Quer saber como é possível fazer montanhismo no Brasil?

De maio a setembro é a temporada de escaladas no Brasil, esse período escolhida, uma vez que o período apresenta clima mais ameno e menor ocorrência de tempestades acompanhadas por descargas elétricas.

Mas sabia que você não precisa ser um triatleta para completar bons trajetos nas montanhas? Basta apenas gostar de viajar, ser apaixonado por aventura e, é claro, ter os equipamentos necessários, para praticar o esporte.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura e conheça mais sobre o montanhismo e reúna um grupo de amigos para embarcar nessa aventura em meio a natureza!

Entenda o que é montanhismo?

No Brasil, a primeira manifestação significativa ocorreu em 1856, quando o alpinista José Franklin da Siva subiu o Pico das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro, cuja altura aproximada de 2.700 metros não chegou a ser completada.

O montanhismo é a prática de subir montanhas com o propósito de atingir o topo, utilizando trilhas e técnicas de caminhada e escalada. Ainda, é possível dizer que a atividade simboliza a superação e a conquista dos desafios da vida de cada participante!

Entretanto, cabe aqui ressaltar que o montanhismo é diferente da escalada, uma vez que não exige grande preparo físico, nem tampouco o domínio de técnicas específicas, como aqueles necessários para escalar montanhas.

Já o alpinismo está associado à cadeia de montanhas dos Alpes, sendo mais comumente usado para se referir ao montanhismo!

Conheça as principais entidades de montanhismo no Brasil

Nos dias de hoje, é possível praticar o montanhismo em várias regiões do país, principalmente no Sudeste — Rio de Janeiro e São Paulo.

A cidade do Rio de Janeiro compreende cinco Centros Excursionistas, sendo denominados como: o Brasileiro, o Carioca, o Rio de Janeiro, o Guanabara e o Light. Já em outras cidades dentro do estado, podemos citar o Petropolitano (Petrópolis), o Serra dos Órgãos (Teresópolis), o Grupo Excursionista Agulhas Negras (Resende), o Parati (Parati) e o Friburguense, localizado no município de Nova Friburgo.

Em São Paulo, o C. E. Universitário e o Clube Alpino Paulista merecem destaque por contribuírem com significativas conquistas nos Andes. Já no Paraná, o Círculo dos Marumbinistas de Curitiba e o Clube Paranaense de Montanhismo também contribuíram muito para consolidar o esporte no Brasil.

Saiba onde praticar montanhismo no Brasil

O nosso país está repleto de lugares onde é possível praticar o montanhismo. Em vista disso, listamos a seguir os principais lugares para você programar sua aventura:

  • Visual das Águas Brancas – Bragança Paulista, SP;
  • Pedra Grande – Atibaia, SP;
  • Corcovado – Rio de Janeiro, RJ;
  • Morro do Cantagalo – Rio de Janeiro, RJ;
  • Floresta da Gávea – Rio de Janeiro, RJ;
  • Picos Capivari – Capivari, PR;
  • Torre da Prata – Serra da Prata, PR.

Ao longo do post, você pôde verificar que o montanhismo tem conquistado muitas pessoas que buscam por aventura e diversão nas horas de lazer. E não por acaso, uma vez que o esporte proporciona sensações de liberdade e superação quando se alcança o topo de uma montanha. Então, não perca tempo e comece a planejar o próximo passeio agora mesmo!

Momentos como esses não podem deixar de ser registrados! Por isso, descubra agora como tirar fotografias da natureza com 6 dicas incríveis para tirar as melhores fotos!

Botas e tenis para Trekking

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!