologia Omni-Heat™ apresentam a característica de refletividade térmica, que aquece e evita a perda de calor, bem como apresentam tecido confortável e de fácil secagem.

Jaquetas

As jaquetas também seguem essa mesma linha: o material chamado fleece é muito utilizado nesse tipo de vestimenta, sendo extremamente confortável e quente. Existem, também, jaquetas à prova de vento, bastante recomendadas!

Botas

Para os pés, as botas com isolante térmico auxiliam a manutenção da temperatura corporal e, se tiver a tecnologia Omni-Tech ou Outdry de quebra mantêm essa parte do corpo seca. Assim, o aventureiro pode passar dias na trilha sem se preocupar com o calçado molhado.

Saco de dormir

Por fim, o saco de dormir é acessório essencial durante uma viagem outdoor, justamente para garantir uma boa noite de sono e descanso. A sua tecnologia varia conforme a temperatura a ser enfrentada: por isso, avalie o local de destino para, então, buscar o saco de dormir mais adequado.

Além do material de alta qualidade utilizado nesse item, a dica é comprar, também, um isolante térmico para colocar entre o chão da barraca e o saco de dormir. Dessa forma, o frio do solo não chega ao corpo do viajante.

O tipo mais comum é o de Espuma Vinílica Acetinada (EVA), por ser prático e leve. Para levá-lo, basta enrolar e prender na mochila. Também existem os isolantes térmicos dobráveis e infláveis: o primeiro é leve e de fácil transporte, ao passo que o segundo merece cuidado redobrado com objetos pontiagudos, por ser de material mais frágil.

Como escolher os acessórios de trekking com isolamento térmico?

Para não errar no acessório, o viajante precisa se atentar a alguns detalhes. Continue a leitura, veja quais são eles e utilize essa check-list para a sua próxima viagem. Vamos lá!

Avalie o material e a tecnologia utilizados

A tecnologia é grande aliada no dia a dia — principalmente em viagens de aventura e trekking. Isso porque, como já visto, comprar acessórios já voltados à finalidade de manutenção da temperatura corporal evita bagagem desnecessária e auxilia a saúde e bem-estar do viajante.

Por isso, atente-se ao tipo de material utilizado e se existe algum componente especial no produto: não basta apenas parecer quente e confortável. Se assim fosse, o moletom seria muito recomendado nessa empreitada.

Reforçamos que calças e jaquetas com tecnologia Omni-Heat™ são grandes aliadas, bem como vestimentas à prova de vento. O material fleece também é quente, confortável e muito leve para ser utilizado. Vale a pena colocar esses itens na bagagem!

Verifique a temperatura média do local de destino

Como a tecnologia chegou com tudo no ramo de produtos para aventura, alguns são produzidas especificamente para certas temperaturas. Por isso, uma bota de trekking para a trilha da Praia do Sono, em Paraty (RJ), vai ser, necessariamente, diferente de uma bota destinada à neve.

A dica é verificar a temperatura média do local de destino para o período planejado, e, então, buscar os acessórios mais adequados. Isso evita imprevistos e garante só experiências positivas ao aventureiro.

Confira a umidade do ambiente

A umidade do ambiente também influencia nessa decisão. É certo que as botas devem ser impermeáveis, considerando que, em caso de chuva ou trilhas com cachoeiras, as botas e roupas precisam permanecer secas.

Porém, um local úmido e quente demanda roupas mais leves devido ao calor, enquanto o trekking em lugares frios e úmidos requer maior proteção do corpo, principalmente nas extremidades.

Avalie as características do local de destino e garanta as melhores compras de calças, jaquetas, botas e sacos de dormir.

Analise o tamanho da mochila para transporte

Por fim, o tamanho da bagagem é essencial na escolha dos acessórios. O viajante aventureiro sabe que menos sempre é mais, justamente pela praticidade no transporte.

Homens, geralmente, utilizam mochilas cargueiras de 70 a 80 litros, enquanto as mochilas femininas mais compradas têm capacidade para 60 litros: a regra de ouro é buscar a mochila mais confortável para o tamanho e peso do viajante.

Por outro lado, se a ideia é viajar apenas com uma mochila pequena, de 30 litros, a dica é levar poucos acessórios. Isso significa que todos eles devem contar com a estrela deste artigo, o isolante térmico, para evitar imprevistos e danos à saúde e garantir a segurança do aventureiro.

É essencial saber a importância do isolamento térmico, em quais acessórios ele pode ser encontrado e como escolher os melhores itens. A sua saúde agradece, a viagem torna-se muito mais tranquila e, ao final, só experiências positivas são criadas. Utilize as nossas dicas e tenha uma boa viagem!

Gostou das informações deste post? Assine a nossa newsletter e receba outros artigos como este em primeira mão, diretamente em seu e-mail. Você não vai se arrepender!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!