O que fazer na Serra Gaúcha? Descubra 5 dicas de roteiros!

A imensidão do Brasil guarda inúmeros lugares destinados ao lazer e à prática de esportes ao ar livre. A variedade de atrativos é tanta que fica fácil encontrar programas para diferentes gostos e tipos de públicos em todas as regiões do país.

Este artigo é especial para quem busca dicas do que fazer na Serra Gaúcha. Portanto, se essa parte incrível do Rio Grande do Sul é foco do seu próximo roteiro, não deixe de se inspirar com nossas indicações de cidades e suas atividades de destaque!

1. Rafting em Três Coroas

O município com pouco mais de 20 mil habitantes abriga, a 13km do centro, o Parque das Laranjeiras. Nesse local o visitante encontra infraestrutura completa para diversão e entretenimento de toda a família, com banheiros, churrasqueiras, vestiários, lanchonete, restaurante e cabanas.

O parque ainda conta com área de camping, trilhas e quadras de esporte, mas muitas pessoas vão até lá em busca do rafting de aventura. Trata-se de um percurso de 5km sobre as águas que inclui atividades como pulo da pedra, surf de bote, floating, pulo da corda e toboágua.

2. Tirolesa e escalada em Canela

Essa cidade já se destaca pela arquitetura e gastronomia que impressionam qualquer visitante. Se o objetivo é praticar algum esporte, a dica é visitar o Alpen Park e suas duas tirolesas: uma com 190 e outra com 110 metros de extensão. Ambas têm aproximadamente 50 metros de altura e são certificadas pela ABNT NBR 15331.

Quem curte encarar paredes de escalada também encontra a modalidade em Canela. Para isso, basta ir até o Pico da Canastra — um monte de basalto com 200 metros de altura. As trilhas até a base da montanha são tranquilas e levam o praticante a diferentes vias que alternam lances de aderência, agarras e diedros para chegar ao cume.

3. Rapel em Bento Gonçalves

Difícil não considerar essa cidade ao refletir sobre o que fazer na Serra Gaúcha. Bento Gonçalves abriga vários pontos famosos para a prática de rapel: o paredão da Eulália (com aproximadamente 90 metros de altura), o paredão dos Búfalos, o viaduto Bucco, além das Pontes de Ferro e dos Arcos.

Também é possível fazer escalada artificial em parede de madeira no Parque Gasper. A opção é ideal para famílias com crianças pequenas porque permite que públicos de diferentes idades pratiquem a modalidade com mais segurança.

4. Trilhas em Cambará do Sul

Famosa por abrigar a maior cadeia de cânions do Brasil, a cidade é muito procurada por pessoas que não abrem mão do trekking em meio a paisagens deslumbrantes. Na região é possível encontrar trilhas para iniciantes e praticantes avançados, especialmente nos cânions Itaimbezinho e Fortaleza.

Quem percorre as fendas encontra rochas em diferentes formatos, muralhas imponentes, cascatas, plataformas de madeira e vegetação nativa. Para viver essa experiência, vale dar um pulo no Parque Nacional de Aparados da Serra e no Parque Nacional da Serra Geral, localizados na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a 200km de Porto Alegre.

5. Esqui e snowboard em Gramado

Uma das principais cidades turísticas do Rio Grande do Sul abriga o famoso Parque Snowland. Nele você pode fazer aulas de esqui e deslizar por uma montanha de 120 metros. Também é possível praticar snowboard e testar suas habilidades na prancha sobre a neve.

Se for com a família, vale a pena conferir o Espetáculo Flokus e a pista para patinação no gelo. O frio do parque será um incentivo a mais para que todos queiram provar as delícias da gastronomia local — encontrada em cafés coloniais, galeterias, fondues e doces variados.

Com base nas suas preferências e opções de locais, provavelmente você já tem uma ideia sobre o que fazer na Serra Gaúcha, certo? Resta apenas decidir qual dos destinos será o ponto de partida do seu roteiro pela região.

Ainda não nos segue nas redes sociais? Então entre no Facebook e no Instagram para acompanhar nossas novidades!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!