Entenda a importância do tênis adequado para cada tipo de esporte

Não há dúvidas que realizar exercícios é algo essencial para manter a nossa saúde física e mental, não é mesmo? No entanto, além de escolher algo que traga prazer e benefícios ao seu dia a dia, também é importante investir em um tênis para esporte que seja mais adequado para a atividade em questão

Afinal, para cada modalidade existe um par de tênis mais indicado, a fim de evitar lesões nos músculos e articulações e evitar calos. Ao escolher o calçado errado, você pode provocar dores nos pés e nas pernas, além de ser obrigado a desistir da atividade, devido a ocorrência de problemas crônicos, como a desconfortável tendinite.

O objetivo de escolher os calçados corretos é absorver o impacto e proteger os pés do contato com o solo. Por exemplo, enquanto a corrida pede calçados com um sistema de amortecimento mais elaborado, outras atividades, como a bicicleta, já não exigem algo tão intenso assim.

A seguir, acompanhe as dicas de como escolher tênis para esporte de maneira adequada e sinta-se preparado para praticar as atividades físicas que mais lhe agradam!

Saiba como escolher o melhor tênis para esporte

O primeiro passo na hora de adquirir um par de tênis é saber qual é o seu modo de andar. Muitas lojas oferecem o teste da pisada para os seus clientes, que promete facilitar a escolha do modelo. Comumente, eles se dividem em três categorias:

  • pisada pronada: a pessoa pisa para dentro, o que acaba por desgastar mais rapidamente a parte interna da sola do calçado;
  • pisada supinada: o atleta pisa para fora e, por isso provoca um maior desgaste nas partes externas das solas dos tênis;
  • pisada neutra: quando o indivíduo pisa de modo equilibrado e, portanto desgasta o solado por igual.

É válido dizer que comprar tênis baratos, de origens duvidosas ou, simplesmente, porque estão na moda, pode comprometer a sua saúde como um todo. Em vista disto, adquira-os em lojas e sites especializados, que ofereçam artigos de qualidade!

Outra dica a ser destacada é comprar o calçado com uma numeração acima do seu habitual, ou seja, se costuma calçar 37, opte pelo número 38 e assim por diante. Dessa maneira, você evita machucar as unhas e, ainda, provocar calos nas extremidades dos pés.

Além disso, ter mais de um par de tênis é o mais recomendado, pois você pode alternar o uso dos calçados e deixar que os solados “descansem” até os treinos seguintes.

Ao contrário do que muitos esportistas pensam, os tênis não são eternos. Por isso, assim que perceber que o revestimento do forro interno e o solado estão avariados, não hesite em adquirir um novo par. A vida útil desse tipo de calçado costuma ser de 400 a 600 quilômetros, então fique atento!

Entenda as principais diferenças entre os tênis esportivos

Os tênis usados para praticar esportes são facilmente identificados, pois costumam apresentar bolhas, molas, espumas e, ainda, pequenas aberturas presentes nas laterais. Ao contrário dos tênis casuais que têm solados sem sistemas de amortecimento e, por isso, devem ser usados apenas para situações de passeios.

A seguir, você conhece os principais tipos de tênis para cada tipo de esporte. Confira!

Caminhar

Ao optar pela caminhada, aposte nos tênis que tenham sola antiderrapante, a fim de evitar escorregões. Priorize modelos com amortecimento nos calcanhares e de canos baixos. Outra dica é manter espaço para que os dedos fiquem flexíveis dentro do calçado e, ao mesmo tempo, não deixe espaço de sobra ou fiquem apertados demais.

O trekking, modalidade de caminhada que é feita em meio a natureza, exige tênis para esporte leves, impermeáveis e respiráveis, mas que, ao mesmo tempo, tenham os solados mais grossos, uma vez que é preciso caminhar sobre os mais variados tipos de solos.

Correr

Um dos esportes mais populares em todo o mundo pede o uso de tênis que sejam mais leves e apresentem um potente sistema amortecedor, a fim de absorver todo o impacto dos pés sobre o solo. Também é importante lembrar que o calçado deve permitir a transpiração dessa parte do corpo, sem deixar que eles fiquem úmidos.

Como a prática da corrida exige muito dos pés e das pernas, é importante destacar que o cano deve ser curto. Além disso, ele não pode ser usado para outras atividades, tais quais a caminhada ou para passear, uma vez que o uso contínuo do calçado costumar deformá-lo ao longo do tempo.

Pedalar

Cada vez mais as pessoas têm optado por andar de bicicleta, não somente como passeio, mas também como atividade física que traz inúmeros benefícios para a saúde. Então, se a sua opção é pedalar, o recomendado é utilizar tênis que não tenham cadarços e sejam fechados com velcro.

Atente-se ao solado que deve ser rígido e à ponta do calçado, que não pode ser muito saliente. Quanto ao sistema de amortecimento, ele não precisa ser de alta intensidade, uma vez que a bicicleta não exige esse tipo de esforço.

Treinar em academia

Aqui vamos destacar os modelos confeccionados em couro e nylon, pois, enquanto o primeiro artigo confere sustentação aos pés, o segundo concede melhor ventilação e maior controle da umidade nessa região do corpo.

Ao escolher os tênis para se exercitar na academia, leve em consideração o conforto. Quando possível, experimente o calçado no final da tarde, uma vez que os pés já estão mais inchados, assim como eles ficam durante o treino.

Se você pratica treino funcional, o aconselhável é investir nos modelos que tragam firmeza para os calcanhares e flexibilidade para os pés. Os tênis conhecidos como minimalistas, são ideais para praticar a modalidade, porque protegem os pés sem limitá-los!

Como você pôde ver ao longo deste post, escolher tênis para esporte adequados e confortáveis vai muito além de adquirir os modelos que estão na moda. É importante que eles preservem as articulações e os movimentos do corpo como um todo, a fim de evitar futuros problemas.

Confira a variedade de modelos de calçados esportivos que nós da Columbia temos a oferecer para você!

calçados columbia

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!