Fique por dentro dos melhores destinos para passar férias em Minas Gerais

Seja para aproveitar uns dias próximo à família, em contato com a natureza, seja para praticar turismo de aventura, é sempre uma boa ideia passar as férias em Minas Gerais: o estado mineiro reúne diversas vantagens em um só local.

Com uma grande extensão e bastante área verde, é possível encontrar montanhas, cachoeiras, rios e cavernas em um pequeno raio: é por agradar aos mais diversos perfis que Minas Gerais é considerado o destino ideal para curtir as férias.

Se você deseja saber mais sobre esse incrível estado, continue a leitura e fique por dentro dos melhores destinos mineiros. Vamos lá?

Por que passar as férias em Minas Gerais?

Está planejando as próximas férias em família, mas ainda não sabe o destino? Confira, a seguir, ótimas razões para visitar Minas Gerais.

Localização estratégica

Minas Gerais faz parte da região sudeste do País e conta com uma localização estratégica, praticamente em um ponto central do Brasil. Esse fator significa mais facilidade para os viajantes do país afora.

Interligada por diversas estradas, é possível chegar tranquilamente a Minas Gerais por meio de automóvel. O transporte aéreo também é uma ótima opção, principalmente para pouso em Belo Horizonte: a capital conta com um aeroporto internacional e diversas opções de voo.

Possibilidade de descanso

Com uma área de 586.528 km², Minas Gerais é sinônimo de diversidade. Os viajantes podem encontrar serras, muita área verde, água doce e diversas opções para relaxar.

A culinária mineira também é ponto forte, compondo mais um fator importante na hora de avaliar o local das próximas férias. Como o estado é famoso pelo pão de queijo e o doce de leite, é possível relaxar e comer muito bem ao visitar Minas.

Ideal para a prática de turismo de aventura

Da mesma forma, todo o cenário citado pode ser usado para o turismo de aventura: rapel, rafting, turismo de cavernas e trilhas noturnas são apenas alguns dos nomes das atividades realizadas em Minas Gerais.

São diversos parques famosos em Minas Gerais, como Ibitipoca, Serra da Canastra e Caparaó, além de cidades históricas. Se você pretende praticar esportes outdoor, o estado é ideal para as suas próximas férias.

Quais são os destinos mais procurados?

Confira, agora, 4 cidades que configuram os destinos mais procurados de Minas Gerais.

São Roque de Minas

A cidade produz o queijo canastra, considerado patrimônio nacional, e é uma das entradas do Parque Nacional da Serra da Canastra. Apesar de contar com, aproximadamente, 7 mil habitantes, o local é trânsito de diversos viajantes com destino ao parque.

O parque da Serra da Canastra apresenta 200 mil hectares, diversos paredões rochosos e cachoeiras extensas. O local também é ponto de observação de aves silvestres, além de contar com a nascente história do rio São Francisco.

Para chegar a São Roque de Minas, é possível partir de Belo Horizonte, acessar a rodovia MG-050 até a cidade de Piumhi e, então, tomar a MG-341.

Piumhi

Piumhi é, também, um importante destino de aventura e ecoturismo em Minas Gerais. Localizada antes de São Roque de Minas para quem parte de Belo Horizonte, Piumhi é conhecida pela Serra do Araras e pelo rio que também dá nome à cidade.

Para quem deseja aproveitar as belezas da região para realizar turismo de aventura, a Cachoeira da Belinha é ótimo ponto para a prática de rapel. Além disso, o local é referência para o encontro de ciclistas e grupos que praticam trilhas.

Alto Caparaó

O famoso Pico da Bandeira está localizado no Alto Caparaó e promete uma vista de tirar o fôlego. Para tanto, são 18 km de trilha até ao mirante: com um cenário incrível durante todo o trajeto, esse passeio é único.

Para quem deseja aproveitar cachoeiras e piscinas naturais, o Vale Encantado surge como uma ótima ideia. Distante 9 km do centro da cidade de Alto Caparaó, o local ainda reúne bromélias e orquídeas belíssimas.

Partindo de Belo Horizonte, são 330 km de estrada para chegar à cidade. Tome a BR-262 com sentido a Vitória, dirija até o Trevo Reduto, siga até Alto Jequitibá e, então, contorne para chegar ao seu destino.

Capitólio

Capitólio é sinônimo de ecoturismo e belezas naturais, atraindo diversos viajantes que procuram aventura. Distante 280 km de Belo Horizonte, o local reúne cânions, água doce e um cenário de filme.

O Mirante dos Cânions é o passeio ideal para quem deseja fazer esportes ao ar livre. Por ser uma caminhada moderada, os viajantes podem reunir atividade física e uma recompensa incrível: do alto do mirante, é possível ver todos os paredões do local e o lago de Furnas ao fundo.

A Cachoeira Lagoa Azul também é um nome bastante lembrado na região, considerando a queda d’água e as piscinas naturais formadas. Para chegar, faça a trilha do mirante ou realize um passeio de lancha.

O que considerar na hora de escolher o destino ideal?

Existem alguns fatores importantes na hora de escolher o destino ideal, considerando a diversidade de locais para serem visitados pelo Brasil afora.

Se você está planejando a próxima viagem em família, fique atento aos itens a seguir:

Como Minas Gerais é um estado com diversidade e vários cenários, é possível encontrar cidades que cumpram todos os requisitos do checklist em diferentes épocas do ano. Bastante interessante, não?

Em relação ao tipo de acomodação, o viajante pode encontrar pousadas, hotéis e acomodações inteiras nos mais diferentes destinos do estado. Como Minas recebe inúmeros turistas, o local está preparado para oferecer excelente qualidade de serviço a eles. Prepare a mochila e aproveite!

Se você está planejando a próxima viagem, saiba que passar as férias em Minas Gerais pode ser um passeio e tanto. Como o destino reúne ecoturismo e paisagens incríveis, separe o calçado de trilha, a máquina fotográfica e tenha memórias únicas. Boa viagem!

Gostou de conhecer os melhores destinos de Minas Gerais? Veja, agora, onde fazer canoagem e planeje as próximas férias em família!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!