Quer saber como começar a escalar? Veja nossas dicas e aproveite

Você já imaginou como seria ver o mundo de uma nova perspectiva? Como seria poder subir montanhas e paredões? Saiba que você pode passar por tudo isso ao fazer uma escalada! Ela é um esporte que tem crescido muito e a geografia do Brasil favorece a prática desse esporte. Apesar disso, muitas pessoas nunca experimentaram, nem sabem como começar a escalar.

Se você não conhece sobre esse esporte, este texto é para você. Vamos aprender um pouco mais sobre ele?

Entenda como funciona a escalada

A escalada é uma prática que vem desde a era da pré-história, quando os homens precisavam buscar alimentos e fugir de predadores. Muitas vezes, para alcançar esses objetivos, eles precisavam vencer alguns obstáculos, escalando-os. Hoje, a escalada não é mais uma necessidade de sobrevivência, mas sim um esporte dos amantes da natureza e de aventuras.

A escalada ganhou mais destaque e mais pessoas se interessaram por ela depois que foi anunciada sua estreia na próxima Olimpíada, em Tóquio 2020. Ela passou a ser vista como um esporte de forma natural, como uma expansão do montanhismo, pois antes era vista como uma forma de treinamento para enfrentar as dificuldades de subir uma montanha. Dessa forma, com o tempo, foi ganhando as suas próprias regras e tendo mais autonomia como um esporte.

Saiba como começar a escalar

Assim sendo, vamos conferir agora algumas dicas de como iniciar esse esporte.

Conheça as técnicas básicas

O primeiro ponto para começar a escalar, é conhecer as técnicas básicas. Como todo esporte, a escalada tem algumas técnicas e normas de segurança. Você precisa conhecê-las para conseguir subir. Você também precisa saber como manusear os equipamentos, como a cadeirinha, cordas e mosquetões, e os grampos.

Esse conhecimento vai garantir a sua segurança e a das outras pessoas, além do seu sucesso na empreitada. Sem saber o mínimo sobre as técnicas, você não vai conseguir subir e ainda corre um sério risco de se machucar ou machucar outras pessoas.

Treine bastante

Conhecer apenas as técnicas, também não é o suficiente. Lembra daquele ditado “a prática leva à perfeição”? Então, ele vale na escalada também. Você precisa praticar tudo o que aprendeu. Quanto mais você treinar, mais automático os movimentos ficarão na sua mente. Além disso, praticando você melhora a sua execução do movimento, e “pega o jeito”.

Outro ponto importante é o conforto. Durante os treinos você vai ver se suas roupas, calçados e outros equipamentos são adequados para a prática. O ideal é usar roupas leves, que permitem movimentos amplos. Se for enfrentar temperaturas mais baixas, invista em baselayers e outros acessórios de proteção contra o frio.

O ideal é começar os treinos numa academia de escalada. Nela, você encontra o suporte necessário de profissionais, tem contato com outros praticantes e é um ambiente seguro para começar. Mas nada impede de começar a treinar direto em paredões e montanhas. Porém, sempre conte com a ajuda de profissionais.

Conheça os riscos

Como todo o esporte, a escalada também oferece riscos. É importante que você conheça esses perigos para se preparar e se antecipar a eles. Uma criança, por exemplo, não entende que ao subir em lugares altos ela poderá cair, por isso ela acaba se arriscando. À medida que ela cresce, ela passa a reconhecer o perigo de cair de lugares altos e toma as precauções para que isso não ocorra. Mesmo assim, o risco ainda existe.

Na escalada, acontece a mesma coisa. Por mais que você conheça os riscos e tome os devidos cuidados, eles ainda existem, são apenas minimizados. É importante ter isso em mente, para não ficar confiante demais e cometer erros pelo excesso de confiança.

Agora que você já sabe como começar a escalar, que tal procurar uma academia especializada e experimentar essa modalidade? Com ajuda, você vai aprender as técnicas básicas e poderá desbravar a natureza de um novo jeito: vendo o mundo do topo!

Se você gostou desse conteúdo, siga nossas redes sociais, assim você ficará por dentro de todas as novidades! Estamos no Instagram e no Facebook.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!