Quando ir ao Valle Nevado? Veja qual é o melhor momento!

Sem dúvidas, o Valle Nevado é um dos destinos mais procurados por turistas iniciantes que nunca tiveram contato com a neve, ou até mesmo pelos veteranos que adoram esquiar! No entanto, muitos não sabem quando ir ao Valle Nevado, uma vez que a viagem pode ser diferente nos meses de verão ou durante o inverno!

Mas, para ajudar você a planejar seu próximo roteiro de viagem, sem imprevistos ou sobressaltos, preparamos um miniguia com as principais dicas sobre quando ir ao Valle Nevado e aproveitar ao máximo o passeio!

O que é o Valle Nevado?

Primeiramente, vamos explicar o que é exatamente o Valle Nevado, pois muita gente já ouviu falar do lugar, mas não sabe ao certo do que se trata, não é mesmo?

O Valle Nevado é uma estação de esqui, que localiza-se, aproximadamente, a 60 km de Santiago, capital do Chile. Localizada na famosa Cordilheira dos Andes, o local chega a atingir mais de 3.200 metros de altura, sendo considerado o maior centro para esquiadores da América do Sul.

Os padrões e os preços aplicados na estação são compatíveis com as estações de inverno europeias e, por isso, recebe turistas do mundo inteiro durante a alta temporada.

A partir da saída de Santiago já é possível vislumbrar belas paisagens, cujo azul do céu se mistura com uma série de montanhas tomadas pela neve. Ainda podemos acrescentar que o Valle Nevado é um tipo de Ski Resort, onde se concentram pistas de esqui, teleféricos, hotéis e restaurantes — quase todos de primeira classe!

Quando ir ao Valle Nevado?

Em geral, a temporada vai do início de junho a meados de setembro, podendo avançar até outubro, o que vai depender da quantidade de neve que caiu no local nos meses de inverno.

Porém, é válido reafirmar que tanto em maio quanto em outubro as chances de encontrar neve no Valle Nevado são praticamente nulas!

Em vista disso, programe a viagem para o período de inverno, caso a intenção seja desfrutar das atividades praticadas na neve.

Quais são as atrações no Valle Nevado durante o inverno?

Mesmo que você opte por passar somente um dia no Valle Nevado, vai se divertir independentemente de praticar esportes de inverno. O passeio tem início na Curva 17 , o qual oferece excelente infraestrutura para os turistas.

O local dispõe de charmosas lojinhas, lanchonetes, guichês para tíquetes, pontos para alugar equipamentos e acesso ao teleférico em cabine fechada. Conhecida como “gôndola”, permite a circulação de visitantes que não tenham esqui ou snowboard.

O trajeto feito por teleférico passa sobre as pistas e termina no Bar Bajo Zero, cujo lugar oferece um dos melhores chocolates quentes da região e, ainda, a possibilidade de ter aulas para se aventurar nas pistas.

Caso prefira ficar mais dias na estação, veja algumas dicas importantes para desfrutar dessa aventura!

Dicas para ficar mais dias no Valle Nevado

A maioria dos turistas vai ao Valle Nevado para praticar snowboard e esquiar, sendo que as 39 pistas disponíveis são um dos maiores atrativos do lugar. É possível ter aulas coletivas ou particulares para iniciantes ou praticantes de esqui, assim como alugar roupas e equipamentos apropriados ao esporte.

Ao todo são 40 km de pistas, sendo que a mais alta localiza-se a 3.860 metros de altura. As pistas são divididas em 10% para iniciantes, 33% para os esportistas de nível intermediário, 36% para níveis avançados e 21% para os mais experientes.

É bom lembrar que o horário de funcionamento é das 9h às 17h, porém isso depende da qualidade da neve em cada estação. Sendo assim, não é sempre que as 39 pistas estarão abertas!

Caso você se hospede em algum dos hotéis, vale lembrar que poderá contar com outras atividades, tal qual a piscina aquecida com vista para a Cordilheira dos Andes. O cenário deslumbrante é perfeito para relaxar, e ainda mais se você for ao bar na beira da piscina, acompanhado dos amigos, para tomar deliciosos drinks e ouvir boas músicas!

No final da tarde, acontece o Après Ski, que nada mais é do que um tipo de happy hour, regado a comidinhas e bebidinhas saborosas, com o intuito de repor as energias dispensadas durante as atividades esportivas.

Enquanto no hotel é servido um extenso cardápio de iguarias quentes, como chocolates e sopas, além de excelentes vinhos chilenos, do lado de fora é possível apreciar o maravilhoso pôr do sol na Cordilheira.

Conte, também, com serviços de spa e centro fitness, a fim de valer o investimento e a viagem como um todo!

Quando a noite cai e as pistas são fechadas, é hora de ir aos restaurantes, lembrando que os jantares estão inclusos em todos os pacotes de hotéis. Então, aproveite para conhecer a gastronomia chilena, ou ainda, saborear deliciosos pratos da cozinha internacional.

Em seguida, tome um drink no bar do hotel onde estiver hospedado e, se tiver disposição, vá até Pub Tres Puntas para se divertir no karaokê!

O que fazer fora da temporada de inverno?

Para as pessoas que perguntam quando ir ao Valle Nevado, podemos dizer que o local oferece atrações fora da temporada de inverno também.

Apreciar belas paisagens, cavalgar nas montanhas, praticar trekking ou hiking e participar de campeonatos de mountain bike e escalada são algumas das atividades que atraem turistas entre os meses do verão chileno.

Por outro lado, vale lembrar que alguns hotéis e restaurantes no Valle Nevado fecham as portas entre os meses de outubro e maio, pois não há mais neve por lá nessa época do ano. Assim sendo, o número de turistas chega a cair consideravelmente.

No entanto, isso não é motivo para visitar o Valle Nevado apenas na temporada do inverno chileno. Basta certificar-se quais são os restaurantes e hotéis que estarão abertos no período e fazer as reservas com antecedência!

Se você tinha dúvidas sobre quando ir ao Valle Nevado, esperamos tê-lo ajudado com as dicas que trouxemos neste post. Então, ao planejar a próxima viagem, leve em consideração os seus anseios e vontades para aproveitar ao máximo uma das mais belas regiões da América do Sul!

Ser gostou do artigo sobre o Valle Nevado, compartilhe nas redes sociais para que os seus amigos possam desfrutar dessa experiência também!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!