lugares para ir no feriado

Lugares para ir no feriado: veja 8 opções

O feriado é aquela pausa que todo mundo gosta para fugir um pouco da correria do trabalho e curtir um dia diferente. Em um país tão grande como o nosso, há opções para todos os gostos, em termos de temperatura, culinária e atrações.

Para você escolher com cuidado a próxima viagem, neste post, listaremos os principais lugares para ir no feriado. Tem opções de norte a sul, para aventureiros e também para quem quer ficar mais sossegado. Boa leitura!

1. Tiradentes

Tiradentes é uma cidade histórica mineira, com um clima aconchegante para quem quer curtir um feriado mais tranquilo. Isso porque, é o momento de andar pelas ruas e admirar construções coloniais, além das igrejas, museus e pousadas.

Claro que não poderíamos falar de um destino mineiro sem mencionar a culinária local: Tiradentes conta com diversos restaurantes dedicados a explorar os muitos pratos típicos da região, como feijão tropeiro, frango com quiabo, torresmo e pão de queijo.

Mas caso você queira um pouco de aventura em meio à paisagem bucólica, também é possível. A cidade tem cachoeiras, mirantes, belezas naturais e diversas opções de trilha — não se esqueça de levar o calçado adequado para encará-las.

Além disso, você também pode visitar outras localidades históricas que ficam bem perto, como São João del-Rei e o vilarejo de Bichinho.

2. Serra do Cipó

A Serra do Cipó é um dos destinos preferidos de quem visita Minas Gerais. Isso porque, ela fica a 100 quilômetros de distância da capital, Belo Horizonte, e conta com algumas das cachoeiras mais bonitas de toda a região Sudeste.

No Parque Nacional da Serra do Cipó há paisagens naturais bem conservadas e uma infraestrutura caprichada para receber os muitos turistas que sempre aparecem por ali. Além disso, esse destino também conta com diversos restaurantes pelo caminho, cada um recheado de pratos sempre elogiados da culinária mineira.

Agora, se seu objetivo é fazer trilhas, na Serra é possível. Quer curtir paisagens estonteantes? Temos. Nadar na cachoeira? A Serra também tem!

3. Balneário Camboriú

Pegar um bondinho aéreo para visitar um parque e ainda terminar o dia a bordo de um barco pirata. Não, não estamos falando das aventuras de Jack Sparrow e os Piratas do Caribe: essas são algumas das diversas atividades em Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina.

Por isso, calce a sua papete e desfrute de tudo o que um dos principais destinos catarinenses tem a oferecer. Temos a Ilha das Cabras e seus passeios de lancha, o Morro do Careca e suas aventuras radicais, além do Passeio San Miguel para curtir muita música e eventos variados.

Caso a sua ideia seja uma viagem mais tranquila, é possível curtir um dia na piscina de um dos muitos complexos turísticos da cidade, como o Cristo Luz.

4. Paraty

Ao pé da serra da Bocaina, Paraty é um dos destinos cariocas para quem quer ir além da capital. A cidade conta com ilhas paradisíacas, excelentes opções para passeios de escuna e mergulhos.

Ainda, é possível realizar trilhas bem no centro de Mata Atlântica, curtir as cachoeiras e também visitar o Parque Nacional da Serra da Bocaina. A culinária local é outra atração à parte, bem como o seu centro histórico.

Mas não se esqueça das praias. As mais conhecidas são:

  • praia do Sono;
  • praia de Antigos e Antiguinhos;
  • Saco do Mamanguá.

5. Gramado

A Serra Gaúcha conta com diversas cidades que valem a visita — Gramado talvez seja a mais famosa delas. O que explica isso é a sua infraestrutura turística completa para atender visitantes de todo o mundo.

Além disso, a cidade tem atividades para atender a diferentes públicos. Isso porque, lá é possível caminhar pelas ruas (não se esqueça o seu sneaker), que lembram cidades europeias, e desfrutar de um churrasco inesquecível. Ainda, pode-se conferir o maior cânion da América do Sul, o Itaimbezinho.

Caso não queira andar muito, mas deseje conferir uma bela vista, sem problemas: desfrute de uma viagem em um dos bondinhos aéreos.

6. Gravatá

Gravatá fica no agreste pernambucano, localizado no Planalto da Borborema e a 80 quilômetros da capital Recife. Ela faz parte do chamado “Circuito Frio” do estado, junto a Garanhuns e Triunfo. Portanto, para se proteger, não se esqueça da sua jaqueta corta vento.

Gravatá é um importante polo turístico, moveleiro e gastronômico. Além de provar a comida da região, uma dica é visitar o Alto do Cruzeiro, que proporciona aos viajantes uma das vistas mais bonitas do Brasil.

Caso o seu interesse seja uma atividade mais aventureira, é possível praticar rapel na Ponte Cascavel e percorrer trilhas que passam dentro da mata nativa — neste último caso, busque um guia especializado para não se perder!

7. Caldas Novas

Tanto Caldas Novas como a vizinha Rio Quente, em Goiás, são procuradas por turistas de todas as idades para relaxar em múltiplas opções de lazer. Só para você ter uma ideia, as cidades contam com:

  • parques temáticos;
  • hotéis;
  • resorts;
  • fontes de águas aquecidas pelo próprio sol.

Caldas Novas é uma ótima opção para qualquer época do ano, até mesmo no inverno. Isso porque, a temperatura das águas fica quente até mesmo no frio, podendo chegar a até 58 graus.

Já a temperatura média na região gira em torno de 24 graus, o que garante condições agradáveis o ano todo. Por isso, roupas esportivas são bem-vindas para curtir a cidade. Ainda, os visitantes também podem apreciar o contato direto com a natureza, como uma visita ao Parque Estadual da Serra de Caldas Novas.

Ademais, a culinária regional goiana também é deliciosa. Para aqueles que curtem a vida noturna, opções também não faltam.

8. Belém

Desfrutar de boa comida já é uma justificativa e tanto para viajar para uma cidade específica, certo? E quando você consegue combinar a gastronomia de primeira com paisagens estonteantes? Nesse caso, estamos falando de Belém, no Pará.

A culinária paraense é uma das mais ricas, gostosas e diversificadas do Brasil. Lá é possível comer, no mesmo dia, um pato no tucupi, caruru, tacacá e o açaí mais conhecido do país.

Para quem quiser estender a sua estadia no Pará, não há como não falar de Alter do Chão, um dos destinos litorâneos preferidos de brasileiros e estrangeiros. Não à toa, diversas publicações do exterior já elogiaram a vila, como o jornal inglês The Guardian.

Alter do Chão fica no município de Santarém, outro destino interessante para quem quer combinar natureza e pratos inesquecíveis.

Como vimos, há muitas opções de ótimos lugares para ir no feriado. Ainda, agora você sabe de lugares do norte ao sul do país, ou seja, opções para todos os gostos!

Gostou do artigo e quer receber posts como este em primeira mão? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!