meia para trekking

Quais as consequências de escolher a meia para trekking inadequada?

Você sabia que a meia para trekking é tão importante quanto seu calçado? A maioria das pessoas que iniciam nos esportes outdoor não sabem disso. Todos pensam em roupas esportivas, mochilas e óculos escuros, mas se esquecem desse importante item na hora de se preparar.

Esse é um grande erro que você não deve cometer. As meias são fundamentais para seu conforto ao longo dos quilômetros de caminhada. Um modelo de baixa qualidade pode criar um ambiente propício para micoses e até mesmo feridas nos pés, o que pode acabar de vez com sua diversão e conforto.

Para não correr nenhum risco na hora do seu trekking, o ideal é contar com meias destinadas para o esporte. Elas devem garantir respirabilidade e toda a proteção necessária para seus pés. Nesta postagem, falaremos mais sobre o assunto. Ficou interessado? Acompanhe!

Os riscos em utilizar uma meia “comum” 

A maior parte das meias convencionais são confeccionadas com fibras orgânicas. O algodão tende a ser o material mais utilizado e, apesar de muito barato e ter boa durabilidade, ele não é a escolha ideal para esportes na natureza, especialmente aqueles de longa duração.

O algodão é mais pesado, acumula umidade com facilidade e tem uma enorme dificuldade para secar por conta própria. Isso faz com que seus pés permaneçam úmidos por todo o período da sua caminhada, o que é um grave problema.

Outras fibras naturais, como a lã, por exemplo, costumam apresentar o mesmo problema. E aqui vai o primeiro mito que deve ser quebrado: meias mais grossas não são necessariamente melhores e nem mais resistentes. Na verdade, elas podem prejudicar seus pés em caminhadas mais longas.

Esse tipo de meia pode favorecer:

  • o aparecimento de bolhas, especialmente nas solas dos pés por conta do atrito;
  • o surgimento de frieiras e demais infecções fúngicas por umidade prolongada.

Note que essas circunstâncias podem piorar bastante caso você faça um trekking com mais de um dia de duração. Por isso, fique atento a esses detalhes.

Escolhendo a meia apropriada para o esporte

Uma meia apropriada para prática esportiva tem algumas características. A primeira delas é a secagem rápida, fundamental para o seu conforto e para a redução do risco de qualquer micose que possa aparecer nos seus pés.

Essa “funcionalidade” normalmente só está disponível em produtos que contam com fibras sintéticas. O elastano, poliamida e o poliéster — três das fibras mais utilizadas — são capazes de proporcionar essa função, enquanto trazem leveza e conforto para seus pés. Fibras naturais até podem estar presentes no produto, desde que não sejam os principais compostos da confecção das meias.

Se tratando especificamente do trekking, um esporte de endurance por natureza, as meias apropriadas para a atividade apresentam algumas características fundamentais, como:

  • ajuste anatômico;
  • cano mais alto que o calçado (normalmente mais alto que a bota utilizada);
  • amortecimento (normalmente presente em forma de reforço) na ponta dos pés e nos calcanhares;
  • secagem rápida, para eliminação do suor da água (em dias de chuva).

Produtos que seguem essas diretrizes são excelentes para as caminhadas na natureza e são verdadeiras obras de arte no que se refere a moda funcional. Se você procura a meia para trekking adequada, siga essa pequena lista de funcionalidades para não errar na escolha. Seguindo essas dicas, temos certeza que seu passeio será seguro e um verdadeiro sucesso.

 

Meia Columbia Feminina Texture Wool Crew

Meia Columbia Masculina Go Hike Crew Lightweight

Meia Columbia Masculina Wool Crew

Meia Columbia Feminina Brushed Wool Fleece Crew

 

Não sabe qual meia escolher? Entre em contato conosco e peça ajuda especializada para nossa equipe — estamos prontos para lhe atender!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!