O Brasil é cheio de locais interessantes para praticar diferentes tipos de esportes e curtir aventuras. Um desses pontos é o Pico das Agulhas Negras, com uma paisagem incrível!
Neste texto, nós vamos explicar a origem e alguns detalhes, além de dar dicas para quem deseja visitar esse local e conhecer um dos pontos mais altos do País. Fique com a gente e confira as informações!
Qual a história do local?
O Pico das Agulhas Negras, situado no primeiro parque nacional do país — o Parque Nacional de Itatiaia (PNI), inaugurado em 1937 —, tem 2790,94 m de altitude. É o 5º ponto mais alto do Brasil e o mais alto do Rio de Janeiro.
Onde fica o Pico das Agulhas Negras?
O Parque Nacional do Itatiaia se encontra nas fronteiras de Minas Gerais com o Rio de Janeiro, na Serra da Mantiqueira, perto também de São Paulo. Ele contempla as cidades fluminenses de Itatiaia e Resende. Já na parte mineira, é possível encontrar os municípios de Bocaina de Minas e Itamonte.
Por isso, conta com duas entradas: na parte baixa está o acesso por Itatiaia; na área mais alta, é possível entrar por Itamonte. Os dois pontos são separados por 60 km. Assim, a entrada ao Pico das Agulhas Negras é via Itamonte.
Qual o melhor período do ano para visitar?
O Parque Nacional de Itatiaia está aberto à visitação durante todo o ano. Mas a presença nas partes mais altas é melhor nos períodos sem chuva, ou seja, no inverno. Assim, não há risco de se deparar com tempestades e relâmpagos, o que dificulta ou até impossibilita a caminhada. A visibilidade também é muito melhor nessa época.
Como subir em segurança?
Não há meios de transporte capazes de adentrar a trilha. Então, é bom estar ciente de que, após começar, não há alguém que possa buscá-lo de carro. Logo, você precisa se preparar bem. Tenha uma ótima noite de sono e alimente-se antes da aventura (nada pesado nem gorduroso, só comidas leves).
Carregue alimentos capazes de repor as energias, como bananas, barras de cereais, castanhas, maçãs, nozes e sanduíches. Consuma água durante o percurso e descanse em intervalos regulares ou quando se sentir cansado.
Nível de dificuldade da trilha
Um guia vai ajudar nesse percurso, já que a trilha apresenta vias diversas com diferentes níveis de dificuldade, mas, em geral, ela é desafiadora. Escaladores experientes podem conseguir chegar ao topo somente com o equipamento; porém, iniciantes precisam da ajuda de um profissional.
Complementar a isso, a trilha é longa — cerca de 4 km — e o caminho não é linear. Se você não costuma praticar esportes, não é aconselhável iniciar-se nessa experiência. Ainda, se sofre com vertigens ou labirintite, talvez não seja indicado. A trilha é repleta de locais com alturas elevadas, isso pode gerar desconforto e tontura e acarretar quedas sérias.
O que levar na mochila?
A temperatura oscila durante a trilha, contudo, ao alcançar o topo, o clima é muito frio. Nesse caso, é interessante apostar em um sistema de camadas: enquanto caminha, pode tirar as camadas. Quando chegar ao cume, coloque-as para encarar o frio. Também venta bastante no local, o ideal é levar uma jaqueta corta-vento.
O calçado mais indicado é uma bota de cano alto de caminhada, assim não sofrerá torções. Evite calçados novos, ainda não lasseados, pois eles podem causar bolhas nas primeiras utilizações.
Equipamentos necessários:
- alimentos leves e energéticos;
- câmera ou celular;
- chapéu;
- filtro solar;
- garrafa com água (o ideal é um litro por pessoa);
- jaqueta corta-vento.
Quais as principais atrações?
Acorde cedo, já que a trilha é longa e é preciso começar o quanto antes, pois serão necessárias paradas. Assim, é possível curtir, além da adrenalina, as seguintes paisagens:
- Maciço das Prateleiras;
- Morro do Couto;
- Planalto Mineiro;
- Vale do Paraíba.
Na parte baixa, você ainda encontra cachoeiras e pode visitá-las sem a presença dos guias.
Você pôde ver que o Pico das Agulhas Negras é um espaço muito interessante para quem curte montanhismo, escaladas e esportes de aventura. Se você é um desses, reserve os ingressos para visitar o Parque Nacional de Itatiaia, lembrando que é importante manter os cuidados com a natureza quando visitar nossos parques ecológicos, combinado?
Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e informe seus amigos sobre esse encanto natural e aventureiro!