3 tipos de caiaque e como funcionam!

Existem 3 tipos de caiaque e cada um deles possui um propósito específico. É muito importante que o remador entenda essas diferenças para poder adquirir seu modelo de acordo com suas necessidades.

Por se tratar de uma pequena embarcação, entenda que não é possível — ou recomendável — utilizar um caiaque projetado para um tipo de navegação em outra situação com a qual ele não terá a mesma funcionalidade.

A flutuabilidade do caiaque não é o único fator importante nessa equação e, por isso, é preciso levar em conta o desenho do casco e até mesmo a maneira com a qual você senta e se desloca no meio aquático.

Nesta postagem, esperamos resolver algumas dessas questões mais básicas e instruir sobre quais são os modelos e seu uso situacional específico. Gostou da ideia? Continue a leitura até o final!

1. Caiaque recreativo

O caiaque recreativo é o mais básico de todos. Ele se assemelha bastante a uma prancha larga, e o remador permanece exposto e em cima da embarcação durante todo seu passeio. A vantagem é que ele é de fácil utilização e não requer muita habilidade do remador. O ponto negativo é que não aguenta águas turbulentas e pode ser perigoso nessas situações. Apesar disso, iniciantes e pessoas que pretendem ficar em água doce podem ver nesse modelo uma ótima opção para iniciar na canoagem e ter um bom aprendizado e lazer.

2. Caiaque de turismo

O caiaque de turismo já é um pouco diferente do anterior. Eles são maiores em comprimento e apresentam um casco mais hidrodinâmico, capaz de deslizar mais facilmente sobre as águas. Seu uso é mais versátil e também é possível fazer pequenas expedições com esse tipo de embarcação. Outra particularidade é que o remador vai sentado dentro do caiaque, e não mais por cima. Exige mais conhecimento e mais prática para poder sentar-se e remar com tranquilidade. 

É preciso ter certo equilíbrio tanto para adentrar a embarcação quanto para remar com tranquilidade. Dito isso, esse tipo de caiaque consegue percorrer distâncias maiores que o anterior e é uma opção para aqueles atletas mais experientes e que desejam percorrer maiores distâncias.

3. Caiaque de expedição

O caiaque de expedição é o com a maior autonomia. Muitos utilizam esse tipo de embarcação para fazer grandes travessias, sejam elas em rios, sejam em mar aberto. No caiaque de expedição, é possível guardar bagagem e alguns equipamentos importantes para a viagem, além disso, muitos desses modelos acomodam duas ou mais pessoas. 

Em relação à sua estrutura e hidrodinâmica, eles podem ser bem parecidos com o caiaque de turismo, sendo a diferença mais marcante o comprimento da embarcação. Por se tratar de um caiaque mais robusto, recomenda-se o uso para remadores mais experientes e preparados para percorrer maiores distâncias.

Esperamos que esta postagem tenha auxiliado você a entender um pouco mais sobre os tipos de caiaque. Esses são os mais tradicionais e os mais facilmente encontrados para aquisição em lojas especializadas em náutica. Para quem nunca remou e pretende iniciar no esporte, recomenda-se a experimentação e o aprendizado com pessoas mais experientes antes da compra. Não se esqueça de utilizar roupas com proteção solar e boas remadas!

Gostou da postagem? Curta nossa página no Instagram!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!