roupas impermeáveis

Roupas impermeáveis: como escolher as mais adequadas

Todo praticante de esporte ao ar livre deve saber que as condições climáticas não são 100% estáveis. Por isso, é importante contar com roupas impermeáveis nos dias em que a previsão meteorológica indica que pode chover. Essas roupas são muito úteis também para se vestir em lugares frios, seja a passeio ou fazendo alguma atividade física, como caminhada e corrida.

É um item obrigatório para qualquer esportista aventureiro e para os viajantes que adoram o inverno, pois o seu objetivo é proteger o corpo humano do frio e da umidade (chuva, vento, neve). Seja qual for a situação, você vai adorar saber como se preservar e seguir o seu rumo sem ficar com o corpo todo encharcado ou arriscando uma hipotermia.

Para entender o conceito e como funciona esse tecido, esclarecemos alguns questionamentos. Continue a leitura!

O que são tecidos impermeáveis e respiráveis?

Roupas impermeáveis são aquelas que não permitem a passagem da água pelas fibras do tecido. Em contraponto, o tecido respirável possibilita o transporte da sudorese pela roupa. Agora, imagine a união desses dois atributos em uma única roupa. Pronto! Eis o tecido impermeável e respirável — ele impede que o corpo se molhe com a chuva e ainda coloca para fora o suor.

Você pode estar se perguntado como esse tecido permite que o líquido interno (suor) evapore, mas o líquido externo (chuva) não adentre a roupa. A água da chuva não consegue penetrar pelos poros do tecido porque o conjunto de moléculas da água está em um tamanho maior que esse poro. Já os vapores da transpiração são eliminados porque o tamanho de suas moléculas são menores e conseguem passar pelos poros.

Qual a diferença entre os tecidos impermeáveis e os resistentes à água?

A diferença está no nível de proteção inserida em cada uma dessas tecnologias. O tecido impermeável barra por completo a absorção da água pelas fibras de tecido. Por serem formados por microporos condizentes com o tamanho das moléculas de vapor de suor, a evaporação da umidade corporal é liberada normalmente para fora da roupa.

O tecido resistente à água tem incidência razoável aos líquidos, ou seja, é parcialmente impermeável. Ele evita o acúmulo de água na superfície, formando uma espécie de barreira líquida, porém, logo mais o seu excesso é absorvido. Ao sugar a água, o peso da roupa aumenta e parte de sua respirabilidade se perde.

Quais os tipos mais comuns de roupas impermeáveis?

Jaquetas, casacos, coletes e calças são os tipos mais comuns desse tipo de indumentária. Ela pode ser utilizada por quem pretende escalar montanha, fazer trilhas e escaladas ou qualquer passeio em que a pessoa esteja exposta a uma temperatura extremamente baixa (neve, vento frio e chuva).

Não basta estar com uma roupa leve por baixo da impermeável, pois, à medida que a temperatura corporal aumenta, o suor é liberado. Saiba que a proteção contra o frio é composta por um sistema de camadas constituído de três etapas e funções:

  • a primeira camada (baselayer) funciona como uma segunda pele, que evita que o suor fique em contato com a pele, a mantendo seca;
  • a segunda camada (midlayer) mantém a temperatura do corpo estável;
  • a terceira camada impede que a umidade atinja as outras camadas.

Com essa construção de camadas de aquecimento, vestir-se adequadamente para o frio fica mais fácil, seja nos esportes, seja no dia a dia.

Roupas impermeáveis precisam ser lavadas?

Sim, elas necessitam de higienização como qualquer outra roupa que você utiliza. Pode não parecer óbvio para algumas pessoas, já que a impermeabilidade faz com que não se absorvam ou acumulem líquidos. Entretanto, resíduos densos como protetor solar, impurezas do suor, componentes de outros cosméticos ou qualquer produto químico que entre em contato com o tecido pode sujar e desgastar a membrana impermeável ao longo do tempo.

Muito cuidado na hora de lavar, siga as orientações da etiqueta. Nada de usar alvejantes e deixar a peça de molho. Use sabão líquido neutro em água fria, lave à mão ou à máquina de lavar (no modo roupas delicadas se a etiqueta indicar que pode ser lavada em máquina). Quando enxaguar, pendure na sombra, pois o contato com o sol pode ressecar o material da peça e diminuir a vida útil do produto. Espere secar completamente e, só depois, guarde.

Quais os acessórios impermeáveis mais conhecidos?

As roupas impermeáveis não são os únicos artigos esportivos que recebem esse material resistente à água. Há também no mercado uma série de acessórios destinados a esportes e atividades ao ar livre, como:

  • botas impermeáveis;
  • mochilas;
  • luvas;
  • barracas de camping;
  • pochetes esportivas;
  • capa para celular;
  • capa de chuva;
  • câmera esportiva.

Como funciona a tecnologia Omni-Freeze™?

A tecnologia Omni-Freeze™ na sua confecção, capaz de utilizar a transpiração para reduzir a temperatura corporal. A Omni-Freeze™ é uma tecnologia de tecido ultrainteligente, caracterizado por perceber e reagir aos estímulos externos, assim como se adaptar às condições a que é submetido. Funciona desta forma:

  • o tecido tem minúsculas esferas que acionam agentes de resfriamento próximos ao corpo;
  • ao transpirar uma reação química é ativada;
  • as esferas se transformam em um tipo de refrigerador em miniatura, que crescem e esfriam;
  • a sensação de alívio constante do calor é alcançada.

Para eliminar o desconforto causado pelo calor e transpiração excessivos, a Columbia desenvolveu camisetas que contam com essa tecnologia e ainda garantem a performance das atividades físicas.

Qual o próximo passo? Se você chegou até aqui, já sabe o que são roupas impermeáveis, não é mesmo? Caso queira comprar a sua, é imprescindível adquirir em lojas confiáveis, com boa reputação no mercado e que utilizam tecnologias modernas no processo de fabricação. Esse tipo de roupa precisa ser funcional, ter elasticidade confortável e ser à prova de água e vento. No nosso site você tem acesso a diversas vestimentas com esse atributo.

Curtiu este conteúdo e quer se aventurar em outros exclusivos? Assine a newsletter do nosso blog (na lateral esquerda ou no rodapé) e receba no seu e-mail os novos artigos.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!